13/09/2010
Maria de Fátima Araújo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Para melhor compreensão desta aula, as crianças deverão ter noções do que seja um prato regional.
O professor poderá iniciar a aula conversando com as crianças sobre pratos regionais, suas receitas e preferências. Depois, poderá propor uma votação para escolher um prato e fazer uma aula de culinária. Escolhido o prato, o próximo passo é selecionar os ingredientes e solicitar a colaboração de algumas crianças. O pedido será feito à família por meio de um bilhete que será produzido coletivamente e lido na roda. As crianças que não contribuirem com ingredientes para esta culinária, poderão contribuir em outra ocasião.
Receitas de alguns pratos regionais no nordeste do Brasil.
http://tudogostoso.uol.com.br/receita/12433-carne-de-sol-com-macaxeira.html
http://tudogostoso.uol.com.br/receita/1011-pacoca-de-carne-seca.html
http://tudogostoso.uol.com.br/receita/1011-pacoca-de-carne-seca.html
Pratos regionais. Disponíveis em:
http://3.bp.blogspot.com/_8HkV3oT1EvU/R7ysteTnSqI/AAAAAAAAA-I/Ek0MqBVC2Ew/s320/fotogaleria%2B040.jpg
http://www.receitasdecomidas.com.br/fotos/bolo-pe-de-moleque.jpg http://www.receitadeliciosa.com.br/wp-content/uploads/2010/02/pa%C3%A7oca.jpg
No dia combinado, o professor receberá os ingredientes e os apresentará às crianças. É hora de explorar seus nomes, cheiros, sabores e suas cores e texturas. Nesse momento, o professor deverá demonstrar prazer e ressaltar características de cada alimento. A culinária deverá ser encaminhada por um adulto, entretanto as crianças participarão, desenvolvendo ações, como: mexer, misturar, bater, medir, dependendo das características da preparação. A professora deve designar, antecipadamente, um grupo de crianças para ler a receita e orientar a preparação.
Momento de preparação de uma receita regional.Fonte: arquivos da autora
Quando o prato estiver pronto, é hora de degustar! Caberá ao adulto, orientar sobre a forma de saboreá-lo: quente, frio ou gelado, além do uso de utensílios adequados: prato, caneca, copo, garfo, faca e/ou colher. Neste momento é importante ficar atento às falas das crianças em relação à iguaria que estão degustando. Terminada a degustação, a professora pode ler para as crianças um pouco da história do prato preparado, já que se trata de um alimento regional. Assim, as crianças ficarão sabendo qual sua oriegem, porque tem esse nome, dentre outras informações. Em seguida, a professora deve solicitar que as crianças representem com desenho e escrita, o momento da degustação.
O professor deve reproduzir para cada criança, uma cópia da receita que acabaram de preparar e degustar. Depois, o professor encaminhará, coletivamente, em um quadro ou painel, o registro da receita culinária, seguindo as normas da escrita desse gênero textual. Por fim, o texto coletivo será ilustrado pelas crianças e afixado no mural da sala de aula. Sugerir que as crianças levem para casa e peçam a seus familiares que preparem e degustem juntos.
Culinária regional do Brasil
Com esta aula é possível avaliar se as crianças:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!