Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A HISTÓRIA DO TREM

 

09/09/2010

Autor e Coautor(es)
KEILA BARRETO DE ARAÚJO
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula:   

  • Conhecer a origem/história do trem;
  • Conhecer diferentes tipos de trens;
  •  Visitar uma estação de trem;
  •  Conhecer a função dos funcionários que trabalham numa estação de trens;
  •  Compreender o trajeto que o trem percorre;
  •  Conhecer a importância desse transporte para a comunidade;
  •   Vivenciar um passeio de trem.
Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 45 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula não necessita de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1–  A ORIGEM DO TREM

1º Momento: O professor deverá conversar com as crianças sobre a origem do trem e fazer algumas questões:

  • Por que será que construíram trens?
  • Como será que foi construído o primeiro trem?
  • Será que o trem sempre andou nos trilhos?
  • Os trens são mais rápidos que o ônibus?
  • Será que existem vários tipos de trens?
  • Quais são?

            O/a professor/a deverá registrar as respostas das crianças, como também responder suas indagações, porém seu papel é de instigar as crianças a falem acerca do que sabem.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Trem#Hist.C3.B3ria    

  2º Momento: O/a professor/a deverá selecionar alguns vídeos para que as crianças tenham acesso à história das ferrovias no Brasil. Assim, as crianças terão a oportunidade de comparar e diferenciar a evolução da ferrovia no Brasil. Primeiramente, as crianças deverão assistir ao vídeo: Estrada de Ferro Madeira Mamoré (Ferrovia do Diabo).

 http://www.youtube.com/watch?v=Mmo7Gdw3Nnc   

www.youtube.com/watch?v=9GnWYzUrjTc&feature=related     

http://www.youtube.com/watch?v=U5kNLO4ne-s    

Ao final do vídeo, o/a professor/a deverá questionar:

  • Onde se localiza a Estrada de Ferro Madeira Mamoré?
  • Qual foi o motivo da construção da Estrada de ferro Madeira Mamoré?
  • Por que ela tinha o apelido de Ferrovia do Diabo?
  • Quem construiu está ferrovia?
  • Ela chegou a transportar alguma coisa?
  • Como funciona hoje a estrada de ferro Madeira Mamoré?

        Depois, assistirão ao vídeo sobre as locomotivas

Maria Fumaça:  http://www.youtube.com/watch?v=sVhTusvuftE 

       Ao término o/a professor/a deverá questionar:

  • Qual era o combustível da Maria Fumaça?
  • O que ela transportava?
  • Você já viu alguma Maria Fumaça?
  • Onde?
  • A Maria Fumaça é mais rápida que um trem comum?

            As respostas deverão ser registradas e anexadas no mural da sala.

Depois, o/a professor/a deverá solicitar uma pesquisa a respeito das ferrovias no Brasil, a qual, as crianças poderão trazer livros, revistas, recortes de jornais, paginas da internet e livros. À medida que o material for chegando na sala,  o/a professor/a deverá sentar com as crianças na roda, e ler pausadamente, expondo as figuras e questionando as crianças,  para que elas possam refletir, observar ou indagar sobre o novo conhecimento. Ao final da leitura, juntos professor e crianças deverão selecionar o material para ser exposto no mural.

3º Momento: O/a professor/a deverá exibir um vídeo sobre o Bonde em São Paulo.

http://www.youtube.com/watch?v=Rhfjtmon5TU 

  •  Você já tinha visto um bonde?
  •  O quê o Bonde transportava?

Na inauguração do bonde, quem eram as pessoas que podiam andar nele?

  • Onde o bonde andava?
  • Qual era o combustível do Bonde?
  • Quantas pessoas você acha que cabiam em um bonde?

            Para enriquecer a pesquisa, o/a professor/a poderá propor que assistam a outro vídeo sobre a ferrovia Paulista.

 http://www.youtube.com/watch?v=4MsVvZHTzCw&feature=related 

http://www.youtube.com/watch?v=ei3tCU76nKo  Profissão repórter

  • Onde o trem anda?
  • Por que as pessoas preferem andar de trem?
  • As pessoas viajavam confortavelmente no trem?
  • Quantos vagões você acha que o trem tem?
  • Quantas pessoas você acha que cabe em cada vagão?
  • E quantas pessoas você acha que cabem no trem?
  • Qual é mais rápido o trem ou o bonde?

