Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Enchentes

 

09/10/2010

Autor e Coautor(es)
Zaida Barros Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia R.M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1 Provocar um debate a respeito das enchentes que ocorreram no país nos últimos tempos,

2 Identificar as causas das enchentes no nosso país e possíveis problemas ocasionados,

3 Identificar possíveis contribuições do homem para minimizar os impactos das enchentes nos ambientes, na saúde e na qualidade de vida

Duração das atividades
03 aulas (50 minutos cada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que os/as alunos/as conheçam as diferentes regiões do Brasil.

Estratégias e recursos da aula

Fonte de pesquisa  http:// www.google.com.br    Acesso feito em 16/09/2010   

ATIVIDADE 1

Professor/a,introduza o tema ENCHENTE a partir da discussão desta imagem apresentada.Em seguida, dê continuidade à atividade utilizando o seguinte texto:

                                                               ENCHENTES NO BRASIL

As enchentes desta semana no Rio de Janeiro já causaram mais mortes do que qualquer outro incidente semelhante em 2010 em qualquer parte do mundo. Já nos últimos 12 meses, a inundação no Rio está entre as quatro mais fatais do mundo. Outra enchente no Brasil – que inclui as inundações no litoral do Rio e São Paulo, em janeiro – era até esta semana a mais fatal no mundo em 2010. Naquela ocasião, 74 pessoas morreram, segundo o instituto belga, o Cred (Centro de Pesquisas de Epidemiologia dos Desastres).No Rio de Janeiro, a maior parte das mortes foi causada por deslizamentos em Niterói e na capital. As cidades foram atingidas por algumas das chuvas fortes dos últimos anos. O presidente Lula fez um apelo para que as pessoas deixem suas casas nas regiões em que ainda há riscos de deslizamentos. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, declarou que "a situação é caótica". Para os especialistas em desastres, os mais pobres são os mais vulneráveis em casos como este. O levantamento do Cred mostra que os países pobres lideram no número de mortes por inundações. Nos países pobres ocorrem, mas de 53% de mortes por catástrofes, segundo o relato de 2009 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Um relatório de 2009 deste mesmo programa afirma que apenas 11% das pessoas expostas a catástrofes naturais vivem em paises pobres. Adaptação do texto “Enchente no Rio”. Fonte de pesquisa: www.google.com.br/enchentes. Acesso em 13/09/2010.  

Questões a serem exploradas na discussão coletiva:

1) Enchentes que aconteceram no Brasil em 2010

2) Apelo feito pelo presidente Lula

3)Declaração feita pelo prefeito do Rio

4)Levantamento do Cred

5)PNUD de 2009

ATIVIDADE 2

Exibir os filmes 1 e 2

Filme 1: Enchentes no Brasil (3:41) 

http://www.youtube.com/watch?v=4s4Jbxta82I 

Filme 2: Enchentes no Brasil 2 (6:26)

http://www.youtube.com/watch?v=1XAs8ynt_7E 

Filme 3: Telejornais e a cobertura da chuva no Rio de Janeiro  (7:33) 

http://www.youtube.com/watch?v=4G7B3rlbdU4  

Professor/a, após a exibição destes filmes, dividir os(as) alunos(as) em grupos com 4 ou 5 ou cinco elementos, para que eles discutam as ideias principais de cada filme e elaborem uma síntese contendo  as informações mais relevantes sobre o tema em questão, envolvendo os seguintes itens: causas das enchentes;consequências para o ambiente, para os animais e vegetais; doenças e medidas preventivas.

ATIVIDADE 3

Propor que cada grupo eleja um aspecto que achou relevante no filme, construa um cartaz, apresente-o aos colegas durante na aula de ciências. Posteriormente, estes cartazes poderão ser afixados nas dependências da escola para que toda comunidade escolar possa tomar conhecimento.

As  atividades abaixo,permitem uma ação interdisciplinar, em parceria com os/as professores/as de informática, geografia e matemática.

Informática: propor a realizacão de uma pesquisa na internet com o objetivo de fazer um levantamento das enchentes que aconteceram no Brasil no ano de 2010 e na região onde habitam.

Geografia: localizar  no mapa do Brasil os locais e regiões onde aconteceram estas enchentes. Identificar o tipo de relevo das mesmas com o objetivo de relacionar ocupação territorial, relevo e condições socioeconômicas da população.

Matemática: Construir gráficos, identificando percentualmente quais foram as regiões mais atingidas:e quais foram os principais fatores que contribuíram para o acontecimento destas enchentes.Os/as alunos/as irão calcular os índices percentuais, trabalhando com porcentagem.

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliação poderá ser feita durante o desenvolvimento das atividades propostas pois as mesmas oferecem possibilidades para que os(as) alunos(as) expressem suas aprendizagens no decorrer das aulas. Como no desenvolvimento deste tema propomos uma interdisciplinaridade, os/as alunos/as poderão ser avaliados por diferentes profissionais e em diferentes áreas de conteúdos programáticos. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.