18/10/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:
É necessário que os alunos reconheçam as unidades fonológicas da língua, como sílabas e terminações de palavras.
Caro professor, acreditamos que o processo de alfabetização, sempre que possível, deve acontecer por meio de textos reais, que circulam socialmente. Com isso, as crianças terão oportunidade, desde o início desse processo, de conhecer e refletir sobre as diversas funções sociais da escrita e, além disso, ampliar o seu nível de letramento. Nesse sentido, propomos intervenções que possibilitam a leitura e reflexão sobre os Hai-Kais e, ao mesmo tempo, favorecem o desenvolvimento da escrita alfabética.
Atividade 1: Conhecendo os Hai-Kais
Objetivos: Conhecer os Hai-Kais
Iniciar a reflexão sobre a função social e o modo de organização dos Hai-Kais.
Caro professor, sugerimos que você transcreva os Hai-Kais abaixo em cartazes e, antes de as crianças chegarem em sala, espalhe-os pelas paredes. Ao receber os alunos, pergunte se estão percebendo algo de diferente na sala.
Explique, então, que esses textos são os Hai Kais, pequenos poemas japoneses. Você pode adiantar às crianças que os Hai Kais, em sua maioria, falam sobre a natureza, sobre aquilo que não prestamos atenção em nosso dia a dia. Proponha, então, o desafio de conhecer um pouco mais sobre esse tipo de poesia.
“O uivar do lobo
Empurra o vento
Para a frente“.
Afonso Cabido, 5 anos
“Recreio
– A árvore
Carregada de amigos”.
Rodrigo Chaves, 5 anos
“Neste galho
Estão as cores todas
Do arco-iris”.
Sara Ferreira, 6 anos
“Rosas vermelhas
enfeitando esse dia
muito carinho”
"No décimo mês
gaviões se encontram
no oitavo dia"
“Na beira do rio
sentada e sorrindo
choro infantil"
"Asas cortadas
da triste borboleta
lágrima e dor"
Os Hai-Kais foram retirados dos sites: http://hai-kais.blogspot.com/2010/07/haicais-infantis-do-outro-lado-do-mundo.html
http://carlosspandarilho.spaces.live.com/blog/cns!23F1D7EB993862A7!174.entry
Sugerimos o desenvolvimento das seguintes intervenções:
1.1 Apreciando os Hai Kais. A cada leitura de um Hai-Kai, você pode fazer as seguintes perguntas:
- “Vocês gostaram desse poema? Por quê?”
- “O Hai-Kai fala algo sobre a natureza? A gente presta atenção nesse fato em nosso dia a dia?”
- “O Hai-Kai é grande ou pequeno? Quantos versos ele tem?”
1.2 Conhecendo algumas características dos Hai-Kais. Proponha às crianças a construção de um quadro com algumas características dos Hai-Kais. Não é necessário que sejam elencadas todas as características nesta atividade. O quadro será completado em outros momento, por meio da tarefa 4 . Você poderá orientar as discussões a partir das seguintes perguntas:
- “O que vocês perceberam de comum entre todos os poemas?”
- “Os Hai-Kais são grandes ou pequenos?”
- “Os Hai-Kais, geralmente, falam sobre qual assunto? Por quê”?
Como exemplo, elaboramos um quadro com as características desse poema:
HAI-KAIS |
São poemas pequenos, em sua maioria, de três versos. |
Os Hai-Kais falam sobre coisas da natureza, que não prestamos atenção em nosso dia a dia. |
Geralmente, ele não tem rimas. |
Atividade 2: Ilustrando os Hai-Kais
Objetivo: Interpretar os Hai-Kais por meio da produção de um desenho
Proponha às crianças a produção de um desenho para ser colocado ao lado de cada Hai Kai. Para que todos participem da atividade, sugerimos o seguinte encaminhamento:
2.1 Divida a sala em sete grupos. Cada um ficará responsável por ilustrar um Hai Kai.
2.2 Distribua folhas em branco, em formato quadrado. Cada aprendiz deverá produzir sua ilustração.
2.3 Em seguida, distribua uma cartolina ou papel craft. Os alunos deverão montar o cartaz com os desenhos que produziram, organizando-os de forma a produzir um bonito quadro.
Atividade 3: Trabalhando a partir dos Hai-Kais
Objetivo: Reconhecer as palavras globalmente
Refletir sobre as relações entre grafemas e fonemas
3.1 Onde está escrito? Chame um aluno à frente da sala. Leia um Hai-kai e peça que ele aponte onde o poema está escrito. Após a leitura de cada Hai-Kai, peça a um aprendiz que vá até o cartaz e localize uma palavra central do texto, ditada por você.
3.2 Jogo de palavras. Sugerimos que esta atividade seja feita com a palavra central de cada Hai-Kai. Escreva uma palavra no quadro, faltando algumas letras, e convide um aluno para completá-la. Em seguida, peça que outro aprendiz verifique se a grafia da referida palavra está correta. Ao final, toda a turma deverá ler a palavra, identificando o número de letras e de sílabas. Abaixo, um exemplo com a palavra central BORBOLETA:
__O__ BO__E__A
Outra possibilidade é pedir aos alunos que formem as palavras com letras móveis. Durante a atividade, sempre que necessário, os questione em relação às correspondências entre grafema e fonema.
