01/09/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:
É preciso que as crianças compreendam as diferenças entre a escrita e outras formas gráficas, conheçam as letras do alfabeto e o modo de grafá-las.
Caro professor, nessa sequência didática os alunos irão refletir sobre as relações entre a fala e a escrita e, ao mesmo tempo, vivenciar situações concretas de usos sociais da escrita. Acreditamos que essa postura pedagógica auxilia às crianças, desde o início do processo de alfabetização, na construção de significações para os textos lidos e no reconhecimento de suas funções sociais.
Atividade 1: Ouvindo e conhecendo a literatura de cordel
Objetivos: Conhecer a literatura de cordel e algumas de suas características.
1.1 Pergunte às crianças se elas já ouviram falar em cordel. Antes de trabalhar a definição desse gênero textual, proponha a elas a leitura do cordel “Brincadeira de criança”, retirado do site: http://tarciocosta.com.br/content/view/322/45/.
Entregue uma cópia para cada aluno, escreva o poema em um cartaz e deixe-o fixado na sala. É importante que, ao ouvir a leitura do professor, as crianças percebam a musicalidade e a melodia do cordel. Leia o nome do cordel e peça aos alunos que levantem hipóteses sobre o assunto que será tratado. Logo após, faça a leitura de todo o texto.
BRINCADEIRA DE CRIANÇA
UM BARQUINHO DE PAPEL
GIRA GIRA MEU PEÃO
CARRINHO DE ROLIMÃ
AMARELINHA NO CHÃO
QUEM CHEGAR PRIMEIRO AO CÉU
VAI GANHAR MEU CORAÇÃO
A PIPA NO AZUL DO CÉU
PULAR CORDA NO QUINTAL
BATE E VOLTA À BOLA QUEIMA
SEMPRE VENÇO NO FINAL
POIS BOM MESMO É SER CRIANÇA
BRINCAR ATÉ PASSAR MAL
O MUNDO É BOLA DE GUDE
É CIRANDA CIRANDINHA
PEGA PEGA É MAIS GOSTOSA
QUANDO A VEZ NÃO É A MINHA
SE ADULTO TEM INVEJA
QUE VOLTE A SER CRIANCINHA
Ao final da leitura, peça às crianças que verifiquem se suas hipóteses se confirmaram. Além disso, converse com a turma sobre a forma de declamar o cordel, o conteúdo que ele aborda e a sua estrutura. Você pode perguntar:
-“Como o cordel foi declamado?”
- “Ele tem rimas? Quais são? (leia cada estrofe para que os alunos identifiquem as rimas) Para que elas servem?”
- “Que história o texto conta?”
- “Quantos versos e estrofes têm o cordel?”
Durante o processo de alfabetização, é importante que você faça às crianças perguntas que visem trabalhar a capacidade de produzir inferências. Por meio dessas questões, os alunos serão desafiados a ler o texto em suas entrelinhas, ou seja, a perceber as informações que não estão ditas explicitamente. Abaixo, sugestões de perguntas:
- “Por que, ao final da história, se diz":
“SE ADULTO TEM INVEJA
QUE VOLTE A SER CRIANCINHA”
- “Para o autor, qual a diferença entre ‘ser criança’ e ‘ser adulto’?
Os aprendizes deverão perceber que, nas "entrelinhas", o autor passa a seguinte informação: o adulto não brinca, enquanto a criança sim. Por isso, se tiver inveja deve voltar a ser criança.
Peça às crianças que colem o cordel no caderno para que, em outra aula, continuem o trabalho com esse texto.
1.2 Em outro dia, apresente às crianças algumas informações sobre o cordel. Mostre a imagem abaixo, retirada do site: http://renatabatata.files.wordpress.com/2009/05/cordel1.jpg e explique que os cordéis eram escritos em folhetos e penduradas em barbantes nas praças. Os cordelistas ficavam recitando seus cordéis para atrair compradores.
