09/09/2010
NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula:
Esta aula não necessita de conhecimentos prévios.
Atividade 1– A ORIGEM DO TREM
1º Momento: O professor deverá conversar com as crianças sobre a origem do trem e fazer algumas questões:
O/a professor/a deverá registrar as respostas das crianças, como também responder suas indagações, porém seu papel é de instigar as crianças a falem acerca do que sabem.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Trem#Hist.C3.B3ria
2º Momento: O/a professor/a deverá selecionar alguns vídeos para que as crianças tenham acesso à história das ferrovias no Brasil. Assim, as crianças terão a oportunidade de comparar e diferenciar a evolução da ferrovia no Brasil. Primeiramente, as crianças deverão assistir ao vídeo: Estrada de Ferro Madeira Mamoré (Ferrovia do Diabo).
http://www.youtube.com/watch?v=Mmo7Gdw3Nnc
www.youtube.com/watch?v=9GnWYzUrjTc&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=U5kNLO4ne-s
Ao final do vídeo, o/a professor/a deverá questionar:
Depois, assistirão ao vídeo sobre as locomotivas
Maria Fumaça: http://www.youtube.com/watch?v=sVhTusvuftE
Ao término o/a professor/a deverá questionar:
As respostas deverão ser registradas e anexadas no mural da sala.
Depois, o/a professor/a deverá solicitar uma pesquisa a respeito das ferrovias no Brasil, a qual, as crianças poderão trazer livros, revistas, recortes de jornais, paginas da internet e livros. À medida que o material for chegando na sala, o/a professor/a deverá sentar com as crianças na roda, e ler pausadamente, expondo as figuras e questionando as crianças, para que elas possam refletir, observar ou indagar sobre o novo conhecimento. Ao final da leitura, juntos professor e crianças deverão selecionar o material para ser exposto no mural.
3º Momento: O/a professor/a deverá exibir um vídeo sobre o Bonde em São Paulo.
http://www.youtube.com/watch?v=Rhfjtmon5TU
Na inauguração do bonde, quem eram as pessoas que podiam andar nele?
Para enriquecer a pesquisa, o/a professor/a poderá propor que assistam a outro vídeo sobre a ferrovia Paulista.
http://www.youtube.com/watch?v=4MsVvZHTzCw&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=ei3tCU76nKo Profissão repórter
TREM BALA http://www.newscomex.com.br/mostra_noticia.php?codigo=13532
http://www.estacoesferroviarias.com.br
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/50/Novelty.jpg
O/a professor/a poderá exibir um vídeo sobre a história do metro em São Paulo.
http://www.youtube.com/watch?v=Q2l9QHgwC9E
Ao final deverá questionar:
Vídeo Trem Rio São paulo
http://www.youtube.com/watch?v=Osadm3wFsUw&feature=related
Atividade 2 – SEMINÁRIO SOBRE OS TRENS DO BRASIL
1º Momento: O/a professor/a deverá solicitar que as crianças realizem um seminário, para tanto terão que selecionar vídeos, fotos, e os registros realizados por eles. Inicialmente, a sala deverá ser dividida em pequenos grupos, cada grupo ficará responsável por um meios de transportes ferroviário:
Cada grupo deverá elaborar seu cartaz, selecionar o vídeo que irá apresentar, bem como discutir sobre o que cada integrante irá apresentar durante o seminário.
2º Momento: Apresentação do seminário: Ë importante que todos do grupo participem da elaboração e apresentação do seminário.
O/a professor/a poderá propor que as crianças convidem os pais para a apresentação do seminário.
Convite –
Após a discussão sobre o convite, o grupo deverá decidir se farão um cartaz ou bilhete, que deverá ser apresentado aos pais. Durante a apresentação do seminário o/a professor/a terá o papel de mediador, possibilitando que todos participem das discussões, bem como respondem as questões levantadas pelos outros grupos.
Atividade 3 – VISITA A GARAGEM DO TREM
1º Momento: O/a professor/a deverá com antecedência enviar um ofício agendando uma visita a estação de trem mais próxima da escola.
Enviar uma autorização para os pais assinarem consentindo a aula passeio. E contactar um translado até a estação ferroviária. Quando chegarem na estação ferroviária, o/a professor deverá procurar a pessoa responsável e iniciar a visita.
Durante a aula passeio, as crianças deverão observar:
As crianças deverão entrevistar o responsável da questionando-o a partir das perguntas que elaboraram na escola. O professor deverá ser o escriba, registrando as falas das crianças, bem como as informações obtidas pelo entrevistado, nesse momento seria interessante filmar e fotografar a entrevista.
SUGESTÃO: O/a professor/a deverá se informar com relação aos horários de funcionamento dos trens nos finais de semana, e convidar os pais para realizarem um passeio de trem com as crianças. Também se informar sobre possibilidade de reservarem um vagão só para o grupo, deixando solicitação na estação.
2º Momento: O/a professor/a deverá sentar com as crianças na roda e avaliar a visita a estação, questionando as crianças o que mais gostaram e o que aprenderam sobre o trem. Após a conversa deverão elaborar um texto sobre a aula passeio e ilustrá-lo.
3º Momento: O/a professor/a junto às crianças deverá organizar um convite aos pais convidando-os para um passeio de trem, informando que deverão se encontrar na estação ferroviária na data e horário combinado. Cada criança deverá ser acompanhada por um adulto ou mais familiares para juntos fazerem o passeio do trem.
OBS: O/a professor/a poderá combinar com os pais um lanche coletivo.
Atividade 4 – PASSEIO DE TREM COM PAIS E PROFESORAS
1º Momento: O professor deverá se dirigir a ferroviária no dia e hora combinado para juntos fazerem o percurso combinado. Se possível o professor deverá registrar o passeio com filmagem ou fotos.
2º Momento: Na aula seguinte ao passeio, o/a professor/a durante a roda deverá retomar o passeio com as crianças buscando responder as questões ainda não respondidas. Em seguida, deverão selecionar as fotos retiradas durante o passeio, e colocar uma legenda em cada foto para expor no mural da sala.
Avaliar se as crianças:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!