Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O CORPO HUMANO E SAÚDE: INTEGRAÇÃO ENTRE OS ÓRGÃOS E SISTEMAS

 

01/12/2010

Autor e Coautor(es)
Zaida Barros Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia R.M.G.Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Identificar os diferentes órgãos do corpo humano e suas respectivas funções

2) Discutir o funcionamento do corpo humano como um todo

3) Estabelecer correlações entre os diferentes órgãos e sistemas para o funcionamento do corpo

4) Reconhecer a importância de cuidados ligados ao corpo humano visando a saúde

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada uma
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Células, tecidos, órgãos do corpo humano

Estratégias e recursos da aula

Fonte de consulta: http://www.caaec.rcts.pt/sitios/ch.htm  

 

ATIVIDADE 1

Texto para reflexão:

 A professora Mariana explicava aos seus alunos que a digestão e a respiração são chamadas funções de nutrição. Atrasado, Joel abre a porta apressado e, antes mesmo de sentar-se, interrompe a professora:

_ A senhora deve estar enganada, professora. Como é que alguém vai comer ar? Respiração não tem a ver com nutrição!

Mariana percebeu que outros alunos tinham concordado com ele pois acenaram com a cabeça.

Questões para debate:

a) O que vocês pensam sobre o fato relatado?

b) Vocês concordam com Joel? Em qual/ais aspecto/s? Justifiquem suas respostas.

c) Se discordam de Joel? Em quais aspectos? Justifiquem suas respostas.

d) A partir destas respostas que conclusões podemos tirar em relação ao funcionamento do corpo humano?

 ATIVIDADE 2

Trabalhando com o texto:

                                         O Corpo Humano

O corpo humano é constituído por diversas partes que são inter-relacionadas, ou seja, umas dependem das outras. Cada sistema, cada órgão é responsável por uma ou mais atividades. Milhares de reações químicas acontecem a todo instante dentro do nosso corpo, seja para captar energia para a manutenção da vida, movimentar os músculos, recuperar-se de ferimentos e doenças ou se manter na temperatura adequada à vida. Há milhões de anos, o corpo humano vem se transformando e evoluindo para se adaptar ao ambiente e desenvolver o seu ser. Nosso corpo é uma mistura de elementos químicos feita na medida certa. As partes do corpo humano funcionam de maneira integrada e em harmonia com as outras. É fundamental entendermos o funcionamento do corpo humano a fim de adquirirmos uma mentalidade saudável em relação a nossa vida. Veja abaixo, os principais órgãos e sistemas do corpo humano bem como outros textos importantes sobre anatomia, saúde e bem-estar. Fonte de consulta: http://www.webciencia.com/11_00menu.htm 

Professor/a: faça a leitura oral deste texto e solicite que os/as alunos/as ressaltem os aspectos, por eles/as considerados mais relevantes. A partir destas considerações apresente o vídeo.

ATIVIDADE 3

http://pibidbioufpa.blogspot.com/2010/06/exercicio-sobre-o-corpo-humano.html 

Vídeo: Uma viagem pelo corpo humano (3:16)

http://www.youtube.com/watch?v=6ISG9siyRgE&feature=related 

Professor/a, solicite que os/as alunos/as respondam as seguintes questões:

1) Liste todos os sistemas do corpo humano que aparecem no vídeo

2) Discuta com seus colegas, quais são as funções/papéis que cada um deles têm e que garantem o funcionamento do nosso corpo.

3) Representar por desenhos a função de cada um.

4) Representação/dramatização a respeito da função de cada sistema. Cada grupo ficará com um sistema.

5) Solicitar que seja produzido um texto, explicando a importância da integração entre esses sistemas, para o funcionamento do corpo humano.

ATIVIDADE 3

BRINCANDO....MODELANDO...  APRENDENDO.... E VIVENCIANDO A INTERDISCIPLINARIDADE

Entrar em contato com o/a professor/a de Artes e solicitar a sua contribuição para que seja feita uma atividade com os/as alunos/as, para que estes possam modelar órgãos do corpo humano, utilizando massinha, argila. Na impossibilidade de se obter estes materiais, utilizar cartolina, papel cartão e ou papelão.

BRINCANDO...EXERCITANDO...APRENDENDO....E  VIVENCIANDO A INTERDISCIPLINARIDADE

Entrar em contato com o/a professor/a de Educação Física e solicitar a sua contribuição para que seja feita uma atividade com os/as alunos/as, para que estes/as possam pesquisar a importância de se praticar atividades físicas visando o bem estar e a saúde e também quais seriam as atividades recomendadas para a faixa etárias dos/as alunos/as.

CONTANDO...APRENDENDO...E VIVENCIANDO A INTERDISCIPLINARIDADE

Entrar em contato com o/a professor/a de Matemática  e solicitar a sua contribuição para que seja feita uma atividade com os/as alunos/as, para que estes/as construam gráficos apontando as atividades físicas praticadas por eles/elas. Poderá ser feito um gráfico traçando o perfil como um todo e depois dois gráficos sendo um referente aos alunos e outro referente às alunas.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as poderá ser feita em todos os momentos da aula, portanto, será processual. Todos os recursos utilizados podem servir como instrumentos avaliativos. Assim sendo, é importante avaliar o desenvolvimento de cada aluno na elaboração e participação em todas as atividades propostas em sala de aula.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 1/4 - 25%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 1/4 - 25%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.