Caso você tenha disponível, leve para a sala alguns folhetos de cordel e leia para as crianças. Aproveite para mostrar como ele é estruturado. Chame atenção para a capa, e o tamanho desse suporte. O site: http://www.slideshare.net/ianaj/cordel-peteca traz um bonito cordel, feito por alunos de uma escola pública.
Sugerimos também que você declame um cordel que conta um pouco sobre a história desse tipo de poesia: http://literaturadecordel.vilabol.uol.com.br/projetocordelnaescola.htm:
LITERATURA DE CORDEL
É POESIA POPULAR
É HISTORIA CONTADA EM VERSOS
EM ESTROFES A RIMAR
ESCRITA EM PAPEL COMUM
FEITA PRA LER OU CANTAR.
OS FOLHETOS DE CORDEL
NAS FEIRAS ERAM VENDIDOS
PENDURADOS NUM CORDÃO
FALANDO DO ACONTECIDO,
DE AMOR, LUTA E MISTÉRIO,
DE FÉ E DO DESASSISTIDO.
A MINHA LITERATURA DE CORDEL
É REFLEXÃO SOBRE A QUESTÃO SOCIAL
E ORIENTA O CIDADÃO
A VALORIZAR O SEU POVO
E TAMBÉM A EDUCAÇÃO.
MAS TRATA DE OUTROS TEMAS:
DA LUTA DO BEM CONTRA O MAL,
DA CRENÇA DO NOSSO POVO,
DO ENGRAÇADO, COISA E TAL
E VOCÊ ACHA NAS BANCAS
POR APENAS UM REAL.
Leia cada estrofe e converse com os alunos sobre ela. A seguir, um exemplo de diálogo que pode ser feito ao término da primeira estrofe:
- “Vocês gostaram de escutar? Por quê?”
- “O que vocês aprenderam sobre o cordel?”
- “Onde ele é escrito?"
-"Ele é feito para ler só com os olhos ou para ler em voz alta para todos ouvirem? Por quê?”
- “Aprendemos que o cordel é feito de rimas. O que são rimas? Quais as rimas dessa estrofe?”
Ao final da reflexão sobre cada estrofe, a turma deverá elaborar, coletivamente, um texto, contendo as principais características do cordel.
Atividade 2: Estratégias para alfabetização a partir de cordéis
Objetivos: Remontar o cordel, observando o modo como ele é estruturado.
Reconhecer as unidades fonológicas: rimas, sílabas, início e término de palavras.
Familiarizar com a grafia e o significado das palavras chave do cordel.
2.1 Refazendo o cordel. Retome o cordel “BRINCADEIRA DE CRIANÇA”, registrado no cartaz, e proponha à turma o desafio de montá-lo em outro cartaz e fixá-lo em alguns locais da escola. Para isso, divida a sala em seis grupos e entregue para cada um uma folha de papel craft e as palavras de uma estrofe do cordel, escritas em uma ficha de cartolina. Nesta atividade, os alunos deverão consultar o cordel registrado no cartaz pela professora. Ao final, cada grupo deverá ter confeccionado uma estrofe do cordel, totalizando duas montagens de cada estrofe (dois cordéis).
É importante alertar aos aprendizes para que sejam fies à estrutura original do cordel. Deverão observar o número de palavras em cada verso e a segmentação entre elas, por exemplo. Quando os cordéis estiverem montados, fixe-os no quadro e peça às crianças que façam a sua leitura coletiva. Nesse momento, a turma poderá conferir se o cordel confeccionado está de acordo com o original. Para isso, leia com os alunos cada verso, contando o número de palavras e identificando aquelas que rimam. Retome com as crianças a função da rima em um poema: fazer com que esse texto tenha sonoridade e melodia agradáveis e facilitar sua memorização.
Em seguida, os alunos irão decidir o local da escola onde desejam fixar o cordel. Você pode orientar esse processo por meio de perguntas como:
- “Em que local da escola podemos fixar o cordel? Por quê?”
- “Nesse local, as pessoas poderão ler, com facilidade, o texto? Por quê?”
