Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


FEROMÔNIOS: INVESTIGANDO O OLFATO DOS ANIMAIS

 

01/12/2010

Autor e Coautor(es)
Zaida Barros Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia R. M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Explicar e discutir o que são feromônios,

2) Investigar a importância dos feromônios para a vida dos animais,

3) Estabelecer relações entre feromônios, sobrevivência e o acasalamento de animais,

4) Relacionar ciência, tecnologia, cotidiano e sobrevivência das espécies

Duração das atividades
3 aulas (50 minutos cada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ë necessário que o tema órgãos do sentido já tenha sido introduzido anteriormente.

Estratégias e recursos da aula

 

 http://vilamulher.terra.com.br/feromonios-e-atracao-sexual-3-1-31-56.html 

Fonte de consulta: http://imago.ufrj.br/  

ATIVIDADE 1

Testando o olfato dos(as) alunos(as):

 Para a realização desta atividade, use cascas de laranja, tangerina, canela, noz moscada, erva-doce, manjericão, alho, cebola, chocolate e perfume.

 Como fazer?

1) Pegue seis potinhos e numere-os de 1 a 6. Coloque uma substância em cada um deles e anote, em um papel à parte, em qual dos potes ficou cada substância. Cubra os potinhos com gaze.

2) Convide seis alunos(as) e peça que cada um cheire os seis potes através do tecido (para que eles(as) não possam ver o que há dentro deles) e anote o que cada um deles contém.

3) Coloque os alunos(as) em filas atrás de uma bancada e vá passando os potes de um(a) para outro(a) para que eles(as) possam cheirar todas as substâncias.Uma outra sugestão é vedar os olhos destes alunos(as) e passar as embalagens abertas.

4) Após este momento, cada aluno(a) deverá responder as seguintes questões em seu caderno:

a) Quais substâncias foram facilmente reconhecidas?

b) Quais foram reconhecidas com mais dificuldades?

c) Qual dos(as) alunos(as) têm o melhor olfato?

d) Alguém apresentou reação referente a outros órgãos dos sentidos?

e) No  final, confira e confronte todas as respostas.

Professor(a), aproveite este momento, para discutir a importância do olfato(órgão do sentido) para a vida dos animais.

ATIVIDADE 2

Trabalhando com textos: Texto 1

                    OS SERES HUMANOS SECRETAM FEROMÔNIOS?

Os feromônios são 'hormônios' secretados para o ambiente externo por um organismo com a perspectiva de afetar outros organismos da mesma espécie. Os feromônios, como outras moléculas sinalizadoras, são usados para comunicar algum tipo de informação. Por exemplo, as anêmonas do mar secretam feromônios de alarme quando correm perigo, e as formigas liberam hormônios de rastro para atrair as operárias para a fonte de alimento. Os feromônios também são utilizados para atrair membros do sexo oposto com propósitos de acasalamento. Feromônios sexuais podem ser encontrados no reino animal, em animais que incluem desde mosca-das-frutas até cachorros. Mas será que os seres humanos possuem feromônios? Uma observação talvez relevante é que as mulheres que vivem juntas por um longo período de tempo começam a ter seus ciclos menstruais sincronizados (a menos que elas estejam tomando pílulas anticoncepcionais). Embora experimentos muito recentes sugiram que existam no mínimo dois feromônios nos seres humanos, não há evidências conclusivas [...]"   Fonte: D. V. Silverthorn. Fisiologia humana: Uma abordagem integrada. 2. ed. Barueri: Manole, 2003, p. 207.

1) Discussão coletiva das ideias mais relevantes do texto.

2) Solicitar que os(as) alunos(as) respondam no caderno as seguintes questões:

a) O que são feromônios?

b) Qual é a ação/função dos feromônios para os animais?

c) Qual é a relação entre os feromônios, acasalamento e  reprodução de algumas espécies de animais?

d) Para você, existe alguma relação entre o olfato (cheiro) e as tecnologias? Justifique sua resposta.

