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Conhecendo os Lagartos

 

25/08/2010

Autor y Coautor(es)
Marina Silva Rocha
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos; Maria Antonieta Gonzaga Silva ; Priscila Barbosa Peixoto.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Reconhecer o grupo dos Lagartos.

§  Identificar as principais características do grupo.   

§  Identificar a importância ecológica de alguns lagartos.

§  Relacionar a sobrevivência dos lagartos com as mudanças climáticas.

§  Desenvolver a leitura de textos científicos relacionados com o assunto e sua interpretação.

Duração das atividades
3 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ser capazes de reconhecer o grupo dos répteis, bem como suas características principais.

Estratégias e recursos da aula

Introdução: uma abordagem para o professor   

SQUAMATA

1-Lacertílios

Lacertilia é a ordem dos squamatas que inclui os animais vulgarmente designados por lagartos. O grupo caracteriza-se pela presença de quatro patas, o que o distingue da sub-ordem Serpentes, pálpebras nos olhos, e ouvidos externos. As famílias Anniellidae e Anguidae correspondem a répteis sem patas que parecem cobras, mas que no entanto são lagartos, tendo em conta a estrutura do esqueleto.

Os lagartos são animais que vivem em regiões que variam desde florestas a regiões desérticas, possuem hábitos que variam de arborícola a fossório, são desde herbívoros a eficientes predadores, podem possuir quatro, dois ou nenhum membro, surgem em diversos tamanhos e variam de poucos centímetros a dois-três metros de comprimento.

Os lagartos são famosos pela rapidez, pelo estado de alerta e pela habilidade para subir ou correr em volta de obstáculos, o que os ajudam a evitar muitos predadores perigosos. Muitas espécies podem deixar cair suas caudas quando são ameaçadas ou pegas. Embora sejam geralmente inofensivos, a maioria das espécies morde quando é capturada, causando dor intensa nos seus captores. Duas espécies, o lagarto-de-contas e o monstro de gila possuem um veneno muito parecido ao de algumas cobras, embora apresentem pouco risco para os humanos.   

TIPOS DE LAGARTOS:   

Camaleão (família Chamaeleonidae)   

Os camaleões são famosos por sua alegada habilidade em trocar de cor conforme o ambiente, por sua língua rápida e alongada, e por seus olhos, que podem ser movidos independentemente um do outro. O nome "Camaleão" significa "leão da terra", e é derivado das palavras gregas Chamai (na terra, no chão) e leon (leão). É um lagarto bastante antigo, já que há registros fósseis de camaleões desde períodos tão longínquos quanto o Terciário. Ao contrário da crença popular, o camaleão não é incolor, e nem muda de cor de acordo com a cor do ambiente: na verdade, a mudança de sua cor básica é expressão de uma condição física ou psicológica do lagarto. A pele troca de cor sob a influência de seu humor, da luz ou da temperatura. A mudança de cor também tem um papel importante na comunicação durante lutas entre camaleões: as cores indicam se o oponente está assustado ou furioso. Acidentalmente, a mudança de cor pode ajudar no mimetismo do animal, embora esta não seja uma ocorrência frequente, e sim ocasional.

Calango-verde são lagartos pequenos, de cauda muito longa, cilíndrica e afilada, cujo comprimento ultrapassa o corpo. Podem perder parte da cauda devido a brigas ou ataques, porém conseguem regenerá-la. Vivem nos campos, em terrenos secos e têm hábitos diurnos. Alimentam-se de artrópodes e de pequenos vertebrados que procuram entre pedras, troncos e folhas caídas. Podem também comer restos de animais e de vegetais. Na época de reprodução os machos maiores prevalecem sobre os menores e perseguem as fêmeas durante bastante tempo antes do acasalamento. Os calangos são ovíparos e têm várias ninhadas por ano, com uma média de 5 a 6 ovos em cada uma.

