Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ANIMAIS COMO MEIO DE TRANSPORTES

 

24/08/2010

Autor e Coautor(es)
KEILA BARRETO DE ARAÚJO
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NAYDE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula:

  • Conhecer a importância do cavalo como meio de transporte para o homem;
  •  Perceber os cuidados que devemos ter com os animais que transportam cargas (cavalo, burro, jumento, boi)
  •  Vivenciar um passeio de carroça.
  •   Criar uma história em quadrinhos a partir do passeio.  
Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 45 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula não necessita de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1– O CAVALO, UM MEIO DE TRANSPORTE

1º Momento: O professor deverá questionar as crianças com relação aos meios de transportes que utilizam animais.

  • Quais são os animais que transportam pessoas ou cargas?
  • Quem já viu um destes meios de transportes?
  • Quem já andou em um desses transportes?  

     nildo freitas.com

            A medida que as crianças forem falando o professor poderá registrar o nomes dos animais, caso as crianças só falem do cavalo, o/a professor/a poderá instigar as crianças.

  • Qual o outro animal que pode puxar a carroça sem ser o cavalo?
  • Este animal tem algumas semelhanças com o cavalo, mas ele é menor?        
  • O nome deste animal começa com a letra J.

2º Momento: Depois, o/a professor/a poderá enriquecer a discussão pesquisando com as crianças os animais que são utilizados como meios de transportes, utilizando gravuras, vídeos, enciclopédias, revistas e páginas da internet. Após a pesquisa o/a professora poderá comparar e diferenciar o cavalo dos outros animais, indagando:

  • Como é o corpo do cavalo?
  • E o corpo do dromedário?
  • E o burro é igual ao cavalo?
  • O que eles têm de semelhante?  
  • E o que faz o burro ser burro e não cavalo?
  • Como é o formato da cabeça do cavalo?
  • E como é o formato da cabeça do boi?
  • E como são as orelhas do cavalo?
  • E as orelhas do jumento?        
  • Qual animal é maior, o cavalo ou o burro?

Foto da Professora Nayde

 

                        blog.cancaonova.com      

                  

         acesso343.blogspot.com                                                                                             

Atividade 2 -  OS CUIDADOS COM OS ANIMAIS

1º Momento: O/a professor/a deverá propor que as crianças elaborem um texto sobre o que aprenderam sobre os animais que são utilizados como meios de transportes, para tanto se faz necessário retomar a conversa, lembrando que o cavalo, jumento, boi, burro e o dromedário são animais usados como guia dos transportes, e o condutor não pode maltratar esses animais, colocando peso além do que o animal suporta carregar. Também é preciso cuidar desses animais dando água, alimento, banho e carinho. Após a conversa, as crianças produziram o texto coletivo sobre esses animais e farão a ilustração do mesmo, para tanto, o/a professor/a deverá propor a técnica da xilogravura. (técnica utilizada para a literatura de cordel)

Material: 

  • pratinhos de isopor
  • tinta guache preta ou colorida (de preferência cores escuras),
  • lápis grafite.

atividades da sala de aula - Professora Nayde

           Cada criança receberá um pratinho de isopor com as bordas já recortadas, depois deverão desenhar crianças dançando o pastoril, lembrando que ao desenhar, a criança deverá pressionar o lápis, criando um  baixo relevo.  Depois passar um rolinho/pincel com tinta  sobre o desenho, não deixando nenhuma parte do desenho sem ser pintada. Em seguida colocar uma folha branca sobre a placa de isopor e pressionar com as mãos. Após ter pressionado o desenho, a criança deverá levantar a folha com cuidado, observando a impressão no papel realizada. O desenho deverá ficar secando no varal, depois ilustrarão o texto sobre o pastoril.

 Enquanto as crianças estiverem desenhado o professor deverá suscitar algumas idéias:

  • Como podemos desenhar a carroça?
  • Ela tem quantos pneus?
  • Em qual parte da carroça o cavalo fica preso?  
  • Qual a comida do cavalo?

www.canalkids.com.br/tecnologia/transporte/index.htm 

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Carro%C3%A7a     

 http://www.estanciasergipe.org/estransp.html  

Atividade 3 – MODELANDO UMA CARROÇA

1º  Momento: O professor deverá levar algumas caixas de massa de modelar para a sala e sentar com as crianças na roda. Deverá levar uma carroça de brinquedo ou gravura e explorar com as crianças a carroça, a partir de algumas questões:

  • Quantos pneus têm uma carroça?
  • Como a carroça se locomove?
  • Qual o combustível da carroça?
  • Como podemos modelar uma carroça?
  • O que podemos utilizar para fazermos a roda da carroça?

           Depois das indagações, o/a professor/a deverá deixar que cada criança escolha a massinha que vai utilizar para confeccionar sua carroça. O/a professor/a também deverá se envolver com os alunos criando sua carroça. No momento da criação o/a professor/a deverá fazer comentários sobre o trabalho das crianças incentivando e elogiando as produções.

          Marília                                                                                    Pietra

fotos da professora Keila

 O professor deverá reservar um local na sala para expor as obras (carroças) de cada criança. Abaixo de cada obra deverá conter o nome das crianças.        

2º  Momento: Pedir às crianças que escrevam uma história utilizando as palavras:

    CARROÇA – CAVALO – PASSEIO –CRIANÇA – CASA – AMIGO.      

    Segue a seguir idéia para atividade de matemática           

  Atividade 4 - UM PASSEIO DE CARROÇA

1º Momento: O/a professor/a deverá combinar com a turma um passeio de carroça, porém se faz necessário organizá-lo:

  • Solicitar a autorização dos pais para que as crianças participem do passeio;
  • Contratar um carroceiro;
  • Discutir um percurso seguro;
  • Combinar um horário adequado em relação ao sol.

           Antes de saírem para o passeio, o/a professor/a deverá solicitar que eles observem durante o passeio:  

  •  Qual é a velocidade da carroça?
  • Como o cavalo sabe quando deve parar a carroça?
  • Como o cavalo sabe que deve fazer uma curva ?
  •  Quantas crianças vocês acham que podem ir na carroça?
  • Quem gostaria de fazer alguma pergunta ao carroceiro?    

             Se surgir alguma questão, as crianças deverão registrá-la, para fazê-las ao carroceiro durante o passeio.   

2º Momento: O/a professor/a deverá ser acompanhado de outro adulto/professor, pois enquanto o primeiro grupo sair para o passeio, o outro professor deverá ficar com as outras crianças registrando a quantidade de crianças que foram para o passeio; Qual será a velocidade da carroça? Depois, quando o primeiro grupo retornar, eles deverão registrar o tempo que o grupo gastou para fazer o percurso. E quando o segundo grupo sair, o outro grupo deverá fazer os mesmos registros. Ao voltarem para sala, as crianças deverão fazer uma avaliação do passeio, comparando seus registros e verificando o tempo gasto em cada viagem.

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se as crianças:

  •  Perceberam a importância do cavalo como meio de transporte para o homem;   
  •  Perceberam os cuidados que devemos ter com os animais que transportam cargas (cavalo, burro, jumento, boi)   
  • Vivenciaram um passeio de carroça.  
  • Construíram uma história a partir das palavras sugeridas com coesão e coerência.  
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.