26/08/2010
NAYDE GARCIA FONSECA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula:
Esta aula não necessita de conhecimentos prévios
Atividade 1– IDENTIFICANDO OS MEIOS DE TRANSPORTES
1º Momento: O/a professor/a deverá conversar com os alunos sobre os vários meios de transportes que eles conhecem e fazer uma listagem. Depois pedir às crianças que identifiquem os lugares que cada meio de transporte deve ocupar. Água, terra, ar.
Idéias de gravuras abaixo:
terrastock.com.br
2º Momento: O/a professor/a deverá conversar com as crianças sobre os meios de transportes e como eles podem ser organizado numa cidade. As vias que cada um utiliza para se locomover. Levar para sala gravuras dos meios de transportes que elas identificaram. Combinar com as crianças como farão a maquete e quais materiais irão precisar. Pedir às crianças que levem para escola os brinquedos que são meios de transportes, para que sirvam de modelo na hora de construir.
Atividade 2 – CONSTRUINDO UMA MAQUETE
1º Momento: O/a professor/a deverá conversar com as crianças sobre a maquete que vão construir, e idealizar cada espaço da maquete. Combinar os lugares: ·
Avenidas,
ruas,
Aeroporto,
Morro ou montanha.
2º Momento: O/a professor/a deverá dividir a turma em pequenos grupos. Cada grupo ficará responsável por um espaço da cidade. (aeroporto, montanha ou morro, avenidas, ruas) Cada grupo idealiza o espaço e os meios de transportes daquele espaço.
3º Momento: O/a professor/a deverá organizar com as crianças o material que cada grupo irá utilizar. E discutir como irão construir a área da cidade. Como sugestão, a maquete poderá ser feita em uma folha de isopor grossa, as crianças deverão estipular os espaços das ruas, dos trilhos, do rio, lembrando de confeccionarem casas, prédios, carros, aviões e trens. Para tanto o/a professor/a deverá organizar a sala em pequenos grupos, cada grupo ficará responsável pela produção de um destes elementos citados acima.
O material disponível para a construção seriam caixas (sapatos, pasta de dente, sabonetes, perfumes) tintas, pinceis, lápis, tesoura, isopor, botão, tampinha, garrafa pet e embalagens diversas, Durante a confecção o/a professor/a deverá indagar: Observem o tamanho do carro, não pode ser maior que o trem.
http://www.youtube.com/watch?v=_UwsUKSPGic (video com meios de transportes feitos com caixas grandes)
Durante a atividade o professor deverá circular entre os grupos.
Atividade 3 – BRINCANDO NUMA CIDADE
1º Momento: O professor deverá sentar com as crianças e retomar o trabalho que estão construindo – a maquete. E organizar uma brincadeira ao redor da maquete, vivenciando a vida de uma cidade, na qual os meios de transportes circulam.
2º Momento: O professor deverá organizar uma exposição com as crianças com todo o material que produziram enquanto estudaram os meios de transportes. Convidar as outras salas da escola para visitar a exposição.
Avaliar se as crianças:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!