Varanidae é uma família de répteis escamados do grupo dos lagartos, que contém apenas o gênero Varanus. Os varanídeos recebem o nome popular de varano ou lagarto-monitor. Os varanos são lagartos de grandes dimensões, carnívoros e extremamente agressivos. Têm um metabolismo rápido, tendo em conta que são répteis, e sentidos de visão e olfato bastante apurados. A maioria das espécies pode deslocar-se com bastante rapidez. Os varanos são considerados como o grupo mais evoluído dentro dos lagartos. Algumas espécies:

*     Varano cinzento (Varanus griseus)

*     Varano malaio (Varanus salvator)

*     Dragão de Komodo (Varanus komodoensis)   

O Dragão de Komodo é a maior espécie de lagarto e também uma das descobertas mais recentes. Desconhecido para a ciência ocidental até 1912, os dragões de Komodo vivem somente em algumas pequenas ilhas no arquipélago indonésio, apesar de que seus parentes próximos, como os lagartos monitores, são encontrados no resto do planeta. Famosos pelo seu tamanho, poder e aparência de dinossauro, os dragões de Komodo são caçadores habilidosos que, frequentemente, caçam em grupos grandes animais. Embora sendo volumosos, eles podem se locomover com rapidez, sendo capazes de caçar humanos, porcos, veados e cabras. Através das suas mandíbulas e garras, eles podem matar a maioria das presas com rapidez. Normalmente, os animais que conseguem escapar das suas garras, morrem por infecções de uma bactéria alojada na boca do dragão.

Iguana é um gênero de répteis da família Iguanidae, característica das zonas tropicais das Américas. O Iguana, também chamada de Iguana Verde, é um dos répteis mais criados em cativeiro. O Iguana é uma das mais belas representantes da família das Iguanídeas, originárias da América Central e norte do Brasil. Os Iguanas têm hábitos arborícolas, isto é, vivem em árvores, podendo atingir 180 cm. Podem ser encontradas também, na região central do México. Quando novos, os Iguanas possuem uma coloração verde intensa, já quando maiores apresentam, ao longo do corpo, listras escuras. A cauda de um Iguana possui 2/3 (dois terços) do comprimento total do corpo. Iguanas são criadas em terrário tropical úmido, por habitar florestas tropicais.   

Adaptado de: http://www.coladaweb.com/biologia/animais/repteis (consultado em 22/08/10, às 20h23min).    

Estratégia   

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de discussões orientadas sobre o assunto, debates entre eles, pesquisas em livros e internet, bem como vídeos e textos informativos para interpretação.   

Como o professor irá ativar esse processo:

O professor ativará este processo por meio de incentivo às discussões entre os alunos, debates na sala, orientação de pesquisas sobre o tema, além de apresentação de vídeos e textos para os alunos.   

Atividade Inicial: conversando sobre os lagartos, sondando conhecimentos prévios

Professor, num primeiro momento da aula, discuta com os alunos as principais características do grupo dos lagartos, como cauda e patas (exceção para o lagarto ápodo). Sonde se os alunos conhecem lagartos, deixe que eles exemplifiquem e exponham suas experiências. Pergunte quais as características destes animais que os diferem de outros répteis, como serpentes e testudines. É possível que os alunos mencionem que as tartarugas possuem casco, e os lagartos não o possuem. Além disso, cobras não possuem patas, e lagartos possuem.

Agora pergunte: Alguém já viu alguma lagartixa sem cauda? Por que será que isso aconteceu? Deixe que os alunos contem suas experiências, atente-se se algum deles comentará que ela solta a cauda. Se ninguém concluir que estes animais soltam a cauda, explique para a turma que as lagartixas soltam a sua cauda em momentos de defesa. Para defender-se, elas podem morder, bater a cauda ou simplesmente deixar a cauda para trás (isso é chamado de tanatose). Depois de um período sua cauda volta a crescer.

As lagartixas possuem cerdas nos dedos que as ajudam a andar em locais verticais, como paredes. Isso contribuiu para que ela pudesse explorar diversos ambientes e se esconder de predadores, além disso, muitas de suas presas também possuem essa capacidade de locomover por ambientes verticais.

As lagartixas que vemos em nossas casas são animais indefesos e que não transmitem doenças, e ainda ajudam a reduzir alguns insetos como, baratas, aranhas e pernilongos.   