   

TREM BALA http://www.newscomex.com.br/mostra_noticia.php?codigo=13532   

http://www.estacoesferroviarias.com.br

  http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/50/Novelty.jpg 

    

  O/a professor/a poderá exibir um vídeo sobre a história do metro em São Paulo.

 http://www.youtube.com/watch?v=Q2l9QHgwC9E  

 Ao final deverá questionar:

  • Qual é o combustível do metro?
  • Quem já viu um metro?
  • Qual será o combustível do metro?
  • Quantos vagões têm um trem de metro?
  • Quantas pessoas sentadas você acha que cabem em um vagão do metro?
  • E quantas pessoas sentadas você acha que cabem no vagão do metro?
  • O metro é mais rápido que o trem?    

Vídeo Trem Rio São paulo

http://www.youtube.com/watch?v=Osadm3wFsUw&feature=related 

 Atividade 2 – SEMINÁRIO SOBRE OS TRENS DO BRASIL

 1º Momento: O/a professor/a deverá solicitar que as crianças realizem um seminário, para tanto terão que selecionar vídeos, fotos, e os registros realizados por eles. Inicialmente, a sala deverá ser dividida em pequenos grupos, cada grupo ficará responsável por um meios de transportes ferroviário:

  • Bonde;
  • Locomotiva a vapor;
  • Estrada de Ferro Madeira Mamoré;
  • Trem da Central do Brasil;,
  •  Metro e trem bala.

            Cada grupo deverá elaborar seu cartaz, selecionar o vídeo que irá apresentar, bem como discutir sobre o que cada integrante irá apresentar durante o seminário.

2º Momento: Apresentação do seminário: Ë importante que todos do grupo participem da elaboração e apresentação do seminário.

           O/a professor/a poderá propor que as crianças convidem os pais para a apresentação do seminário.

 Convite

  • Quem vocês estão convidando?
  • O que vocês irão apresentar?
  • Local?
  • Data?
  • Horário?

           Após a discussão sobre o convite, o grupo deverá decidir se farão um cartaz ou bilhete, que deverá ser apresentado aos pais. Durante a apresentação do seminário o/a professor/a terá o papel de mediador, possibilitando que todos participem das discussões, bem como respondem as questões levantadas pelos outros grupos.

Atividade 3 – VISITA A GARAGEM DO TREM

1º  Momento: O/a professor/a deverá com antecedência enviar um ofício agendando uma visita a estação de trem mais próxima da escola.

            Enviar uma autorização para os pais assinarem consentindo a aula passeio.  E contactar um translado até a estação ferroviária. Quando chegarem na estação ferroviária, o/a professor deverá  procurar  a pessoa responsável e iniciar a visita.          

          Durante a aula passeio, as crianças deverão observar:

  •  Os trens,
  • Os trilhos,
  • A manobra que o trem faz,
  • Ocombustível utilizado pelo trem,
  • Quem é o condutor do trem.  

            As crianças deverão entrevistar o responsável da questionando-o a partir das perguntas que elaboraram na escola. O professor deverá ser o escriba, registrando as falas das crianças, bem como as informações obtidas pelo entrevistado, nesse momento seria interessante filmar e fotografar a entrevista.

SUGESTÃO: O/a professor/a deverá se informar com relação aos horários de funcionamento dos trens nos finais de semana, e convidar os pais para realizarem um passeio de trem com as crianças. Também se informar sobre possibilidade de reservarem um vagão só para o grupo, deixando solicitação na estação.  

 2º  Momento: O/a professor/a deverá sentar com as crianças na roda e avaliar a visita a estação, questionando as crianças o que mais gostaram e o que aprenderam sobre o trem. Após a conversa deverão elaborar um texto sobre a aula passeio e ilustrá-lo.

 

3º  Momento: O/a professor/a junto às crianças deverá organizar um convite aos pais convidando-os para um passeio de trem, informando que deverão se encontrar na estação ferroviária na data e horário combinado. Cada criança deverá ser acompanhada por um adulto ou mais familiares para juntos fazerem o passeio do trem.

 

OBS: O/a professor/a poderá combinar com os pais um lanche coletivo. 

 Atividade 4 – PASSEIO DE TREM COM PAIS E PROFESORAS

 

1º Momento: O professor deverá se dirigir a ferroviária no dia e hora combinado para juntos fazerem o percurso combinado. Se possível o professor deverá registrar o passeio com filmagem ou fotos.   

2º Momento: Na aula seguinte ao passeio, o/a professor/a durante a roda deverá retomar o passeio com as crianças buscando responder as questões ainda não respondidas. Em seguida, deverão selecionar as fotos retiradas durante o passeio, e colocar uma legenda em cada foto para expor no mural da sala.          

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se as crianças:

  • Conheceram a origem/história do trem;
  • Conheceram diferentes tipos de trens;
  • Visitaram uma estação de trem;
  • Conheceram a função dos funcionários da estação do trem;
  • Conheceram a importância desse transporte para a comunidade;
  •  Vivenciaram um passeio de trem.  
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.