Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A MOTO: UM TRANSPORTE VELOZ

 

26/08/2010

Autor e Coautor(es)
KEILA BARRETO DE ARAÚJO
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula:   

  • Conhecer a história da motocicleta ou motociclo;
  • Conhecer alguns tipos de motos;
  • Explorar as características desse transporte.
  • Entrevistar profissionais que utilizam a moto como meio de transporte;
  • Conhecer os benefícios e malefícios da velocidade e praticidade desse transporte para o trabalho
Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 45 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula não necessita de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1– O TRANSPORTE DE DUAS RODAS

1º Momento: O/a professor/a deverá conversar com os alunos sobre o meio de transporte que irão estudar – a moto. O que vocês sabem sobre a moto.

  • Para que serve uma moto?
  • Como ela é?
  • Como é guiada?
  • Como é o nome da pessoa que pilota uma moto?
  • Qualquer pessoa pode dirigir uma moto? O que é necessário para ser  motociclista?

O/a professor/a deverá registrar as falas das crianças e fixar  no mural da sala.

2º Momento: Levar para sala gravuras de vários tipos de motos e fazer algumas questões as crianças:

http://pt.wiki2buy.com/wiki/Moto_Nova                                              http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=21664.0    

image/MotorBlog/2009/Janeiro/moto 

  • Qual a diferença entre as motos?
  • O que elas têm em comum?
  • Quantas pessoas podem andar na moto?
  • Qual a utilidade da moto?
  • Quem você conhece que utiliza a moto como meio de transporte?  

2º Momento: O/a professor/a deverá propor uma atividade em que os alunos receberão uma cartela contendo alguns dados que deverão ser preenchidos de acordo com o anúncio da moto. Eles terão que pesquisar em jornais, revistas, panfletos e folders de lojas de motos, e completar a referida cartela. Para tanto o/a professor/a deverá dividir a turma em pequenos grupos, e entregar o material: panfletos, revistas, folders de lojas, cartela, cola, tesoura, lápis, borracha.

OBS: O professor deverá ter o cuidado de colocar em cada grupo crianças que já saibam ler. Sugestão: Durante a pesquisa o professor deverá sentar um pouco em cada grupo para observar como as crianças estão realizando o trabalho.  

  3º  Momento: Combinar com as crianças de convidar alguns condutores de moto (motoboy, piloto de prova, motoqueiro, motociclista) para fazer uma mesa redonda na sala, e discutir a nomenclatura motoqueiro ou motociclista, bem como para conversar sobre como é a vida deles.  As crianças também deverão convidar familiares que utilizam a moto como transporte para participar da mesa redonda. No entanto, eles precisarão confeccionar convites para os familiares, lembrando o local, a data e horário, assim como a razão da mesa redonda.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Motociclismo

De acordo com o site, o motociclismo é a modalidade esportiva que envolve o uso de motos em diversas formas competitivas como velocidade, MotoCross e outras. Motociclista é o individuo que possui ou faz uso de moto para razões não profissionais. Comumente este termo motociclista é usado para uma desambiguação perante o termo moto-boy, ou seja, motocilista é aquele que usa moto para lazer, locomoção, diversão ou espore, mas não como meio de trabalho.

Obs: O/a professor/a juntamente com as crianças deverão organizar as questões que serão feitas aos convidados.

Por exemplo:

  1. Há quanto tempo você é motoqueiro?
  2. O que é necessário para ser motoqueiro?
  3. Já sofreu algum acidente?
  4. Quais os cuidados necessários para andar de moto?
  5. Por que muitos motoqueiros sofrem muitos acidentes?
  6. Por que na sua profissão é necessário andar de moto?  

 Atividade 2 – VIDA DE MOTOQUEIRO

1º  Momento: O/a professor/a deverá organizar a sala com as crianças para receber os convidados. Primeiramente as crianças irão fazer as perguntas já organizadas ou outras que surgirem durante a conversa. Esse momento deve ser filmado, gravado ou fotografado.

2º  Momento: O/a professor/a deverá avaliar com as crianças a conversa com os convidados mostrando a elas a gravação, filmagem ou fotos. E registrar as novas aprendizagens sobre a moto. Esses registros devem ser fixados no mural.   

Atividade 3 - VISITA A LOJA DE MOTOS

 1º Momento: O/a professor/a deverá antecipadamente enviar aos pais um pedido de autorização para sair da escola, bem como agendar o transporte, e com antecedência deverá marca uma visita a uma revendedora de motos,  explicando ao gerente o objetivo da visita com os alunos. O professor deverá conversar com as crianças sobre a aula passeio destacando o objetivo da mesma.   

2º Momento: O/a professor/a deverá estabelecer alguns acordos com as crianças antes de irem à revendedora de motos. Ao chegarem deverão conversar com o gerente ou funcionário e conhecerem os vários tipos de motos, suas diferenças, seus valores e registrar todas as informações. OBS: A visita poderá ser registrada através de anotações, fotos e filmagens.   

  3º Momento: O/a professor/a deverá sentar com as crianças na roda e retomar os aprendizados da aula passeio fazendo comparações entre os designs das motos, cilindradas, velocidade e os seus valores monetários. A partir destes dados, os alunos poderão estabelecer comparações entre os valores das motos. Depois, as crianças  deverão selecionar as fotos/ gravuras das motos e montar um painel com os valores de cada uma. Em seguia, deverão organizar as imagens no  mural destacando os valores monetários numa ordem crescente ou decrescente.

Atividade 4 – APRECIANDO UMA CORRIDA DE MOTO

1º Momento: O/a professor/a deverá propor a exibição de vídeos sobre pessoas que utilizam  moto.

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1300417-7823-GLOBO+REPORTER+MOSTRA+A+VIDA+SOBRE+DUAS+RODAS,00.html 

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1323339-7824-MUNDIAL+DE+MOTOCROSS+ANTONIO+CAIROLI+VENCE+E+CONQUISTA+TITULO+NO+BRASIL,00.html 

         Depois, o/a professor/a deverá fazer uma discussão com os alunos sobre os dois vídeos que apresentam motociclistas, um que retrata o prazer pelo esporte e outro a dificuldade de trafegar com motos nas grandes cidades. As crianças deverão falar sobre suas impressões e refletir sobre a importância do uso do capacete e do respeito as leis do trânsito.    

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se as crianças:

  • Conheceram a história da motocicleta ou motociclo;
  • Conheceram alguns tipos de motos;
  • Exploraram as características desse transporte.
  • Entrevistaram profissionais que utilizam a moto como meio de transporte;
  • Conheceram os benefícios e malefícios da velocidade e praticidade desse transporte para o trabalho.  
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.