Cerdas nos dedos de uma lagartixa

Retirado de: http://meiobit.com/wp-content/uploads/574px-Gecko_foot_on_glass_2.jpg (consultado em 22/08/10, às 20h35min).  

Atividade de pesquisa: como são os lagartos?             

Professor, depois da atividade inicial, entregue para a turma revistas, jornais e outros materiais em que os alunos possam encontrar imagens e informações sobre lagartos. Divida-os em pequenos grupos e peça que cada grupo faça a sua pesquisa. Após encontrarem as imagens, peça que eles destaquem todas as características, hábitos alimentares e ambientes. Que exponham tudo eles lembrarem e souberem sobre os lagartos.

Para que a atividade seja produtiva, disponibilize materiais para que eles possam produzir uma pesquisa sobre o representante escolhido. Nessa pesquisa podem constar os dados do animal, como uma ficha contendo: Nome popular, científico, gênero, espécie, distribuição geográfica (onde esse animal é encontrado), dentre outras informações como curiosidades que eles conseguirem encontrar.

Abaixo alguns exemplos de lagartos que podem ser usados na pesquisa:   

Cobra de vidro, um lagarto ápodo

Retirado de: http://2.bp.blogspot.com/_xEPe6Cba19I/SzDy5egSwiI/AAAAAAAADII/C2KU_88CxWI/s400/DSC03379.JPG (consultado em 22/08/10, às 20h39min).    

Cobra de vidro, um lagarto ápodo

Retirado de: http://2.bp.blogspot.com/_xEPe6Cba19I/SzEAOxLXMlI/AAAAAAAADIo/MoYrYs3Shi4/s400/DSC03379.JPG (consultado em 22/08/10, às 20h40min).                      

Dragão de Komodo – predador (Varanus)

Retirado de: http://1.bp.blogspot.com/_QTgPv1M6O_s/SftBWXgG84I/AAAAAAAAALM/RJ27j7BjZHg/s400/dragao+de+comodo.jpg (consultado em 22/08/10, às 20h41min).    

Lagarto de Chifre – alimentam-se de cupins- (Phrynossoma coronatum)

Retirado de: http://www.oversodoinverso.com/wp-content/uploads/2009/12/02b_lrg_horned_lizard_log.jpg (consultado em 22/08/10, às 20h42min).    

Diabo espinhoso:

Retirado de: http://1.bp.blogspot.com/_TFaflqw9q-0/Se3sfagcpDI/AAAAAAAANbo/jz7rnQmejSo/s400/capa.jpg (consultado em 22/08/10, às 20h43min).    

Lagartixa

Retirado de: http://www.bicodocorvo.com.br/wp-content/gallery/lagartixa/foto-lagartixa-02.jpg (consultado em 22/08/10, às 20h44min).      

Depois de realizarem as pesquisas, peça aos grupos que montem uma apresentação sobre os representantes de lagartos que escolheram. Para isso, oriente-os como confeccionar uma apresentação em power point (o Link a seguir ensina a montar uma apresentação no programa: http://www.slideshare.net/dimmisue/aprender-a-fazer-slides-com-o-power-point - consultado em 22/08/10, às 21h.),  em que imagens, vídeos e outras informações obtidas poderão ser apresentadas para a turma. Esta poderá ser uma oportunidade de trabalhar com os alunos outras formas de se apresentar trabalhos, usando a tecnologia.    

Texto para os alunos:             

Professor, após as apresentações dos grupos sobre os representantes do grupo dos lagartos, entregue para cada aluno um texto sobre os lagartos. Este texto os ajudará a construir novos conhecimentos sobre o assunto da aula.             

Peça que cada um faça uma leitura atenciosa do texto, destacando os pontos mais importantes. Depois desta leitura individual, disponha os alunos em duplas e oriente-os a lerem novamente o texto, formulando um pequeno resumo das coisas mais importantes. Depois peça que cada dupla leia seu texto para o restante da turma.             

