Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Lançando os objetos: o dardo e o martelo

 

19/10/2010

Autor e Coautor(es)
Túlio Campos
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • As diferentes formas de lançar os objetos relacionados ao atletismo: o dardo e o martelo.
  • Aprender a confeccionar os objetos utilizados na aula.
  • Como o corpo de comporta diante das diferentes maneiras de lançar os objetos, interagindo com o espaço, com os materiais e com seus colegas.  
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos - Total 100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Conhecendo como são os movimentos dos lançamentos de Dardo e de Martelo  

Recursos: Internet

Duração: Aproximadamente de 15 minutos

Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) exibirá os vídeos e imagens sugeridas logo abaixo, que demonstram algumas características dos lançamentos de dardo e de martelo.

Vídeos:

Lançamento de Dardo: http://www.youtube.com/watch?v=5k7i8Yq_O_w (acessado em 11 de agosto de 2010)      

Lançamento de Martelo: http://www.youtube.com/watch?v=L2oyOAK4Ums (acessado em 11 de agosto de 2010)   

Imagens: 

Arremesso de Dardo. Fonte: http://atletismofacos.blogspot.com/ (Acessado em 11/08/2010)

Arremesso de Martelo. Fonte: http://www.camaraorlandia.sp.gov.br/content.asp?I=98YJH7R10CD80C74KAW3X (Acessado em 11/08/2010)

No momento em que os vídeos e as imagens forem exibidos, destaque alguns movimentos básicos que distinguem os lançamentos, tais como: o giro, as diferentes formas de pegar no dardo e no martelo, as diferenças entre os espaços destinados para os lançamentos, dentre outros aspectos. Nesse momento, é importante que o(a) professor(a) faça perguntas relacionadas ao esporte, podendo abordar questões de gênero, regras, histórias da modalidade e curiosidades.   

Curiosidades:

Lançamento de Dardo: 

·        O dardo é um objeto em forma de lança, feito de metal, fibra de vidro ou fibra de carbono.

·        O tamanho e peso dos dardos variam do homem para a mulher. O homem usa um dardo de 2,7 metros de comprimento e pesando 800 gramas. A mulher usa um dardo um pouco mais leve, 600 gramas e mede 2,3 metros de comprimento.

·        O dardo costuma sair das mãos do atleta com uma velocidade de 100 km/h.

Lançamento de Martelo:

·        O martelo pesa 7,26 kg na prova dos homens e 4 kg nos eventos femininos.

·        O conjunto bola, arame e alça, formam uma unidade de comprimento máximo de 1,2 m.

·        A base de lançamento da prova é um círculo de 2,1 m de diâmetro, geralmente rodeado por uma rede que protege a audiência.   

Atividade 2: Construindo o dardo e o martelo 

Duração: Aproximadamente 40 minutos Construindo o Dardo

Recursos: Cabo de vassoura; garrafa tipo Pet e fita tipo crepe. Obs.: Professor(a), na aula anterior, peça para que cada aluno traga um cabo de vassoura e uma garrafa tipo pet na próxima aula. Oriente-os para que façam uma pequena ponta no cabo, como se fosse um lápis. Se possível leve um modelo para que entendam melhor seu pedido (Veja figura abaixo).

Cabo de vassoura com ponta. Fonte: Cadernos Pedagógicos.

Disponível em: http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/escolaintegral/livro%20de%20jogos%20e%20brincadeiras,%20atletismo%20e%20ginastic.pdf (Figura adaptada). (Acesso em 11 de agosto de 2010). 

Descrição: Nesta atividade, conduza os(as) alunos(as) até o espaço onde a aula se desenvolverá. Peça para os(as) alunos(as) cortem a garrafa pet, fazendo-a de funil. Em seguida, deverão colocar o “funil” na outra ponta do cabo de vassoura e passar a fita crepe em volta para prendê-lo (veja figura abaixo). O dardo já está pronto o arremesso.

Cabo de vassoura com ponta. Fonte: Cadernos Pedagógicos.

Disponível em: http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/escolaintegral/livro%20de%20jogos%20e%20brincadeiras,%20atletismo%20e%20ginastic.pdf (Figura adaptada). (Acesso em 11 de agosto de 2010).

Construindo o Martelo 

Recursos: Jornal, barbante e fita tipo crepe. Obs.: Professor(a), na aula anterior, peça para que cada aluno traga jornais para a próxima aula.

