26/08/2010
NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula:
Esta aula não necessita de conhecimentos prévios.
Atividade 1– O TRANSPORTE DE DUAS RODAS
1º Momento: O/a professor/a deverá conversar com os alunos sobre o meio de transporte que irão estudar – a moto. O que vocês sabem sobre a moto.
O/a professor/a deverá registrar as falas das crianças e fixar no mural da sala.
2º Momento: Levar para sala gravuras de vários tipos de motos e fazer algumas questões as crianças:
http://pt.wiki2buy.com/wiki/Moto_Nova http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=21664.0
image/MotorBlog/2009/Janeiro/moto
2º Momento: O/a professor/a deverá propor uma atividade em que os alunos receberão uma cartela contendo alguns dados que deverão ser preenchidos de acordo com o anúncio da moto. Eles terão que pesquisar em jornais, revistas, panfletos e folders de lojas de motos, e completar a referida cartela. Para tanto o/a professor/a deverá dividir a turma em pequenos grupos, e entregar o material: panfletos, revistas, folders de lojas, cartela, cola, tesoura, lápis, borracha.
OBS: O professor deverá ter o cuidado de colocar em cada grupo crianças que já saibam ler. Sugestão: Durante a pesquisa o professor deverá sentar um pouco em cada grupo para observar como as crianças estão realizando o trabalho.
3º Momento: Combinar com as crianças de convidar alguns condutores de moto (motoboy, piloto de prova, motoqueiro, motociclista) para fazer uma mesa redonda na sala, e discutir a nomenclatura motoqueiro ou motociclista, bem como para conversar sobre como é a vida deles. As crianças também deverão convidar familiares que utilizam a moto como transporte para participar da mesa redonda. No entanto, eles precisarão confeccionar convites para os familiares, lembrando o local, a data e horário, assim como a razão da mesa redonda.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Motociclismo
De acordo com o site, o motociclismo é a modalidade esportiva que envolve o uso de motos em diversas formas competitivas como velocidade, MotoCross e outras. Motociclista é o individuo que possui ou faz uso de moto para razões não profissionais. Comumente este termo motociclista é usado para uma desambiguação perante o termo moto-boy, ou seja, motocilista é aquele que usa moto para lazer, locomoção, diversão ou espore, mas não como meio de trabalho.
Obs: O/a professor/a juntamente com as crianças deverão organizar as questões que serão feitas aos convidados.
Por exemplo:
Atividade 2 – VIDA DE MOTOQUEIRO
1º Momento: O/a professor/a deverá organizar a sala com as crianças para receber os convidados. Primeiramente as crianças irão fazer as perguntas já organizadas ou outras que surgirem durante a conversa. Esse momento deve ser filmado, gravado ou fotografado.
2º Momento: O/a professor/a deverá avaliar com as crianças a conversa com os convidados mostrando a elas a gravação, filmagem ou fotos. E registrar as novas aprendizagens sobre a moto. Esses registros devem ser fixados no mural.
Atividade 3 - VISITA A LOJA DE MOTOS
1º Momento: O/a professor/a deverá antecipadamente enviar aos pais um pedido de autorização para sair da escola, bem como agendar o transporte, e com antecedência deverá marca uma visita a uma revendedora de motos, explicando ao gerente o objetivo da visita com os alunos. O professor deverá conversar com as crianças sobre a aula passeio destacando o objetivo da mesma.
2º Momento: O/a professor/a deverá estabelecer alguns acordos com as crianças antes de irem à revendedora de motos. Ao chegarem deverão conversar com o gerente ou funcionário e conhecerem os vários tipos de motos, suas diferenças, seus valores e registrar todas as informações. OBS: A visita poderá ser registrada através de anotações, fotos e filmagens.
3º Momento: O/a professor/a deverá sentar com as crianças na roda e retomar os aprendizados da aula passeio fazendo comparações entre os designs das motos, cilindradas, velocidade e os seus valores monetários. A partir destes dados, os alunos poderão estabelecer comparações entre os valores das motos. Depois, as crianças deverão selecionar as fotos/ gravuras das motos e montar um painel com os valores de cada uma. Em seguia, deverão organizar as imagens no mural destacando os valores monetários numa ordem crescente ou decrescente.
Atividade 4 – APRECIANDO UMA CORRIDA DE MOTO
1º Momento: O/a professor/a deverá propor a exibição de vídeos sobre pessoas que utilizam moto.
Depois, o/a professor/a deverá fazer uma discussão com os alunos sobre os dois vídeos que apresentam motociclistas, um que retrata o prazer pelo esporte e outro a dificuldade de trafegar com motos nas grandes cidades. As crianças deverão falar sobre suas impressões e refletir sobre a importância do uso do capacete e do respeito as leis do trânsito.
Avaliar se as crianças:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!