Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O debate regrado e o bullying

 

04/09/2010

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Discutir o conceito de bullying e sua existência na escola;
  • levantar argumentos para a realização de um debate;
  • organizar e participar de um debate regrado cujo tema seja o bullying.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Organização dos textos expositivo e argumentativo.
  • Funcionamento do gênero debate regrado.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • atividades em grupo;
  • discussão coletiva.   

Recursos:

  • hipermídia com internet.

Aula 1

Atividade 1   

OBS.: esta aula deverá acontecer em um laboratório de informática onde os alunos poderão ter acesso, em duplas, ao computador e à internet.   Nesta aula, os alunos aprenderão o conceito de bullying e sua existência na escola. Para tanto, o professor dividirá a turma em dois grandes grupos e solicitará que cada grupo assista a um dos vídeos abaixo e pense sobre as questões propostas para cada passagem:   

Vídeo 1.

Bullying Curta-Metragem (Maksym Nagorskyy e Agarr'a Onda) Rus Sub PART 1

http://www.youtube.com/watch?v=Lr5Po6Js-Fo      

O professor deverá entregar xerocadas as perguntas abaixo como forma de nortear a discussão.    

  • O que acontece no vídeo?
  • Por que acontece?
  • Qual a reação da professora diante do fato?
  • E a reação dos alunos?
  • E quanto ao menino que sofre as agressões, como podemos avaliar seu estado sentimental?

Vídeo 2 . 

Trailer - Bullying - Provocações Sem Limites

http://www.youtube.com/watch?v=P9Cxt9MIOOs&feature=related 

  • O que acontece neste episódio?
  • Qual palavra marca a agressão psicológica?
  • Quais ações denotam violência?
  • Quem supostamente age com violência contra o menino?   

Após assistirem e discutirem as questões do curta metragem e do trailer separadamente, os grupos deverão apresentar uns aos outros os vídeos e polemizar com toda a turma a questão da violência nas escolas. Nesta atividade, o aluno é induzido, necessariamente, a opinar e refletir sobre o bullying. Todavia, para que se munam de argumentos consistentes, os alunos deverão buscar por maiores informações acerca desse tipo de violência que atinge a comunidade escolar. Isso é o que será proposto na atividade seguinte.   

Atividade 2   

Organizados em duplas nos computadores com acesso à internet, os alunos serão orientados pelo professor a pesquisar sobre o bullying. Para isso, segue o tutorial abaixo que deverá ser entregue em xerocópias:

TUTORIAL

1) Acessem em ordem os links:

Jornal Nacional

http://www.youtube.com/watch?v=8q3z5lp5U1A&feature=related

Gagueira e o Bullying

http://www.youtube.com/watch?v=VGZzoprYah8&feature=related 

Promotor de justiça e o bullying

http://www.youtube.com/watch?v=2DV-D1o4GJY&NR=1

2) Produção de texto

O professor deverá sugerir que, a partir dos vídeos assistidos, os alunos escrevam um texto expositivo-argumentativo em que formulem um conceito para o termo bullying e expliquem sua ocorrência na comunidade. Os estudantes devem aproveitar para apresentar sua opinião acerca desse acontecimento.  

Terminado o tutorial, os alunos entregarão ao professor o texto solicitado no item 2 do tutorial para a correção.     

Aula 2

Atividade 1   

Os alunos receberão o texto corrigido pelo professor e farão a reescrita (caso seja necessário). Depois os textos serão trocados entre as duplas discentes. Cada dupla terá a função de parecerista do texto dos colegas escrevendo um parecer sobre o texto analisado.

Importante: professor, para realizar um parecer, é importante que os alunos tenham aprendido o conceito de bullying e saibam, minimamente, reconhecer a organização de um texto expositivo-argumentativo. Estimule os alunos a escreverem sobre pontos positivos lidos no texto. Quanto aos pontos que ficaram a desejar, os alunos, além de apontá-los, deverão sugerir modificações. Esta atividade estimula uma crítica consciente, ou seja, é necessária uma apreciação responsável sobre o texto do outro, e mune os discentes de argumentos consistentes sobre a temática abordada, ajudando-os na realização do debate regrado. Se quiser e se sentir à vontade, o aluno poderá socializar o parecer com toda turma.

