29/11/2010
Marcos Vinicius Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Coordenar os segmentos corporais durante o deslocamento na água.
Aprender os diferentes ciclos de braçada e respiração.
Deslocar-se pela piscina utilizando a técnica correta do nado Crawl.
Executar a respiração adequada do nado Crawl.
Esta aula não precisa de conhecimentos prévios.
Figura 1 - Respiração lateral no nado Crawl.
Atividade 1: “Desfile de Moda”.
Nesta atividade os alunos devem ser divididos em quatro grupos com o mesmo número de alunos em cada grupo. Os grupos formarão filas e se posicionarão fora da piscina junto à borda.
No outro lado da piscina estarão às roupas que deverão ser usadas pelos alunos durante a brincadeira, utilize camisas, bermudas, meias, gorros. O primeiro aluno de cada fila mergulhará na piscina e nadará até a borda oposta, sairá da piscina e escolherá uma peça de roupa para vestir, em seguida mergulhará na piscina de novo e voltará para junto dos colegas do seu grupo.
No momento em que chegar ao seu grupo deverá passar a peça de roupa para o colega que está aguardando na fila, assim que vestir a peça de roupa, ele mergulhará e se deslocará até a outra borda para buscar uma nova peça. A atividade deve continuar até que todas as peças de roupas que estavam do outro lado da piscina sejam recolhidas. O último aluno do grupo nadará vestindo todas as peças de roupas.
Dica: Professor, para aqueles alunos com dificuldades no deslocamento através do nado Crawl, permita que utilizem flutuadores ou "pés de pato", facilitando o seu deslocamento. O excesso de roupas tornará o corpo mais pesado, e exigirá do aluno um esforço maior no momento da travessia.
Figura 2 - Saída de dentro da piscina.
Atividade 2: ” Deslocamento Aquático com Espaguete”.
Nesta a atividade os alunos realizarão deslocamentos pela piscina flutuando com a ajuda de um “espaguete” posicionado na cintura.
Professor, peça a seus alunos que experimentem realizar os deslocamentos utilizando o ciclo de braçadas e respiração dois por um, ou seja, após duas braçadas deve haver uma respiração frontal, em seguida deverão realizar o ciclo quatro por um, após quatro braçadas deverão realizar uma respiração frontal.
No segundo momento desta atividade os alunos deverão coordenar os ciclos de braçadas e pernadas, por exemplo, em cada ciclo de quatro pernadas, duas braçadas devem ser realizadas.
Dica: Professor, peça aos seus alunos que soltem o ar dentro da água, no momento em que eles estiverem com o rosto submerso, isso facilitará na dinâmica do exercício, evitando que eles parem de nadar a cada momento que forem retirar o rosto da água para respirar. Uma maneira fácil de identificar se os alunos estão realizando essa tarefa corretamente, é observar se estão saindo bolhas de ar de dentro da água próximo ao rosto dos alunos no momento em que eles estão nadando.
Figura 3 - Treinamento da pernada de Crawl.
Atividade 3: “Garrafa do Pirata”, nesta atividade os alunos formarão dois grupos com o mesmo número de alunos cada um, e deverão se posicionar em filas fora da piscina. Na borda oposta da piscina, deverão estar dez garrafas com perguntas elaboradas pelo professor, anotadas em um pedaço de papel. As perguntas devem ter como tema a natação.
Figura 4 - Nadando com flutuadores.
O objetivo desta atividade é fazer com que os alunos atravessem a piscina nadando o estilo Crawl, peguem as garrafas com as perguntas do outro lado da piscina. Os alunos só poderão pegar uma garrafa de cada vez, e logo após pegarem a garrafa deverão voltar para a sua fila. No momento em que chegarem lá, deverão ler em voz alta à pergunta para os seus colegas de grupo que tentarão responder, se os colegas errarem ou não souberem a resposta, o outro grupo poderá responder. O grupo que acertar a resposta marcará um ponto para a sua equipe, vence a partida quem marcar mais pontos.
Dica: Professor, peça aos alunos dos grupos que formulem perguntas e coloquem dentro das garrafas, as perguntas podem ser respondidas pelo grupo oposto.
http://www.youtube.com/watch?v=vAhOZc0FU_A
http://www.youtube.com/watch?v=skD_x9YylD4&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=N-ETuaxfQSA&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=0ErHTr1cqK0&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=OTBtx8dkstw&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=HSqrZVTw4N4&feature=related
Artigos:
http://www.educacaofisica.com.br/biblioteca_mostra.asp?id=2396
http://www.pucrs.br/edipucrs/XSalaoIC/Ciencias_Humanas/Educacao/71261-CARLADEANDRADEDALPONT.pdf
http://www.efdeportes.com/efd117/iniciacao-em-atividades-aquaticas-com-criancas-de-3-a-6-anos.htm
Peça aos seus alunos que façam uma redação em casa sobre a história da criação do nado Crawl, levantando o maior número de informações possíveis sobre o assunto. A redação deverá ser entregue na próxima aula.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!