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As irregularidades da ortografia

 

01/09/2010

Autor e Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:

  •  Compreenda o modo de organização do dicionário e a sua função social.   
  • Entenda a diferença entre as regularidades e as irregularidades que regem o  sistema ortográfico da nossa escrita.     
  • Aprenda a usar o dicionário
Duração das atividades
As atividades terão duração de 05 a 06 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem ter se apropriado do sistema alfabético. Esse aprendizado ocorre quando as crianças são capazes de reconhecer que, em nosso sistema de escrita, as letras (grafemas) representam sons (fonemas).

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Identificando palavras que envolvem correspondências irregulares       

Objetivo: Identificar e memorizar as palavras que envolvem correspondências do tipo irregular.           

Sugerimos o desenvolvimento de uma estratégia para o trabalho com palavras irregulares.

Essas palavras são aquelas que não são regidas por regras ortográficas, ou seja, referem-se aos casos em que os fonemas (sons), mesmo em contexto idênticos, podem ser representados por diferentes grafemas. Exemplo disso é o caso do fonema /s/, que pode ser grafado com mais de um grafema em meio de palavras: PAÇOCA, NASCIMENTO, PÁSSARO).             

Considerando que os alunos irão se deparar com essas palavras nas diversas situações do cotidiano escolar, propomos que você os convide a elaborar uma lista com essas palavras. A lista deverá ficar fixada em sala. Ela servirá de fonte de consulta para os aprendizes e os ajudará a memorizar a grafia das palavras notadas. Esse trabalho poderá ser realizado de duas formas:

1.1   Elaboração de listas com palavras que apresentam a mesma dificuldade. Selecione grupos de palavras que os aprendizes usam com maior frequência em seu dia a dia.  Sugerimos, por exemplo:

- Palavras com a letra H inicial, com som de /g/ (jiló, girafa), com o som de /z/ (casa, exercício) e com o som de /x/ (enxada, enchente).       

Assim que os aprendizes tiverem a necessidade de escrever tais palavras em alguma atividade, explique que elas não são regidas por regras ortográficas e que, para a sua escrita correta, devem memorizá-las ou consultar o dicionário. Explique também que, para promover maior familiaridade com as palavras irregulares mais comuns, a turma deverá elaborar, coletivamente, uma lista com tais palavras, à medida que elas “aparecerem” em sala de aula.

Sempre que necessário, os alunos deverão consultar a lista para a escrita das palavras notadas. Essa estratégia auxilia as crianças a memorizar a grafia das palavras que mais precisam usar na escrita.             

Outra sugestão é que você proponha às crianças o desafio de selecionar, de uma história trabalhada pela turma, palavras com uma dificuldade irregular. Para trabalhar com o fonema /s/, por exemplo, sugerimos que você convide os alunos a escutarem a história:

 “Um príncepe para Lila”, apresentada pelo Portal do Professor e localizada no site: http://www.plenarinho.gov.br/sala_leitura/ouca-uma-historia .  

Um príncipe para Lila 

Após todos apreciarem a história e discutirem seu conteúdo, peça que a ouçam novamente e elaborem uma lista somente com palavras formadas pelo fonema /s/ (a lista deverá ficar fixada em sala de aula). Durante a elaboração da lista, explique às crianças que esse fonema é o caso mais difícil de nossa língua, pois, quando ele está antes de vogal, tem o maior número de possibilidades de representação escrita. Abaixo o exemplo da lista. Sempre que se depararem com a necessidade de escreverem palavras da lista, os alunos deverão consultá-la.

                                                                                               PALAVRAS COM O SOM /S/                                 

PRÍNCIPE

VEZ

PRINCESA

PAIS

MOÇA

TIVESSE

ACIMA

CORAÇÕES

 ISSO

 IMPOSSÍVEL

 PARECIAM

ESTABELCESSE

CONDIÇÃO

PESCOÇO

1.2 Elaboração de lista com dificuldades de um mesmo campo semântico (de significado). Quando os alunos se depararem com a palavra CASA, por exemplo, incentive-os a pensarem em outras palavras com significado semelhante, como: casinha, casebre, casarão, caseiro, casar, casado etc. Registre-as em um cartaz e explique que o som de /z/ pode ser representado como as letras S ou Z e, além disso, a letra S tem o som de /z/ quando ela está entre duas vogais. No caso das palavras desse campo semântico, os aprendizes deverão usar a letra S para grafar o som de /z/. Sempre que se depararem com a necessidade de escrever tais palavras, deverão consultar a lista, em caso de dúvidas em sua grafia.    