Abaixo segue sugestão de texto:   

Lagarto

Répteis amplamente difundidos em todo o mundo, os lagartos apresentam grande diversidade de tamanhos e formas, desde as espécies mais comuns, próprias de regiões temperadas e tropicais, até as dos desertos australianos, notáveis por suas cores e adornos, ou os vorazes gigantes da ilha de Komodo. Lagarto é todo réptil da ordem dos escamados (Squamata) e que compõe a subordem dos lacertílios ou sáurios (Sauria). Esta última abrange de vinte a trinta famílias de animais de corpo delgado e quatro pernas (às vezes atrofiadas ou ausentes), mandíbulas que se fundem na parte anterior e pálpebras móveis. Muitas dessas famílias são fósseis.

Principais famílias.

Entre as mais importantes famílias de lagartos sobressaem: (1) agamídeos, com mais de 200 espécies na Europa, Ásia e África, inclusive o dragão-voador, que plana com as membranas que lhe cobrem o dorso; (2) anfisbenídeos, como a cobra-de-duas-cabeças, vermiforme e de olhos atrofiados; (3) angüídeos, com os gêneros Diploglossus e Ophiodes; (4) camaleontídeos, de cabeça angulosa, cauda preênsil, capacidade de mudar de cor conforme o ambiente; (5) geconídeos, que abrangem as lagartixas, com patas bem adaptadas para correr; (6) helodermatídeos, lagartos peçonhentos da América do Norte, dotados de glândulas de veneno que se abrem na "gengiva" externa da mandíbula; (7) iguanídeos e teiídeos, que abrangem dois terços dos lacertílios da fauna brasileira; (8) varanídeos, a que pertencem os monitores em geral e o maior de todos os lagartos, o dragão da ilha de Komodo (Indonésia), que alcança mais de três metros de comprimento e peso superior a 130kg.

Entre os anfisbenídeos se encontram, ao que parece, os lacertílios de feições mais primitivas. A cobra-de-duas-cabeças, representante típica dessa família no Brasil, também recebe, na Amazônia, os nomes de mãe-de-saúva e de ibijara. Leva vida subterrânea e sua cor é amarelada e pálida. De olhos quase totalmente atrofiados, acha-se muitas vezes nos formigueiros, o que explica o nome de mãe-de-saúva.

A cobra-de-vidro (Ophiodes striatus) é um angüídeo que se distribui por vários continentes. Corresponde ao licranço europeu e tem cor azulada, principalmente na barriga, com numerosas linhas finas e muito próximas umas das outras, da cabeça à cauda.

A lagartixa é o geconídeo mais conhecido. De origem africana, adaptou-se otimamente aos ambientes domésticos, onde se tornou de utilidade contra os insetos daninhos, como a mosca e o mosquito.

À família dos iguanídeos pertencem numerosas espécies de lagartos da América do Norte, inclusive o basilisco, famoso sobretudo no México. Outro bem conhecido é o sinimbu ou iguana, encontrável em grande parte da América do Sul. De cor verde manchada de azul, verde-escuro e castanho ou cinzento-escuro, confunde-se facilmente com a folhagem, pois, como os camaleontídeos, muda de cor para se proteger dos predadores. Quando grande, atinge cerca de dois metros de comprimento. Se irritado, infla o saco do pescoço e eriça a crista serrilhada.

De diversos tamanhos são os lagartos da família dos teiídeos. Alguns são quase tão pequenos como lagartixas e, no Brasil, recebem o nome de jacarepinimas ou, erroneamente, camaleões. São comuns em terrenos secos e acidentados. O principal representante da família é o teiú (Tupinambis teguixin), que pode atingir dois metros de comprimento. Alimenta-se de larvas, vermes, insetos etc. Apesar de tímido, enfrenta os cães. Acossado, infla o corpo e arqueia o dorso. Correndo, leva a cauda levantada e pode usá-la como chicote.

Esses répteis, porém, são muito ágeis, tanto nos galhos das árvores quanto na água. Alimentam-se de vegetais e insetos, bem como de outros animais pequenos. Atacados pelo homem, sua tendência é fugir. Mas, se a fuga é impossível, enfrentam o inimigo e cravam-lhe os dentes. São característicos os ovos desses lagartos, do tamanho dos de uma pomba, mas elásticos e aparentemente inquebráveis.

