09/09/2010
NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula:
Esta aula não necessita de conhecimentos prévios.
Atividade 1– QUEM FOI SANTOS DUMONT?
1º Momento: O/a professor/a deverá conversar com as crianças que vão estudar os transportes aéreos e questionar:
O/a professor/a deverá registrar as falas das crianças e expor no mural. O/a professor/a deverá organizar uma pesquisa como tarefa de casa e as crianças farão juntamente com um adulto. Sugerir as crianças levarem de casa, livros, dvd’s , gravuras, revistas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Santos_Dumont
http://pt.wikipedia.org/wiki/Santos_Dumont
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Wk000002.jpg
2º Momento: O/a professor/a deverá sentar na roda com as crianças e pedir para que elas leiam a pesquisa para todo o grupo, as que ainda não conseguem ler terão a ajuda do professor.
3º Momento: O/a professor/a deverá dividir as crianças em grupos e pedir que elas organizem um cartaz com os dados de suas pesquisas, deixando-as decidir o que quiserem privilegiar de sua pesquisa. Depois que todos os grupos organizarem as suas idéias, pedir que cada grupo se apresente aos demais. Nesse momento o professor deverá ser o mediador das apresentações, como também aquele que dará ênfase as idéias colocadas pelas crianças ao longo das apresentações.
Sugestão de material: cartolina, cola, tesoura, hidrocor, lápis grafite, lápis de cor, recorte de revistas, jornais, panfletos.
Atividade 2 – AERONAVES PONTILHADAS
1º Momento: O/a professor/a irá propor que as crianças façam uma pesquisa, na qual terão que trazer imagens de diferentes aeronaves, depois deverá organizar com as crianças o material da pesquisa. Em seguida, o/a professor/a pedirá que as crianças classifiquem as gravuras das aeronaves por tamanho. As aeronaves devem ser coladas em papel sufite e abaixo dela as suas características. Pode ser feito em duplas ou pequenos grupos. Sugestão de material: cartolina, cola, tesoura, hidrocor, lápis grafite, lápis de cor, recorte de revistas, jornais, panfletos
2º Momento: O Professor deverá sentar com as crianças numa roda e pedir que as crianças apresentem as suas aeronaves ao grande grupo. O professor deverá listar no quadro os nomes das aeronaves e perguntar as crianças se já conheciam ou viajaram em algumas delas. Depois solicitar para a criança que viajou de avião descrever como foi essa experiência.
3º Momento: O professor deverá expor as aeronaves dos cartazes e pedir que cada criança crie uma história com uma dessas aeronaves. Depois cada criança irá ilustrar a sua história usando a técnica de pontilhismo com lápis cera derretido na vela.
Ao final da atividade as crianças deverão expor suas obras no mural. Obs: Técnica do pontilhismo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pontilhismo
http://www.tiosam.net/enciclopedia/?q=Paul_Signac
Atividade 3 – COMPARANDO AS AERONAVES
1º Momento: O/a professor/a deverá sentar com as crianças e mostrar várias cartelas com gravuras de: asa delta, ultraleve, helicóptero, aeronaves . Pedir que as crianças as identifiquem. Na medida em que forem identificando pedir para uma criança escrever o nome embaixo. As gravuras que as crianças não conseguirem identificar, elas deverão buscar informações no material que deverá está reservado na sala para pesquisa, e completar as cartelas que ficaram incompletas. Depois que as cartelas estiverem prontas, o/a professor/a colará no quadro duas gravuras e pedirá para que as crianças comparem e diferenciem as aeronaves. Nesse momento o professor deverá registrar no quadro ao lado das gravuras as falas das crianças.
Por exemplo:
http://www.colegioweb.com.br/historia-infantil/avioes-cruzando-os-ceus
http://www.forte.jor.br/page/29/
http://www.eriberto.pro.br/ultraleves/
http://www.guiadeesportes.com.br/?secao=dinamica&area=cidades&cidade=1 (quando entrar o site clicar em asa delta)
obs: TODAS AS IMAGENS DOS TRANSPORTES AÉREOS SÃO DO SITE ABAIXO:
http://www.defesabr.com/fab/fab_embraer.htm
As cartelas e falas das crianças devem ser anexadas ao mural.
2º Momento: O/a professor/a deverá conversar com as crianças na roda, dando a elas, a idéia de construírem um jogo de memória utilizando as cartelas acima criadas, e fazer outras cartelas com os nomes das aeronaves. Para o jogo poderão ser acrescentados outros meios de transportes que as crianças conhecem. O professor deverá levar para a sala as cartelas já cortadas. As crianças colarão as gravuras dos meios de transportes e os seus nomes.
Atividade 4: VISITA AO AEROPORTO
Obs: O professor deverá enviar aos pais um pedido de autorização para a aula de campo no aeroporto. Deverá solicitar o transporte da escola e ainda enviar ao aeroporto um oficio solicitando uma visita. Com o oficio em mãos e as autorizações dos pais, conversar com as crianças sobre a aula de campo e os objetivos da mesma.
1º Momento: O professor deverá conversar com as crianças antes de sair para o aeroporto, relembrando os combinados e os objetivos dessa aula de campo. Registrar o passeio com filmagem ou fotos.
2º Momento: O professor ao retornar da aula de campo conversar com as crianças sobre a experiência vivida no aeroporto, e registrar as falas das crianças. Anexar no mural juntamente com as fotos
3º Momento: O professor deverá avaliar com as crianças a visita ao aeroporto e combinar com as crianças de fazer um grande painel retratando o aeroporto. Primeiramente, deverão combinar com qual cor do fundo do quadro, e deixar que cada criança pinte um pouco utilizando uma esponja. Depois cada criança deverá usar um papel A4 peso 40 para pintar uma aeronave, depois de pintadas e secas, cada criança deverá recortar a sua aeronave e colar no aeroporto já construído anteriormente. Expor o mural.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Santos_Dumont
http://www.defesabr.com/fab/fab_embraer.htm
http://www.loucosporaeromodelismo.com.br/2009/04/ultraleve-25-2t/
Avaliar se as crianças:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!