Atividade 2: Quando utilizar o dicionário? 

Objetivo:  Consultar no dicionário a grafia de palavras com dificuldades do tipo irregular                   

Perceber que em nossa língua existem palavras com dificuldades do tipo regular e do tipo irregular

2.1 Pesquisando palavras com dificuldades do tipo irregular. Uma das funções do dicionário é possibilitar a consulta  da grafia das palavras. Podemos utilizá-lo quando desejamos escrever palavras com dificuldade do tipo irregular, ou seja, palavras que não obedecem a nenhuma regra ortográfica. Para que as crianças utilizem o dicionário com essa finalidade, proponha o ditado de algumas palavras. Selecione palavras com dificuldades irregulares e palavras regidas por regras já estudadas pelos alunos. Abaixo, algumas sugestões:

HOMEM            NASCIMENTO          JILÓ                EXAME               CARRO                  QUEIJO                POMBA            CIDADE

Ao ditar cada palavra, lance as seguintes questões  aos alunos:

- “Qual o modo correto de escrever: JILÓ ou GILÓ?

- “Há alguma regrinha que podemos seguir?”

- “Como é possível saber o modo de escrever a palavra?”

- Se não há regras, como podem fazer para escrevê-la de modo correto?”

Os alunos deverão perceber que a escrita  das palavras nem sempre são regidas por regras. Assim, quando se depararem com palavras não orientadas por uma regra e cuja grafia é desconhecida, deverão recorrer ao dicionário. Após a consulta, todos deverão escrever a palavra ditada. Além da realização de atividades como esta, sugerimos que você incentive as crianças a consultar o dicionário todas as vezes que se depararem com palavras cuja a grafia seja ainda desconhecida.

Atividade 3: Estratégias para compreensão da organização do dicionário

Objetivo: Aprender a organizar as palavras em ordem alfabética

Nesta atividade, sugerimos algumas intervenções para que os estudantes aprendam a organizar as palavras em ordem alfabética. Em todas as intervenções,  mostre o dicionário às crianças e enfatize que ele segue uma organização alfabética.

3.1 Ordenação alfabética de palavras que começam com a letra A. Distribua para cada dupla de alunos uma ficha de cartolina com uma palavra que inicie com a letra A. A turma terá o desafio de colocar essas palavras em ordem alfabética. Você poderá perguntar:

- “Qual a ordem do nosso alfabeto?”

 - “A primeira palavra da lista deverá iniciar com que letra?”

- “Se todas as palavras começam com a letra A, o que devemos fazer para colocá-las em ordem alfabética?

A partir das questões acima, as crianças deverão perceber que, quando as palavras começam com a mesma letra, é necessário comparar a segunda letra de cada uma delas. Caso a segunda letra de algumas palavras seja igual à de outras, será preciso observar a terceira letra e, assim, por diante. Ao final, a turma deverá fixar as palavras na lousa em ordem alfabética e justificar a colocação de cada uma.

3.2 Ordenação dos nomes dos alunos da turma  Divida a sala em duplas ou em trios e distribua uma lista com os nomes dos alunos da sala. Dê as seguintes orientações às crianças:

  1. Copie cada nome em uma cartela.
  2. Agrupe todos os nomes que começam com a mesma letra.  
  3. Ordene os nomes de cada grupo, observando a segunda ou a terceira letra.  
  4. Ordene, agora, os grupos de nomes.
  5. Copie no caderno a lista.
  6.  Forme grupos de duas duplas e comparem as listas produzidas.