Sobre pareceres, acesse os links:

http://paulocampos.cnt.br/pj10/aline_p.pdf 

http://diplomatizzando.blogspot.com/2007/04/724-como-fazer-um-bom-parecer.html 

http://www.angelfire.com/sk/holgonsi/holgonsi.html 

Atividade 2   

A turma será novamente dividida em dois grandes grupos. Um grupo assistirá ao depoimento de uma vítima do bullying e o outro assistirá ao depoimento da mãe de uma vítima. Ambos os grupos terão, ao final, que destacar para toda a turma pontos que merecem discussão. Ou seja, os alunos, nessa situação, exercerão um papel de mediadores de uma discussão sobre bullying.

Importante: professor, todas essas atividades prévias são necessárias para que o aluno posicione-se acerca do tema e muna-se de argumentos para realizar o debate regrado.

A) Depoimento de um menino que sofreu bullying no programa Altas Horas

http://www.youtube.com/watch?v=4Us_X30qEl4&feature=related

B) Depoimento da mãe de uma aluna que sofreu bullying

http://www.youtube.com/watch?v=GEZdqDX41rQ&feature=related

Depois de assistidos os depoimentos, o professor deverá organizar a discussão dos pontos de destaque dos debatedores de cada grupo.

Importante: professor, sua mediação é bem-vinda nos momentos em que os alunos desfocalizarem a discussão (fugirem do tema) ou apresentarem comportamentos considerados inadequados para a situação.

Para fechamento das discussões, o professor exibirá o vídeo abaixo: http://www.youtube.com/watch?v=6SMkM066Aec

Aula 3

Atividade 1   

Para dar inicio à organização do debate, os alunos, primeiro, devem saber o que é e como se configura o gênero. Como nesta sequência didática, nos conhecimentos prévios, é pressuposto que os alunos já saibam como funciona o gênero, o professor apenas relembrará as noções preliminares do debate regrado. Para isso, exibirá o vídeo da Folha UOL que mostra a organização do debate realizado na internet com os candidatos a presidente nas eleições de 2010 no Brasil.

http://www.youtube.com/watch?v=VlTcRizPC9k    

Assistido ao vídeo e retomada as noções do funcionamento de um debate regrado, o professor, então, no quadro, elaborará – junto com os alunos – e anotará as regras do debate que será realizado em sala sobre o tema bullying. São algumas sugestões para o desenvolvimento do debate:

  • Quatro alunos defendem a prática do bullying.
  • Quatro alunos atacam a prática do bullying.
  • Um aluno mediará o debate.
  • Três alunos elaborarão 3 perguntas para os que defendem a prática do bullying.
  • Três alunos elaborarão 3 perguntas para os que atacam a prática do bullying.
  • *Os alunos podem ser sorteados para evitar comprometimento docente.
  • 1º bloco: apresentação das razões dos alunos que defendem e atacam o bullying (5 minutos para cada grupo).
  • 2º bloco: resposta às três perguntas elaboradas por alunos (30” para a pergunta e 3’ para cada resposta)
  • 3º bloco: os alunos que defendem o bullying criarão 3 perguntas para os que atacam o tema e vice-versa (2’ para resposta, 1’ para réplica e 30” para tréplica).

Atividade 2   

Chegou o momento de ensaiar a realização do debate. O professor conduzirá a organização da sala e dos alunos conforme regras combinadas.

Importante: professor, este é o momento de os alunos ensaiarem falas e listarem argumentos. É nesta ocasião que as atividades anteriores ressurgirão como fonte de dados importante.   

Aula 4 

  

Realização do debate regrado sobre o tema bullying.

Importante: professor, caso tenha escolhido a sugestão dada nesta sequência didática para as regras do debate, poderá, em momento posterior, trocar os alunos, permitindo, assim, que toda turma participe.

