04/09/2010
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Estratégias:
Recursos:
Aula 1
Atividade 1
OBS.: esta aula deverá acontecer em um laboratório de informática onde os alunos poderão ter acesso, em duplas, ao computador e à internet. Nesta aula, os alunos aprenderão o conceito de bullying e sua existência na escola. Para tanto, o professor dividirá a turma em dois grandes grupos e solicitará que cada grupo assista a um dos vídeos abaixo e pense sobre as questões propostas para cada passagem:
Vídeo 1.
Bullying Curta-Metragem (Maksym Nagorskyy e Agarr'a Onda) Rus Sub PART 1
http://www.youtube.com/watch?v=Lr5Po6Js-Fo
O professor deverá entregar xerocadas as perguntas abaixo como forma de nortear a discussão.
Vídeo 2 .
Trailer - Bullying - Provocações Sem Limites
http://www.youtube.com/watch?v=P9Cxt9MIOOs&feature=related
Após assistirem e discutirem as questões do curta metragem e do trailer separadamente, os grupos deverão apresentar uns aos outros os vídeos e polemizar com toda a turma a questão da violência nas escolas. Nesta atividade, o aluno é induzido, necessariamente, a opinar e refletir sobre o bullying. Todavia, para que se munam de argumentos consistentes, os alunos deverão buscar por maiores informações acerca desse tipo de violência que atinge a comunidade escolar. Isso é o que será proposto na atividade seguinte.
Atividade 2
Organizados em duplas nos computadores com acesso à internet, os alunos serão orientados pelo professor a pesquisar sobre o bullying. Para isso, segue o tutorial abaixo que deverá ser entregue em xerocópias:
TUTORIAL
1) Acessem em ordem os links:
Jornal Nacional
http://www.youtube.com/watch?v=8q3z5lp5U1A&feature=related
Gagueira e o Bullying
http://www.youtube.com/watch?v=VGZzoprYah8&feature=related
Promotor de justiça e o bullying
http://www.youtube.com/watch?v=2DV-D1o4GJY&NR=1
2) Produção de texto
O professor deverá sugerir que, a partir dos vídeos assistidos, os alunos escrevam um texto expositivo-argumentativo em que formulem um conceito para o termo bullying e expliquem sua ocorrência na comunidade. Os estudantes devem aproveitar para apresentar sua opinião acerca desse acontecimento.
Terminado o tutorial, os alunos entregarão ao professor o texto solicitado no item 2 do tutorial para a correção.
Aula 2
Atividade 1
Os alunos receberão o texto corrigido pelo professor e farão a reescrita (caso seja necessário). Depois os textos serão trocados entre as duplas discentes. Cada dupla terá a função de parecerista do texto dos colegas escrevendo um parecer sobre o texto analisado.
Importante: professor, para realizar um parecer, é importante que os alunos tenham aprendido o conceito de bullying e saibam, minimamente, reconhecer a organização de um texto expositivo-argumentativo. Estimule os alunos a escreverem sobre pontos positivos lidos no texto. Quanto aos pontos que ficaram a desejar, os alunos, além de apontá-los, deverão sugerir modificações. Esta atividade estimula uma crítica consciente, ou seja, é necessária uma apreciação responsável sobre o texto do outro, e mune os discentes de argumentos consistentes sobre a temática abordada, ajudando-os na realização do debate regrado. Se quiser e se sentir à vontade, o aluno poderá socializar o parecer com toda turma.
Sobre pareceres, acesse os links:
http://paulocampos.cnt.br/pj10/aline_p.pdf
http://diplomatizzando.blogspot.com/2007/04/724-como-fazer-um-bom-parecer.html
http://www.angelfire.com/sk/holgonsi/holgonsi.html
Atividade 2
A turma será novamente dividida em dois grandes grupos. Um grupo assistirá ao depoimento de uma vítima do bullying e o outro assistirá ao depoimento da mãe de uma vítima. Ambos os grupos terão, ao final, que destacar para toda a turma pontos que merecem discussão. Ou seja, os alunos, nessa situação, exercerão um papel de mediadores de uma discussão sobre bullying.
Importante: professor, todas essas atividades prévias são necessárias para que o aluno posicione-se acerca do tema e muna-se de argumentos para realizar o debate regrado.
A) Depoimento de um menino que sofreu bullying no programa Altas Horas
http://www.youtube.com/watch?v=4Us_X30qEl4&feature=related
B) Depoimento da mãe de uma aluna que sofreu bullying
http://www.youtube.com/watch?v=GEZdqDX41rQ&feature=related
Depois de assistidos os depoimentos, o professor deverá organizar a discussão dos pontos de destaque dos debatedores de cada grupo.
