Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A MAQUETE DA CIDADE

 

26/08/2010

Autor e Coautor(es)
KEILA BARRETO DE ARAÚJO
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NAYDE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula:

  •  Diferenciar os diversos meios de transportes;
  •  Construir uma maquete de uma cidade percebendo os seus meios de transportes e suas utilidades,
  •  Criar transportes a partir de caixas com criatividade.  
Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 45 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula não necessita de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1– IDENTIFICANDO OS MEIOS DE TRANSPORTES

1º Momento: O/a professor/a deverá conversar com os alunos sobre os vários meios de transportes que eles conhecem e fazer uma listagem. Depois pedir às crianças que identifiquem os lugares que cada meio de transporte deve ocupar. Água, terra, ar.

Idéias de gravuras abaixo:

           terrastock.com.br

 2º Momento: O/a professor/a deverá conversar com as crianças sobre os meios de transportes e como eles podem ser organizado numa cidade. As vias que cada um utiliza para se locomover. Levar para sala gravuras dos meios de transportes que elas identificaram. Combinar com as crianças como farão a maquete e quais materiais irão precisar. Pedir às crianças que levem para escola os brinquedos que são meios de transportes, para que sirvam de modelo na hora de construir.  

 Atividade 2 – CONSTRUINDO UMA MAQUETE

 1º  Momento: O/a professor/a deverá conversar com as crianças sobre a maquete que vão construir, e idealizar cada espaço da maquete. Combinar os lugares: ·       

Avenidas,

ruas,         

Aeroporto,         

 Morro ou montanha.

2º  Momento: O/a professor/a deverá dividir a turma em pequenos grupos. Cada grupo ficará responsável por um espaço da cidade. (aeroporto, montanha ou morro, avenidas, ruas) Cada grupo idealiza o espaço e os meios de transportes daquele espaço.

 3º  Momento: O/a professor/a deverá organizar com as crianças o material que cada grupo irá utilizar. E discutir como irão construir a área da cidade. Como sugestão, a maquete poderá ser feita em uma folha de isopor grossa, as crianças deverão estipular os espaços das ruas, dos trilhos, do rio, lembrando de confeccionarem casas, prédios, carros, aviões e trens. Para tanto o/a professor/a deverá organizar a sala em pequenos grupos, cada grupo ficará responsável pela produção de um destes elementos citados acima.

O material disponível para a construção seriam caixas (sapatos, pasta de dente, sabonetes, perfumes) tintas, pinceis, lápis, tesoura, isopor, botão, tampinha, garrafa pet e  embalagens diversas, Durante a confecção o/a professor/a deverá indagar: Observem o tamanho do carro, não pode ser maior que o trem.

  • A casa não pode ser menor que o carro.
  • O prédio tem que ser maior que a casa.
  •  Quantos vagões terá o trem?
  •  Qual o tamanho da maquete?
  • Qual o tamanho do trem?
  • Vejam as proporções dos objetos.

http://www.youtube.com/watch?v=_UwsUKSPGic  (video com meios de  transportes feitos com caixas grandes) 

 Durante a atividade o professor deverá circular entre os grupos.

Atividade 3 – BRINCANDO NUMA CIDADE

 1º Momento: O professor deverá sentar com as crianças e retomar o trabalho que estão construindo – a maquete. E organizar uma brincadeira ao redor da maquete, vivenciando a vida de uma cidade, na qual os meios de transportes circulam.   

2º Momento: O professor deverá organizar uma exposição com as crianças com todo o material que produziram enquanto estudaram os meios de transportes. Convidar as outras salas da escola para visitar a exposição.  

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se as crianças:

  • Diferenciaram os diversos meios de transportes;
  • Construíram uma maquete de uma cidade percebendo os seus meios de transportes e suas utilidades,
  • Criaram transportes a partir de caixas com criatividade.    
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.