24/08/2010
NAYDE GARCIA FONSECA
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula:
Esta aula não necessita de conhecimentos prévios.
Atividade 1– O CAVALO, UM MEIO DE TRANSPORTE
1º Momento: O professor deverá questionar as crianças com relação aos meios de transportes que utilizam animais.
nildo freitas.com
A medida que as crianças forem falando o professor poderá registrar o nomes dos animais, caso as crianças só falem do cavalo, o/a professor/a poderá instigar as crianças.
2º Momento: Depois, o/a professor/a poderá enriquecer a discussão pesquisando com as crianças os animais que são utilizados como meios de transportes, utilizando gravuras, vídeos, enciclopédias, revistas e páginas da internet. Após a pesquisa o/a professora poderá comparar e diferenciar o cavalo dos outros animais, indagando:
Foto da Professora Nayde
blog.cancaonova.com
acesso343.blogspot.com
Atividade 2 - OS CUIDADOS COM OS ANIMAIS
1º Momento: O/a professor/a deverá propor que as crianças elaborem um texto sobre o que aprenderam sobre os animais que são utilizados como meios de transportes, para tanto se faz necessário retomar a conversa, lembrando que o cavalo, jumento, boi, burro e o dromedário são animais usados como guia dos transportes, e o condutor não pode maltratar esses animais, colocando peso além do que o animal suporta carregar. Também é preciso cuidar desses animais dando água, alimento, banho e carinho. Após a conversa, as crianças produziram o texto coletivo sobre esses animais e farão a ilustração do mesmo, para tanto, o/a professor/a deverá propor a técnica da xilogravura. (técnica utilizada para a literatura de cordel)
Material:
atividades da sala de aula - Professora Nayde
Cada criança receberá um pratinho de isopor com as bordas já recortadas, depois deverão desenhar crianças dançando o pastoril, lembrando que ao desenhar, a criança deverá pressionar o lápis, criando um baixo relevo. Depois passar um rolinho/pincel com tinta sobre o desenho, não deixando nenhuma parte do desenho sem ser pintada. Em seguida colocar uma folha branca sobre a placa de isopor e pressionar com as mãos. Após ter pressionado o desenho, a criança deverá levantar a folha com cuidado, observando a impressão no papel realizada. O desenho deverá ficar secando no varal, depois ilustrarão o texto sobre o pastoril.
Enquanto as crianças estiverem desenhado o professor deverá suscitar algumas idéias:
www.canalkids.com.br/tecnologia/transporte/index.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carro%C3%A7a
http://www.estanciasergipe.org/estransp.html
Atividade 3 – MODELANDO UMA CARROÇA
1º Momento: O professor deverá levar algumas caixas de massa de modelar para a sala e sentar com as crianças na roda. Deverá levar uma carroça de brinquedo ou gravura e explorar com as crianças a carroça, a partir de algumas questões:
Depois das indagações, o/a professor/a deverá deixar que cada criança escolha a massinha que vai utilizar para confeccionar sua carroça. O/a professor/a também deverá se envolver com os alunos criando sua carroça. No momento da criação o/a professor/a deverá fazer comentários sobre o trabalho das crianças incentivando e elogiando as produções.
Marília Pietra
fotos da professora Keila
O professor deverá reservar um local na sala para expor as obras (carroças) de cada criança. Abaixo de cada obra deverá conter o nome das crianças.
2º Momento: Pedir às crianças que escrevam uma história utilizando as palavras:
CARROÇA – CAVALO – PASSEIO –CRIANÇA – CASA – AMIGO.
Segue a seguir idéia para atividade de matemática
Atividade 4 - UM PASSEIO DE CARROÇA
1º Momento: O/a professor/a deverá combinar com a turma um passeio de carroça, porém se faz necessário organizá-lo:
Antes de saírem para o passeio, o/a professor/a deverá solicitar que eles observem durante o passeio:
Se surgir alguma questão, as crianças deverão registrá-la, para fazê-las ao carroceiro durante o passeio.
2º Momento: O/a professor/a deverá ser acompanhado de outro adulto/professor, pois enquanto o primeiro grupo sair para o passeio, o outro professor deverá ficar com as outras crianças registrando a quantidade de crianças que foram para o passeio; Qual será a velocidade da carroça? Depois, quando o primeiro grupo retornar, eles deverão registrar o tempo que o grupo gastou para fazer o percurso. E quando o segundo grupo sair, o outro grupo deverá fazer os mesmos registros. Ao voltarem para sala, as crianças deverão fazer uma avaliação do passeio, comparando seus registros e verificando o tempo gasto em cada viagem.
Avaliar se as crianças:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!