Ao final, os aprendizes deverão ir aos locais eleitos, fixar o cordel e avaliar se esses locais atendem aos critérios discutidos em sala.
2.2 Brincando com as rimas Proponha às crianças o jogo das rimas. Escreva as palavras do cordel (“BRINCADEIRA DE CRIANÇA”) que rimam em uma ficha e siga as seguintes instruções:
2.3 Qual a minha brincadeira preferida. Divida a sala em duplas, distribua uma folha de ofício para cada uma, e leia novamente o cordel. As crianças deverão escolher um brinquedo ou brincadeira citada no texto para fazer o seguinte trabalho:
Com esta atividade, as crianças começarão a se familiarizar com a grafia e som de algumas palavras chave do cordel. Esse procedimento é muito importante no processo de alfabetização, pois, essas palavras poderão servir de fonte de consulta para a reflexão e a escrita de outras palavras.
2.4 Lista de brinquedos e brincadeiras. Proponha às crianças a elaboração de uma lista de brinquedos e brincadeiras. Essa lista deverá ser iniciada com as brincadeiras citadas pelo cordel e completada com outros brinquedos e brincadeiras que os aprendizes conheçam. Explique os objetivos da lista: escrever as brincadeiras e os brinquedos com os quais a turma brincará. Em cada dia da semana, os alunos irão ler o nome de uma brincadeira, jogá-la no pátio da escola e marcar na lista. No momento de elaboração da lista, explique a forma de organização desse texto: geralmente, é estruturado com um item debaixo do outro, pois facilita a visualização e a leitura de cada um deles. Ao escrever cada brincadeira, estimule as crianças a levantarem hipóteses sobre a grafia das palavras. Além disso, é importante solicitar a elas que identifiquem o número de sílabas e de letras das palavras e as suas letras iniciais e finais.
2.5 Jogo: “Qual é a brincadeira?”. Desenhe, no chão do pátio da escola, círculos grandes com os nomes das brincadeiras trabalhadas. Divida as crianças em três grupos. Você falará o nome de uma brincadeira para cada grupo e eles deverão se direcionar ao círculo em que está escrito esse nome. Em outro momento, você pode pedir que todos os alunos se direcionem ao nome de uma única brincadeira. É importante que você explore a letra inicial e final de cada palavra, o seu número de letras e de sílabas.
2.6 Com quem está a brincadeira? Em sala, entregue aos alunos, aleatoriamente, as brincadeiras escritas em uma ficha. Explique que, quando você falar o nome de uma brincadeira, o aluno que estiver com ele deverá fixa-lo no quadro. Explore também a letra inicial e final das palavras e o seu número de sílabas.
Atividade 3: Produzindo nosso cordel
Objetivos: Produzir um cordel, obedecendo o modo como ele é organizado.
Releia o texto “BRINCADEIRAS DE CRIANÇA” e proponha aos aprendizes a produção de um cordel da turma. Como é a primeira vez que os alunos escreverão esse tipo de texto, sugerimos a elaboração de um cordel com esse mesmo tema, porém, que fale de outros brinquedos e brincadeiras, que são do seu cotidiano. O cordel deverá ser escrito coletivamente.
3.1 Explique à turma que a escrita de um texto envolve três etapas: planejamento, redação e avaliação. Convide os alunos a planejarem o texto, listando as brincadeiras que farão parte do cordel. Você pode deixá-las no canto do quadro. Assim, sempre que necessário, eles poderão retornar a esse registro para incluir alguma brincadeira no poema. Relembre, ainda, que o poema é formado por versos, que, por sua vez, formam estrofes. Os versos são curtos e, preferencialmente, deverão rimar.
Sugerimos que você registre o cordel em um cartaz e os alunos em seu caderno. Após a escrita, leia o texto para a turma e peça que o avaliem. Deverão perceber se conseguiram produzir versos que rimam e se desejam modificar algo.