Professor(a):Trazer para a discussão, os produtos industrializados consumidos no dia a dia que se encontram relacionados com o olfato/ percepção de cheiros (alimentos, cremes, xampus, sabonetes, desodorantes,perfumes)

Trabalhando com textos: Texto 2  

                   OLFATO: SENTIDO IMPORTANTE PARA OS ANIMAIS

Utilizando o olfato, vários animais conseguem farejar comida. É assim, por exemplo, com os herbívoros, que podem localizar algum tipo específico de planta, e com os carnívoros, que podem localizar a presa que mais os agrade. O olfato é importante não só na busca de comida, mas também na localização de um(a) parceiro(a) para acasalamento, na comunicação com indivíduos da mesma espécie e até mesmo na orientação da movimentação pelo ambiente. Gatos e cachorros, por exemplo, têm olfato tão apurado que conseguem reconhecer uma pessoa apenas pelo seu cheiro. O ser humano apresenta em sua pele substâncias que são responsáveis pelo seu cheiro particular, e nem mesmo um banho demorado elimina completamente essas substâncias do seu corpo. São essas substâncias que os cães e os gatos são capazes de reconhecer nas pessoas. Muitas variedades de insetos percebem os odores pelas antenas e pernas. Machos de algumas espécies sentem o cheiro da fêmea a muitos metros de distância, em certos casos até a quilômetros. Esse é um exemplo de que os odores produzidos por um animal são utilizados na comunicação entre membros da mesma espécie. Há vários outros exemplos conhecidos. Em diversas espécies, os machos delimitam o seu território e avisam a outros machos que não invadam sua área, deixando nela o seu cheiro. Em várias espécies, os pais identificam seus filhos utilizando o olfato. As formigas exalam certos odores que marcam o caminho por onde passam. É assim que as operárias conseguem se guiar, por ama mesma trilha, do formigueiro até uma fonte de comida e, de lá, voltar ao formigueiro. Os cientistas descobriram também casos de insetos que, em perigo, liberam um odor característico que, percebido por outros insetos da mesma espécie, os alerta de que devem fugir. Essa importante adaptação garante a sobrevivência da espécie, uma vez que ajuda a preservar a vida dos demais. A volta dos salmões ao rio onde nasceram é um interessante exemplo da capacidade de os animais perceberem odores. Os salmões nascem na cabeceira dos rios. Ainda jovens, vão para o mar, onde atingem a maturidade sexual. Na época da reprodução, nadam grandes distâncias para voltar à cabeceira do rio em que nasceram para desovar. Os salmões encontram o caminho de volta porque reconhecem o odor característico do rio onde nasceram. Ja as serpentes possuem sensores olfatórios no céu da boca. Quando colocam a língua para dentro e para fora da boca repetidas vezes, elas estão, na verdade, levando partículas de substâncias presentes no ar até esses receptores, que as ajudam a farejar as presas. As mariposas machos têm um sofisticado sensor de odores. Suas antenas são cobertas de "pelos" capazes de captar o cheiro de uma fêmea a centenas de metros. Essa adaptação favorece o acasalamento e a perpetuação da espécie.Fonte: D. V. Silverthorn. Fisiologia humana: Uma abordagem integrada. 2. ed. Barueri: Manole, 2003, p. 207.

Explorar oralmente os diferentes tipos de comportamentos apresentados por animais e a importância do olfato para a vida deles.

http://losingame.wordpress.com/

ATIVIDADE 3

CONECTANDO E VIVENCIANDO A INTERDISCIPLINARIDADE...

INFORMÁTICA: Em parceria com o(a) professor(a) deste conteúdo propor que os(as)  alunos(as) realizem uma pesquisa na internet sobre a seguinte questão: Qual é a importância dos cheiros para a sociedade das tecnologias? Aproveite para utilizar o laboratório de informática de sua escola.

LÍNGUA PORTUGUESA: Investigar as relações entre tecnologia e percepção de cheiros no nosso cotidiano.(Produtos alimentícios, desodorantes, cremes,xampus, perfumes). Solicitar que os(as) alunos(as) montem painéis utilizando gravuras,imagens,rótulos e embalagens de produtos utilizados no cotidiano  que envolvem o olfato e as diferentes tecnologias. Cada grupo poderá apresentar o seu painel para o restante da sala durante a aula de Ciências.

 

                  

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos(as) serão avaliados(as) durante todas as etapas propostas, visto que em todas eles(as) terão a oportunidade de expressarem suas opiniões bem como suas aprendizagens.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 1/2 - 50%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • maria eduarda , mariazinha , Rio de Janeiro - disse:
    duda_perfect1@hotmail.com

    29/08/2011

    Duas estrelas

    poderiia ser beem melhor ,poderia ter mais explicação !!!! na miinha opnião !!! Agora uma ideia : site para os aunos e um para os professores !, by:Maria Eduarda ...


  • alan, Afeganistão - disse:
    nataliajaninec@gmail.com

    23/03/2011

    Cinco estrelas

    Mto bom


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.