Importante: professor, sua mediação é bem-vinda nos momentos em que os alunos desfocalizarem a discussão (fugirem do tema) ou apresentarem comportamentos considerados inadequados para a situação.
Para fechamento das discussões, o professor exibirá o vídeo abaixo: http://www.youtube.com/watch?v=6SMkM066Aec
Aula 3
Atividade 1
Para dar inicio à organização do debate, os alunos, primeiro, devem saber o que é e como se configura o gênero. Como nesta sequência didática, nos conhecimentos prévios, é pressuposto que os alunos já saibam como funciona o gênero, o professor apenas relembrará as noções preliminares do debate regrado. Para isso, exibirá o vídeo da Folha UOL que mostra a organização do debate realizado na internet com os candidatos a presidente nas eleições de 2010 no Brasil.
http://www.youtube.com/watch?v=VlTcRizPC9k
Assistido ao vídeo e retomada as noções do funcionamento de um debate regrado, o professor, então, no quadro, elaborará – junto com os alunos – e anotará as regras do debate que será realizado em sala sobre o tema bullying. São algumas sugestões para o desenvolvimento do debate:
|
Atividade 2
Chegou o momento de ensaiar a realização do debate. O professor conduzirá a organização da sala e dos alunos conforme regras combinadas.
Importante: professor, este é o momento de os alunos ensaiarem falas e listarem argumentos. É nesta ocasião que as atividades anteriores ressurgirão como fonte de dados importante.
Aula 4
Realização do debate regrado sobre o tema bullying.
Importante: professor, caso tenha escolhido a sugestão dada nesta sequência didática para as regras do debate, poderá, em momento posterior, trocar os alunos, permitindo, assim, que toda turma participe.
Para leitura do professor:
GOMES-SANTOS, Sandoval Nonato. Modos de apropriação do gênero debate regrado na escola: uma abordagem aplicada. In: D.E.L.T.A., 25:1, 2009 (39-66). Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/delta/v25n1/a02v25n1.pdf
Alunos de escola pública produzem filme curta sobre Bullying: http://www.acessa.com/cultura/arquivo/producao/2009/11/06-escola_paz/
O que é o bullying? http://www.youtube.com/watch?v=vUKGQJM4SRY&feature=related
Livros infanto-juvenis:
• Pinote, o fracote e Janjão, o fortão, de Fernanda L. de Almeida e Alcy Linhares /Editora Ática
• O pequeno rei e o parque real - José Roberto Torero e Vinicius Vogel /Editora Objetiva
• Os Chifres de Filomena, David Small /Editora Companhia das Letrinhas
• Lilás, Mary E. Whitcomb e Tara C. King /Editora Cosacnaify
• Zé Diferente, Lucia Pimentel Góes /Editora Larousse do Brasil
• Nós, Eva Furnari /Editora Globo
Textos que podem ser utilizados sobre a temática bullying:
Maurício Ricardo e campanha contra o Bullying: http://www.youtube.com/watch?v=pw3DTSjakYo&feature=related
Quadrinhos: http://bullying-out.blogspot.com/2009/11/historia-em-quadrinhos.html
Charge: http://bullying-out.blogspot.com/2009/11/charge.html
http://bullying-out.blogspot.com/2009/11/e-preciso-criar-uma-cultura-contra-o.html
http://bullying-out.blogspot.com/2009/11/bullying-e.html
http://bullying-out.blogspot.com/2009/11/quando-as-criancas-sao-vitimas-de.html
A avaliação será realizada em processo, ou seja, ao longo das propostas de trabalho sobre a temática bullying por meio da participação produtiva dos discentes. Todavia o texto opinativo sobre o bullying, o parecer dos alunos e a realização do debate configuram-se como avaliações formais.
Quatro estrelas 6 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
29/06/2015
Cinco estrelasadorei, pesquisando, levarei para meus alunos, minha escola.
04/11/2013
Cinco estrelasachei muito interessante, e gostaria de aprender. Parabéns!
29/10/2012
Quatro estrelasÓtima sugestão. Muito bem elaborada. Obrigada por compartilhr.
24/05/2012
Quatro estrelasgostei!! e apliquei com meus alunos da educação de jovens e adulltos NIVÉIS I.II,III e IV assistindo o filme bulliying e provocações sem limite foi uma aula bastante proveitosa e que teve a participação de todos
17/02/2011
Cinco estrelasFiquei muito feliz ao ler a sugestão de aula, pois trabalhei com meus alunos do nono ano a temática do bullying. Realizamos o debate e montamos uma campanha na escola de conscientização e prevenção ao bullying, a atividade foi muito proveitosa principalmente para os alunos que tomaram consciência da gravidade desse tipo de violência.
24/09/2010
Cinco estrelasAula bem explicativa