3.2 Proponha aos alunos o desafio de escrever o cordel em um suporte semelhante ao usado pelos cordelistas. Assim, poderão levar o cordel para casa e mostrar a amigos e familiares. Distribua um pequeno caderno (com o tamanho aproximando de um quarto da folha de ofício. Você pode, por exemplo, cortar uma folha em quatro partes e grampear, formando um caderninho). Cada aprendiz deverá copiar o cordel no caderno, observando o tamanho da letra a ser usada, a organização do texto em versos e estrofes, o espaçamento entre as palavras e a sua grafia correta. Ao final, deverão fazer a capa do cordel, com uma bonita ilustração, e o nome do autor do texto.
Atividade 4: Declamando cordel
Objetivo: Declamar o cordel em público
Proponha às crianças a declamação do cordel ao público da escola. Ela poderá ser feita no momento do início ou do término das aulas, ou em outra ocasião que você julgue pertinente.
Explique à turma que, para a realização da apresentação em público, é necessário planejar o que irão dizer e como dirão. Sugerimos que você ensaie com a turma o modo como cada aluno deverá se posicionar, o tom, a entonação de voz e o ritmo na declamação da poesia. Após a apresentação, peça aos aprendizes que avaliem a atuação de cada colega segundo os critérios discutidos anteriormente.
Para leitura do professor, sugerimos o livro: PINHEIRO, Elder; LÚCIO, Ana Cristina Marinho. Cordel na sala de aula. São Paulo: Duas cidades, 2001.
Para verificar se os alunos avançaram no processo de apropriação do sistema do sistema de escrita, sugerimos as seguintes intervenções:
Com essas atividades, você poderá perceber em que aspectos da aprendizagem os alunos avançaram e o que ainda necessita ser mais trabalhado.
Quatro estrelas 16 classificações
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16/10/2013
Cinco estrelasexcelente
17/09/2013
Quatro estrelasMuito bom! Gosto muito da literatura de Cordel. Tenho alguns textos em cordel. Sou professora e me interesso por coisas novas. Valeu mesmo. Parabéns!
09/04/2013
Cinco estrelasparabéns
02/04/2013
Cinco estrelasAdorei a proposta, mas preciso ressaltar que foi escrito "peão" em vez de "pião". Fico preocupada que por seu uma turma de 1º ano, a nossa atenção tem que ser redobrada em relação a escrita.
12/09/2012
Cinco estrelasParabéns, você é muito criativa,gostei de sua aula.Pois é muito importante trabalhar Cordel em sala de aula, torna-se uma aula divertidissima.
05/06/2012
Quatro estrelasFernanda! Parabéns pela sua aula! Você é muito criativa!
01/06/2012
Cinco estrelasFernanda, Aula maravilhosa!!!! Estou trabalhando uma semana de literatura de cordel para alfabetização e sua aula me ajudou muito. Muito obrigada!
22/04/2012
Cinco estrelasÓtima a aula. Também emprego o cordel para alfabetização de crianças.
31/08/2011
Cinco estrelasamei a aula vale a pena mesmo obrigada p colaboração
21/08/2011
Cinco estrelasGostei muito. me ajudou bastante na elaboração do meu projeto de leitura. Parabéns!
13/08/2011
Cinco estrelasGOSTEI DA SEQUÊNCIA. O TRABALHO COM RIMAS É AGRADÁVEL PARA CRIANÇAS. QUERO TRABALHAR COM ESTE GÊNERO TEXTUAL COM MEUS ALUNOS.
09/06/2011
Três estrelasEu gostei muito...Me ajudou a fazer meu trabalho.
07/11/2010
Quatro estrelasGostei muito desse modelo de aula. Estava procurando uma forma de trabalhar com cordel na minha turma de 2º ano e essa aula foi muito elucidativa. Parabéns!
09/09/2010
Quatro estrelasadorei são muito boas as sugestões de atividades citadas no plano...
09/09/2010
Quatro estrelasadorei essa aula!!!
02/09/2010
Cinco estrelasMuito legal, vai me ajudar enriquecer a minha aula sobre cordel Gostei muito