Recursos Complementares

Para leitura do professor:

GOMES-SANTOS, Sandoval Nonato. Modos de apropriação do gênero debate regrado na escola: uma abordagem aplicada. In: D.E.L.T.A., 25:1, 2009 (39-66). Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/delta/v25n1/a02v25n1.pdf    

Alunos de escola pública produzem filme curta sobre Bullying: http://www.acessa.com/cultura/arquivo/producao/2009/11/06-escola_paz/    

O que é o bullying? http://www.youtube.com/watch?v=vUKGQJM4SRY&feature=related    

Livros infanto-juvenis:

• Pinote, o fracote e Janjão, o fortão, de Fernanda L. de Almeida e Alcy Linhares /Editora Ática

• O pequeno rei e o parque real - José Roberto Torero e Vinicius Vogel /Editora Objetiva

• Os Chifres de Filomena, David Small /Editora Companhia das Letrinhas

• Lilás, Mary E. Whitcomb e Tara C. King /Editora Cosacnaify

• Zé Diferente, Lucia Pimentel Góes /Editora Larousse do Brasil

• Nós, Eva Furnari /Editora Globo   

Textos que podem ser utilizados sobre a temática bullying:   

Maurício Ricardo e campanha contra o Bullying: http://www.youtube.com/watch?v=pw3DTSjakYo&feature=related 

Quadrinhos: http://bullying-out.blogspot.com/2009/11/historia-em-quadrinhos.html 

Charge: http://bullying-out.blogspot.com/2009/11/charge.html 

http://bullying-out.blogspot.com/2009/11/e-preciso-criar-uma-cultura-contra-o.html 

http://bullying-out.blogspot.com/2009/11/bullying-e.html 

http://bullying-out.blogspot.com/2009/11/quando-as-criancas-sao-vitimas-de.html 

Avaliação

A avaliação será realizada em processo, ou seja, ao longo das propostas de trabalho sobre a temática bullying por meio da participação produtiva dos discentes. Todavia o texto opinativo sobre o bullying, o parecer dos alunos e a realização do debate configuram-se como avaliações formais.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 4/6 - 66.67%
  • Quatro estrelas 2/6 - 33.33%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • lilian joa, Ernesto Ten de Barros , São Paulo - disse:
    lilica.joia@gmail.com

    29/06/2015

    Cinco estrelas

    adorei, pesquisando, levarei para meus alunos, minha escola.


  • .cleides, escola municipal serra dourada , Goiás - disse:
    Pachecocleides@gmail.com

    04/11/2013

    Cinco estrelas

    achei muito interessante, e gostaria de aprender. Parabéns!


  • Sílvia Résio Pereira Salgado, E.E.Dr Francisco Antonio de Azevedo , Goiás - disse:
    silviaresio@hotmail.com

    29/10/2012

    Quatro estrelas

    Ótima sugestão. Muito bem elaborada. Obrigada por compartilhr.


  • maria claudete do nascimento matos, ESCOLA CENTRO DE EDUCAÇÃO RURALCLÓVIS DE CASTRO PEREIRA , Ceará - disse:
    deti_41@hotmail.com

    24/05/2012

    Quatro estrelas

    gostei!! e apliquei com meus alunos da educação de jovens e adulltos NIVÉIS I.II,III e IV assistindo o filme bulliying e provocações sem limite foi uma aula bastante proveitosa e que teve a participação de todos


  • Andréa Kátia Cavalcante de Souza, EEEF PROFª ANTONIA PAES DA SILVA , Pará - disse:
    andreacavalcante97@yahoo.com.br

    17/02/2011

    Cinco estrelas

    Fiquei muito feliz ao ler a sugestão de aula, pois trabalhei com meus alunos do nono ano a temática do bullying. Realizamos o debate e montamos uma campanha na escola de conscientização e prevenção ao bullying, a atividade foi muito proveitosa principalmente para os alunos que tomaram consciência da gravidade desse tipo de violência.


  • Clebson Martins, Felipa serrão Botelho , Pará - disse:
    clebsonmartins12@hotmail.com

    24/09/2010

    Cinco estrelas

    Aula bem explicativa


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.