Descrição: Faça uma roda com os(as) alunos(as) e distribua o material. Cada aluno pegará p jornal e o embrulhará formando uma bola. Em seguida, amarrará o barbante em volta da bola de jornal, deixando 40 cm sobrando. Por fim, envolverá a bola com fita tipo crepe. O martelo já está pronto para o arremesso. (Ver figura abaixo).

  Arquivo pessoal

Atividade 3 – Lançando o Martelo

Duração: Aproximadamente 20 minutos

Recursos: Martelo confeccionado e espaço aberto.

Descrição: Em um espaço aberto, divida a turma em 5 grupos (aproximadamente 5 alunos cada). Cada grupo irá construir com o auxílio do giz um círculo de aproximadamente 2m de diâmetro (aproximadamente 12 passos).

 Arquivo Pessoal

Em um primeiro momento os alunos lançarão o martelo tendo como referência os vídeos apresentados na atividade 1. O Objetivo é que lancem o martelo o mais longe possível. Já no segundo momento, explore as técnicas do movimento do lançamento de martelo, explicando aos alunos as principais fases do movimento, tais como o giro no círculo, forma de segurar o martelo, preparação para o lançamento e o lançamento.

Vídeo para auxiliar a visualização do movimento:  http://www.youtube.com/watch?v=rVBjpP6aTzM (Acessado em 11 de agosto de 2010)    

Atividade 4: Lançando o dardo

Duração: Aproximadamente 20 minutos

Recursos: Dardo confeccionado

Descrição: Nesta atividade conduza os alunos para um espaço aberto. Faça a demarcação de uma linha longitudinal, demarcando o local de onde cada aluno irá lançar o dardo. Mantenha os mesmos grupos da atividade anterior e atente aos alunos para não ultrapassarem a marca. Obs.: Professor(a), fique atento para que nenhum(a) aluno(a) fique na direção dos lançamentos. Em um primeiro momento, deixe os(as) alunos(as) experimentarem diferentes formas de lançar os dardos. Posteriormente, demonstre aos alunos as fases do movimento do lançamento. A figura abaixo demonstra as fases do lançamento. Caso considere interessante, imprima a foto baixo em papel A3 e a exponha para os(as) alunos(as) em um painel no momento da aula.

Fonte: http://esportes.terra.com.br/atenas2004/interna/0,,OI357381-EI2806,00.html (Acessado em 11/08/2010).

O Vídeo abaixo poderá auxiliar o(a) professor(a) e os(as) alunos(as) na visualização do movimento. http://www.youtube.com/watch?v=FJ9TDRJ8Nww (Acessado em 11/08/2010)    

Possibilidades de Ampliação:

Quanto ao Espaço: A atividade poderá ser ampliada com visita a algum clube que tenha os materiais oficiais, como o dardo e o martelo ou até mesmo uma “gaiola” de proteção.

Quanto ao Corpo do Colega: Na atividade 3 os(as) alunos(as) podem fazer lançamentos para o colega.

Quanto ao Material: Na atividade 4, o(a) professor(a) poderá substituir as bolas de papelão por bolinha de tênis. Nesse caso, será necessário fazer um furo na bolinha e colocar o barbante para o(a) aluno(a) segurar na hora do lançamento.

Recursos Complementares

O site abaixo apresenta informações e curiosidades referentes ao atletismo que poderá ser utilizado como fonte de pesquisa tanto para o professor quanto para o aluno:

http://www.cbat.org.br/  (Acessado em 11/08/2010)

Avaliação

Professor(a), no momento em que os alunos estiverem realizando as atividades propostas, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? O que acham do tema proposto? Fazem questionamentos no momento da exibição das imagens e dos vídeos? Relatam experiências relacionadas aos vídeos e as imagens? Como se envolvem com a aula? Conhecem as atividades? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? De que maneira exploram os espaços e os materiais? Sugerem novas formas de lançar? Como são estabelecidas as relações e interações entre os alunos? Sabem cooperar com os colegas durante as atividades? Como são e/ou estão estabelecidas as relações de gênero nesse esporte? E no momento das atividades? dentre outras.

Professor(a), ao final da aula realize uma roda com os(as) alunos(as) e procure discutir com eles como foi sua proposta. Pergunte: O que acharam das atividades? O que aprenderam? Como foi confeccionar os materiais para realizar os lançamentos? Fácil (por que)? Difícil (por que)? Qual gostou mais? Qual(is) gostaria de realizar novamente? Em que(quais) situação(ões) se envolveram mais? Por quê? Como foi a participação da turma durante a aula? Respeitaram as regras e aos colegas? Peça sugestões para a aula.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.