01/12/2010
Claudia R. M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
1) Investigar como funciona o coração no corpo humano,
2) Investigar porque ele trabalha independente da nossa vontade,
3) Relacionar frequência cardíaca e prováveis doenças
É necessário que os alunos tenham conhecimento do funcionamento do corpo humano como um todo e que já tenham estudado o sistema respiratório.
http://11ct4biogeo.blogspot.com/2007/03/corao-humano.html
ATIVIDADE 1
O som do coração
Você já ouviu o batimento cardíaco? O que provoca o som do nosso coração?
Ouvir as hipóteses que os alunos têm a esse respeito.
Montar várias duplas e solicitar que um colega ouça os batimentos cardíacos do outro, segurando o pulso do outro. Inverter os papéis entre eles.(Enfatizar a importância de se perceber os sons que ocorrem).
Socializar as informações entre as diversas duplas.
Professor/a: Neste momento destaque a presença de dois sons : Um som mais fraco e em seguida um som mais forte e mais seco. Ambos são causados pelo fechamento das valvas do coração e das artérias (pulmonar e aorta). A abertura das válvulas das veias não provoca vibração para que possamos ouvir algum som.
O primeiro som, mais fraco, é provocado pelo fechamento das valvas que separam os átrios dos ventrículos. É uma vibração de tom baixo e conhecida como primeira bulha cardíaca.
As valvas das artérias (aorta e pulmonar) se fecham com extrema rapidez, impedindo o refluxo do sangue para os ventrículos. Essa vibração, que se propaga para os órgãos vizinhos ao coração é chamada segunda bulha cardíaca: o segundo som. Extraido do livro: Ciências, Natureza & Cotidiano 8 ano,p.80) Trivelato,J. e outros.
ATIVIDADE 2
Exibir o filme: O CORAÇÃO (2:38)
http://www.youtube.com/watch?v=wJkkVi-tJgk
Exibir o filme: Sistema cardiovascular (3:50)
http://www.youtube.com/watch?v=OXFGWTKtpVc&feature=related
Solicitar que os alunos pesquisem e registrem nos cadernos:diástole,sístole,frequência cardíaca,contração, relaxamento, vasos sanguíneos, válvula tricúspide, válvula mitral, artérias coronárias,sangue arterial,sangue venoso e capilares sanguíneos (Esta parte desta atividade pode ser feita em parceria com o professor de língua portuguesa)
ATIVIDADE 3
Exibir o filme: Doenças cardiovasculares (6:14)
http://www.youtube.com/watch?v=NefK1bWzdOI
Solicitar que os alunos:
a) Listem as doenças cardiovasculares citadas no filme
b) Incidências das mesmas
c) Causas e sintomas
Propor a realização de uma pesquisa a respeito dos cuidados e medidas preventivas que devemos tomar para evitarmos estas doenças. Esta parte poderá ser desenvolvida em parceria com o/a professor/a de informática.
Sugestão de fontes de pesquisa:
http://11ct4biogeo.blogspot.com/2007/03/corao-humano.html
http://www.copacabanarunners.net/doencas-cardiovasculares.html
A avaliação dos/as alunos/as poderá ser feita em todos os momentos da aula, portanto, será processual. Todos os recursos utilizados podem servir como instrumentos avaliativos. Assim sendo, é importante avaliar o desenvolvimento de cada aluno na elaboração e participação em todas as atividades propostas em sala de aula.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!