Após essa etapa, convide a turma a fazer a correção coletiva da atividade. Todos os grupos deverão conferir a lista que produziram com a que você registrará no quadro.   

3.3 Dicionário temático. Outra estratégia para as crianças se familiarizarem com a ordenação alfabética é a confecção de dicionários temáticos, referentes aos diversos temas curriculares trabalhados, como alimentação, animais etc. Primeiramente, entregue aos alunos um pequeno caderno ou um bloco de folhas e peça que recortem de jornais ou revistas todas as letras do alfabeto e que as colem em ordem, uma em cada folha. As palavras que se referem ao tema estudado deverão ser escritas, nesse pequeno dicionário, em ordem alfabética.

3.4 Confecção de agendas com telefones e endereços dos colegas. Proponha às crianças a confecção de uma agenda com o nome e telefone e/ou endereço de cada aluno. A agenda poderá ser confeccionada da mesma forma que o “Dicionário Temático”. Durante a atividade, explique à turma que a maneira de organizar a agenda é a mesma da do dicionário.             

3.5 Lista telefônica.  Distribua para a turma listas telefônicas e explore esse suporte textual, por meio das perguntas:

- “Para que serve as listas telefônicas?”

 - “Como é a capa da lista? O que está escrito?”

- “ Como os nomes dos assinantes estão organizados? Por quê?”

- “Como podemos fazer para procurar o nome de ________?”              

Durante a atividade, incentive as crianças a compararem o modo de organização da lista telefônica e do dicionário.

Atividade 4: Jogo do dicionário

Objetivo: Aprender a usar o dicionário de forma lúdica             

Refletir sobre a linguagem utilizada no dicionário

Neste jogo, os alunos desenharão no caderno uma tabela, como o exemplo abaixo:

                        PALAVRAS 

     SIGNIFICADOS PRODUZIDOS PELA TURMA

          SIGNIFICADOS LIDOS NO DICIONÁRIO

A professora ditará uma palavra que envolve correspondência do tipo irregular e os alunos deverão escrevê-la na tabela, juntamente, com o seu significado. Em seguida, algumas crianças poderão ler o que escreveram.

Após essa etapa, cada aluno consultará o dicionário e avaliará se a grafia dessa palavra está correta (caso não esteja, deverá ser corrigida) e se o significado escrito se aproxima da definição dada pelo dicionário. Nesse momento, é importante discutir sobre o significado das siglas apresentadas nesse livro. Ao final, as crianças irão registrar na segunda coluna o significado dado pelo dicionário. (caso seja a primeira vez que a turma faça esse tipo de atividade, ela deverá ser executada coletivamente).

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Um príncipe para Lila Áudio
Recursos Complementares

Para leitura do professor, sugerimos o livro: MORAIS, Arthur Gomes. Ortografia: Ensinar e Aprender. São Paulo: Ática

Avaliação

Para verificar se os alunos aprenderam o que são palavras com dificuldades do tipo irregular e as estratégias para lidar com elas, sugerimos as seguintes intervenções:

  •  Ditado interativo de palavras com dificuldades do tipo irregular e regular. A cada palavra ditada, os alunos deverão dizer se há regra para a sua escrita e justificar a necessidade ou não de consulta ao dicionário.
  • Observação cotidiana dos aprendizes quando necessitam escrever corretamente as palavras. O professor deve procurar perceber se eles recorrem ao dicionário ao  se depararem com palavras com dificuldades do tipo irregular.  
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

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Opiniões

  • odonias neves lins, semed manaus , Amazonas - disse:
    odoniasnl@gmail.com

    14/04/2015

    Cinco estrelas

    Otimo! Bem planejado esta aula! Tem uma sequência didatica bem traçada! Os objetivos serão alcançados !


  • silvana Ribeiro do Nascimento Diniz, EE,Ministro Dilson Funaro , São Paulo - disse:
    silpalu@ig.com.br

    02/11/2013

    Cinco estrelas

    Excelente trabalho!!!Sua contribuição foi valida como mais um suporte no estudo em ATPC(aula de trabalho pedagógico coletivo)com meus professores.Obrigada!!!


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