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Aprendendo a Nadar o estilo Crawl

 

14/10/2010

Autor e Coautor(es)
Camilo Araujo Máximo de Souza
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinicius Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer os estilos de nado anteriores ao nado Crawl, compreendendo os motivos que estimularam as modificações até chegarmos ao estilo Crawl.

Entender a movimentação dos diferentes segmentos corporais durante o nado Crawl.

Compreender as particularidades da técnica do nado Crawl, que fazem deste estilo de nado o mais veloz.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula não necessita de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Os alunos, através do conteúdo desenvolvido nesta aula, terão conhecimento sobre as características específicas do estilo de nado Crawl, compreenderão os motivos que influenciaram as transformações e evoluções na maneira como os homens realizavam os deslocamentos na água.

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Atividade 1: “Conhecendo as Técnicas de Pernada e Braçada do nado Crawl”, nesta atividade os alunos conhecerão as técnicas básicas da braçada e da pernada do nado crawl. Professor, explique aos seus alunos a importância da execução desses movimentos de maneira correta, sem o domínio mínimo dessa técnica eles terão dificuldades em realizarem o deslocamento na água.

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A execução não deve estar fundamentada nos modelos competitivos, onde os atletas buscam a perfeição na execução das técnicas, nesta aula a movimentação executada será básica, visando apenas o deslocamento através do estilo Crawl.

Professor, demonstre fora da piscina o movimentação dos braços e das pernas no nado Crawl. Na braçada demonstre a movimentação dos braços na fase submersa e de recuperação (braços fora da água). No momento seguinte, demonstre a movimentação adequada das pernas. Peça, que os alunos entrem na água e realizem a movimentação vivenciada fora da água. Nesta atividade os alunos deverão estar dentro da piscina, segurando com as duas mãos na borda. Os alunos deverão realizar a pernada de Crawl de forma lenta, para que possam compreender a movimentação. O próximo passo será a realização da movimentação de braços alternados, o aluno deve retirar o a mão da borda da piscina, realizar o movimento da braçada, em seguida deve colocar a mão novamente na borda e realizar a mesma movimentação com a outra mão.

Dica: Peça aos alunos que já possuem alguma experiência em natação, para observarem os colegas iniciantes e auxiliarem na correção dos movimentos.

Dica: Na execução dos movimentos de pernada, peça aos alunos que deitem na borda da piscina, e realizem a movimentação nesta posição facilitando a identificação dos erros e a posterior correção.

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Atividade 2: “Rei dos Mares”, nesta atividade os alunos serão divididos em dois grupos com o mesmo número de alunos. O objetivo da atividade é realizar o deslocamento na piscina utilizando o estilo Crawl, para buscar objetos lançados pelo professor no meio da piscina. Os objetos lançados deverão flutuar, por exemplo, bambolês, garrafas pet, pratos plásticos. Os alunos deverão nadar até os objetos pegá-los e voltar para borda em seguida. O grupo que conseguir recolher o maior número de objetos vence a disputa.

Dica: Os alunos que apresentarem maior dificuldade em realizar o deslocamento através do nado Crawl, permita que eles usem um flutuador (tipo “macarrão”), para auxiliar na flutuação e no deslocamento.

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Atividade 3: “Pique Baleia”, nesta atividade o professor escolherá dois alunos para realizarem a função de pegadores (estes alunos serão as baleias), eles deverão ocupar o meio da piscina, os demais alunos ficarão dentro da piscina encostados-se à borda. Os alunos deverão utilizar o estilo de nado Crawl para atravessarem a piscina até a borda oposta, fugindo dos alunos pegadores. Os alunos que forem alcançados e “colados” pelos pegadores, passam a ser baleias (pegadores) também, permanecendo no meio da piscina. A atividade termina assim que todos os alunos forem pegos.

Dica: Professor, permita que os alunos que tenham maior dificuldade em realizar o deslocamento na piscina em velocidade, que eles iniciem a atividade fora da piscina (na borda), com isso eles poderão escolher um local longe dos pegadores para entrar na água.

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Recursos Complementares
Avaliação

Professor, peça aos alunos que selecionem em casa imagens de pessoas nadando no estilo Crawl, em revistas, livros e jornais. Estas imagens deverão ser apresentadas na próxima aula.

Os alunios montarão na próxima aula, um painel com as gravuras identificando qual fase do nado está sendo realizada naquela imagem.

Por exemplo, fase aérea da braçada.

Esse painel auxiliará na fixação do conteúdo apresentado na aula.

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