Adaptado de: http://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=3243 (consultado em 22/08/10, às 21h08min).       

Ferramentas tecnológicas:             

Professor, após a leitura e interpretação dos textos, apresente para a turma alguns vídeos sobre os lagartos, para que eles aprendam mais sobre estes animais.             

Depois de assistirem os vídeos, peça que cada aluno escreva no caderno um pequeno texto sobre o que assistiu, para que seja usado posteriormente no debate.             

Abaixo seguem as sugestões de vídeos:   

Dragão de Komodo, O Lagarto Gigante da Indonésia - http://www.youtube.com/watch?v=kDq80C4srW0 (consultado em 22/08/10, às 21h10min).      

Discovery Channel Brasil - Vida - Camaleão - http://www.youtube.com/watch?v=GQOO93UjLvM (consultado em 22/08/10, às 21h11min).    

The Iguana Song - http://www.youtube.com/watch?v=faC3XTInrgA (consultado em 22/08/10, às 21h12min).      

tuatara - sphenodon punctatus - http://www.youtube.com/watch?v=RyNivqawzHY&feature=related (consultado em 22/08/10, às 21h13min).      

Criaturas Estranhas O Lagarto de Chifres. - http://www.youtube.com/watch?v=pnDPIXKPb8A (consultado em 22/08/10, às 21h14min).      

Blood Squirting Lizard - http://www.youtube.com/watch?v=gEl6TXrkZnk (consultado em 22/08/10, às 21h15min).    

Um Debate sobre os Lagartos

Nesse momento da aula, os alunos já terão informações suficientes para realizar um debate sobre o assunto. Disponha a turma em semicírculo e coloque para eles os seguintes questionamentos: Os lagartos podem ser extintos? O homem pode interferir na sobrevivência dos lagartos?

Medie as opiniões dos alunos, dando a oportunidade para que todos exponham suas ideias. Direcione os alunos a pensar em modificações climáticas causadas pelos homens e as carcterísticas dos lagartos, relacione também a outros seres vivos que podem ser afetados, como os anfíbios e os recifes de corais. As ideias equivocadas de que podem ser animais perigosos contribui para que os lagartos sejam perseguidos. Discuta com a turma a importância ecológica desses répteis e associe ao que aconteceria com o ambiente caso eles sejam extintos.

Recursos Complementares

            Professor, abaixo seguem alguns links de recursos que você poderá acrescentar à aula, caso julgue necessário:  

http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2010/05/lagartos-em-alerta-vermelho (consultado em 22/08/10, às 21h23min).    

http://vimeo.com/8612833 (consultado em 22/08/10, às 21h24min).    

http://www.portalbrasil.net/educacao_seresvivos_vertebrados_repteis.htm (consultado em 22/08/10, às 21h25min).    

http://www4.icmbio.gov.br/ran/index.php?id_menu=129&id_arq=16 (consultado em 22/08/10, às 21h26min).    

http://www.istoeamazonia.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1487&Itemid=2 (consultado em 22/08/10, às 21h27min).    

http://meiobit.com/35902/adesivo-usando-o-poder-das-lagartixas-geckos/ (consultado em 22/08/10, às 21h28min).    

http://agilidade.jogosloucos.com.br/jogos-de-lagarto.html (consultado em 22/08/10, às 21h29min).    

http://www.jocjogos.com/jogos-de-lagartos-azuis.htm (consultado em 22/08/10, às 21h30min). 

Avaliação

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.

Professor, leve os alunos para a sala de informática da escola e proponha um Jogo que alia morfometria de lagarto e matemática. Disponha-os em duplas para que joguem e um ajude o outro a reconhecer características dos lagartos. Através desta atividade, você poderá verificar como foi o processo de ensino-aprendizagem de seus alunos.

Abaixo seguem links dos jogos:

http://www.uff.br/cdme/jogos_artisticos_geometricos_eletronico/index.html (consultado em 22/08/10, às 21h21min)  

&

http://www.uff.br/cdme/jogos_artisticos_geometricos/index.html (consultado em 22/08/10, às 21h22min). 

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