Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


DESTINO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS: DO LIXÃO AO ATERRO SANITÁRIO

 

01/12/2010

Autor e Coautor(es)
Zaida Barros Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia R. M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1 Identificar os diferentes destinos dos resíduos sólidos,

2 Investigar os destinos destes resíduos na comunidade em que vive,

3 Analisar as consequências destes destinos para o meio ambiente

Duração das atividades
3 aulas ( 50 minutos cada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de resíduos, poluição do ambiente, descarte de resíduos

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1

Sensibilização: Exibir o filme: TÁ LIMPO (10:43)

http://www.youtube.com/watch?v=mVnX2ZGlo3k 

Discussão em grupos sobre o filme.

Fazer o registro escrito dos seguintes itens:

1)Temas abordados no filme

2)Formas de descarte do lixo

3)Chuvas e acúmulo de lixo

4)"Lixo não é lixo": Explique esta afirmativa

5)Resolução do problema do lixo na comunidade

6)Reciclagem de lixo na comunidade

ATIVIDADE 2

Exibir o filme: LIXÃO X ATERRO SANITÁRIO (8:46)

http://www.youtube.com/watch?v=Rw7W6ARFCFU&feature=player_embedded  

Formar grupos com 4 ou 5 elementos e propor que cada grupo elabore um documento apontando: as formas de descarte do lixo abordadas no filme; citando as consequências; impactos ambientais; os prejuízos causados aos animais e aos vegetais  da região.

ATIVIDADE 3

ESTABELECENDO A INTERDISCIPLINARIDADE

GEOGRAFIA: Investigar o destino dos resíduos (lixo) no seu município e se possível promover uma visita ao local onde é feito o descarte destes resíduos.Identificar no mapa de seu município onde se localiza o local para onde o lixo é destinado e as implicações para a comunidade vizinha.

LÍNGUA PORTUGUESA: Uma sugestão é que se entreviste uma das autoridades responsáveis pelo destino destes materiais. Esta entrevista poderá ser feita por um grupo de 5 alunos(as) sendo que estes,serão responsáveis para relatarem à turma as informações coletadas/obtidas.

Sugestão de roteiro para a entrevista:

1)Nome do responsável e cargo:

2)Como é feita a coleta do lixo no município?

3)Qual o destino destes resíduos?

4)Existe aterro sanitário no município? E lixão?

5)Existe alguma estação de tratamento destes resíduos?

6)Existe alguma proposta dos governantes em relação ao destino do lixo?

7)Como as autoridades do município vêm a questão do lixo no Brasil?

LÍNGUA PORTUGUESA: Produção coletiva de uma carta/documento à autoridade entrevistada a respeito da análise/ reflexão que os(as) alunos(as) fizeram, após o término desta entrevista. Uma outra sugestão é dividir os(as) alunos(as) em grupos com quatro ou cinco elementos, solicitar que cada grupo redija um documento e no final fazer uma votação de qual documento deverá ser encaminhado.

MATEMÁTICA: Esta atividade poderá ser desenvolvida junto com o professor/a de matemática, onde os/as alunos/as produzirão gráficos relativos à quantidade de lixo produzido pela população local, podendo desta forma ter uma visibilidade em relação à quantidade de lixo produzido em seu município. O mesmo procedimento poderá ser feito em relação a quantidade de lixo que vai para o lixão e/ou passa pelo processo de reciclagem.Uma outra possibilidade para o  desenvolvimento desta atividade é a utilização das informações que apareceram no filme LIXÃO X ATERRO SANITÁRIO.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será processual, tendo como referência a participação dos(as) alunos(as) nos diferentes momentos deste estudo onde eles/as terão a oportunidade de expressarem suas ideias, seus conhecimentos e suas aprendizagens..

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Juliana Nascimento, ISERJ , Rio de Janeiro - disse:
    jajucn@yahoo.com.br

    13/11/2014

    Cinco estrelas

    A aula é muito interessante porque, através do uso de vídeos, debates e produção textual, apresenta aos alunos um problema atual, suas complicações e soluções. O aluno é solicitado a fazer algumas pesquisas, promovendo nele um senso de participação na produção do conhecimento e despertando o olhar crítico para a situação na qual se encontra o seu município, aproximando o tema trabalhado à sua realidade.


  • DANIELLA FERREIRA DE ALMEIDA, Escola Técnica de Formação Gerencial , Minas Gerais - disse:
    fofydany@yahoo.com.br

    05/05/2014

    Cinco estrelas

    Adorei as indicações de atividades para aulas sobre resíduos sólidos.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.