01/12/2010
Claudia R. M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
1 Identificar os diferentes destinos dos resíduos sólidos,
2 Investigar os destinos destes resíduos na comunidade em que vive,
3 Analisar as consequências destes destinos para o meio ambiente
Conceito de resíduos, poluição do ambiente, descarte de resíduos
ATIVIDADE 1
Sensibilização: Exibir o filme: TÁ LIMPO (10:43)
http://www.youtube.com/watch?v=mVnX2ZGlo3k
Discussão em grupos sobre o filme.
Fazer o registro escrito dos seguintes itens:
1)Temas abordados no filme
2)Formas de descarte do lixo
3)Chuvas e acúmulo de lixo
4)"Lixo não é lixo": Explique esta afirmativa
5)Resolução do problema do lixo na comunidade
6)Reciclagem de lixo na comunidade
ATIVIDADE 2
Exibir o filme: LIXÃO X ATERRO SANITÁRIO (8:46)
http://www.youtube.com/watch?v=Rw7W6ARFCFU&feature=player_embedded
Formar grupos com 4 ou 5 elementos e propor que cada grupo elabore um documento apontando: as formas de descarte do lixo abordadas no filme; citando as consequências; impactos ambientais; os prejuízos causados aos animais e aos vegetais da região.
ATIVIDADE 3
ESTABELECENDO A INTERDISCIPLINARIDADE
GEOGRAFIA: Investigar o destino dos resíduos (lixo) no seu município e se possível promover uma visita ao local onde é feito o descarte destes resíduos.Identificar no mapa de seu município onde se localiza o local para onde o lixo é destinado e as implicações para a comunidade vizinha.
LÍNGUA PORTUGUESA: Uma sugestão é que se entreviste uma das autoridades responsáveis pelo destino destes materiais. Esta entrevista poderá ser feita por um grupo de 5 alunos(as) sendo que estes,serão responsáveis para relatarem à turma as informações coletadas/obtidas.
Sugestão de roteiro para a entrevista:
1)Nome do responsável e cargo:
2)Como é feita a coleta do lixo no município?
3)Qual o destino destes resíduos?
4)Existe aterro sanitário no município? E lixão?
5)Existe alguma estação de tratamento destes resíduos?
6)Existe alguma proposta dos governantes em relação ao destino do lixo?
7)Como as autoridades do município vêm a questão do lixo no Brasil?
LÍNGUA PORTUGUESA: Produção coletiva de uma carta/documento à autoridade entrevistada a respeito da análise/ reflexão que os(as) alunos(as) fizeram, após o término desta entrevista. Uma outra sugestão é dividir os(as) alunos(as) em grupos com quatro ou cinco elementos, solicitar que cada grupo redija um documento e no final fazer uma votação de qual documento deverá ser encaminhado.
MATEMÁTICA: Esta atividade poderá ser desenvolvida junto com o professor/a de matemática, onde os/as alunos/as produzirão gráficos relativos à quantidade de lixo produzido pela população local, podendo desta forma ter uma visibilidade em relação à quantidade de lixo produzido em seu município. O mesmo procedimento poderá ser feito em relação a quantidade de lixo que vai para o lixão e/ou passa pelo processo de reciclagem.Uma outra possibilidade para o desenvolvimento desta atividade é a utilização das informações que apareceram no filme LIXÃO X ATERRO SANITÁRIO.
Lixo:Problema do Mundo www.youtube.com.br/watch?V=rXZdTrUDINw&NR=1
http://www.lixo.com.br/index.php?option=com_content&lask=view&id=144&Itermid=251
A avaliação será processual, tendo como referência a participação dos(as) alunos(as) nos diferentes momentos deste estudo onde eles/as terão a oportunidade de expressarem suas ideias, seus conhecimentos e suas aprendizagens..
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/11/2014
Cinco estrelasA aula é muito interessante porque, através do uso de vídeos, debates e produção textual, apresenta aos alunos um problema atual, suas complicações e soluções. O aluno é solicitado a fazer algumas pesquisas, promovendo nele um senso de participação na produção do conhecimento e despertando o olhar crítico para a situação na qual se encontra o seu município, aproximando o tema trabalhado à sua realidade.
05/05/2014
Cinco estrelasAdorei as indicações de atividades para aulas sobre resíduos sólidos.