3.3 Completando os Hai-Kais. Distribua aos alunos os Hai-Kais com as palavras chave suprimidas. Eles deverão escrever as palavras faltosas nos locais indicados. Sugerimos o exemplo:
“O UIVAR DO ___________ EMPURRA O VENTO PARA A FRENTE".
“RECREIO A _________________ CARREGADA DE AMIGOS”.
“NESTE ________________ ESTÃO AS CORES TODAS DO ARCO-IRIS”.
“_____________ VERMELHAS ENFEITANDO ESSE DIA MUITO CARINHO”
|
"NO DÉCIMO MÊS ________________ SE ENCONTRAM NO OITAVO DIA"
“NA BEIRA DO _____________ SENTADA E SORRINDO CHORO INFANTIL"
"ASAS CORTADAS DA TRISTE ________________ LÁGRIMA E DOR" |
Faça a correção coletiva da atividade, pedindo que um aprendiz escreva a palavra no quadro. Os demais irão conferir a grafia. Caso haja divergência quanto à escrita, solicite a outros alunos que também escrevam a palavra no quadro.
A turma deverá comparar as diversas respostas, analisá-las e decidir qual delas é a correta. Durante a correção, estimule as crianças a discutirem sobre as relações entre os grafemas e os fonemas. Elas deverão ser incentivadas a perceber as correspondências entre sons e letras.
3.4 Formando novas palavras. Desafie os alunos a formarem novas palavras a partir da palavra chave do poema. Distribua para cada um a atividade abaixo. Caso seja a primeira vez que os alunos se deparem com esse tipo de atividade, sugerimos que eles a façam coletivamente.
B |
O |
R |
B |
O |
L |
E |
T |
A |
B |
O |
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B |
O |
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R |
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O |
L |
E |
T |
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R |
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E |
T |
A |
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B |
O |
L |
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A |
Para ajudá-los a perceberem a possibilidade de formação de novas palavras a partir de uma central, você pode orientá-los por meio das seguintes perguntas:
- “É possível formar a palavra BOBO, usando somente as letras da palavra borboleta?”
- “ Se tamparmos as letras BOB, que palavra formamos?” (você pode tampar as letras com um pedaço de cartolina)
- “Que outra palavra podemos formar com as letras de BORBOLETA?”
Sugerimos que você repita a atividade com outras palavras do poema.
Atividade 4: Estudando sobre os Hai-Kais
Objetivos: Sistematizar os conhecimentos sobre os Hai-Kais
Identificar informações no texto
Proponha às crianças o estudo de um texto sobre esse tema. Dessa forma, os alunos se familiarizarão com mais algumas características dos Hai-Kais.
OS HAI KAIS
HAI-KAI OU HAICAI É UM TIPO DE POESIA. SURGIU NO JAPÃO E CHEGOU AO BRASIL EM 1908. SÃO POEMAS CURTOS, GERALMENTE, DE TRÊS VERSOS. ELES FALAM SOBRE A NATUREZA, O ESQUECIDO PELA VIDA CORRIQUEIRA E CORRIDA.
(Imagem retirada do site: http://www.staralliance.com/pt/fares/regional-fares/
Antes de iniciar a leitura do texto, você pode fazer as seguintes questões:
- “Onde está o título do texto? Qual é ele?”
- “Qual será o assunto desse texto?”
Após a leitura, sugerimos as perguntas:
- “O texto confirma as hipóteses que levantamos?”
- “Após o texto há um representação do mapa mundi. Que país está destacado? Por quê?”
- “O que é um Hai-Kai? Circulem no texto a palavra POESIA.”
- “Circulem no texto o nome do país de origem dos Hai Kais. Localize o país no mapa.”
- “Quando esse tipo de poema chegou ao Brasil? Circulem no texto a data.”
- Os poemas do tipo Hai-Kai são parecidos com outros textos que conhecemos? Quais? E em quê aspectos são parecidos?
- “Circulem a parte do texto que nos oferece informações sobre o que esse poema fala.”
Após esta atividade, convide os alunos a completarem o quadro iniciado na atividade 1, com outras características do Hai Kai.
Atividade 5: Produzindo folheto para divulgar os Hai Kais
Objetivos: Elaborar Hai-Kais, obedecendo a estrutura desse gênero textual
Proponha às crianças a seguinte tarefa:
-Produzir um folheto contendo Hai-Kais elaborados pela turma e distribuí-los aos colegas da escola.
5.1 Alguns dias antes de iniciar a produção, convide as crianças a prestarem atenção nos elementos da natureza com que se depararem: as árvores, o céu, os insetos, a chuva, o vento, os animais. Cada aluno terá a tarefa de observar atentamente como são tais elementos e o que observam neles. Estimule as crianças a perceberem o que acontece com cada um deles. Se possível, peça aos alunos que saiam da sala de aula, andem pela escola, fiquem debaixo de uma árvore, observem os animais, ou façam algo que favoreça a observação da natureza.
5.2 No início de cada dia de aula, peça aos aprendizes que digam o que estão observando. Assim que você sentir que eles estão atentos a esses aspectos do dia a dia, proponha a elaboração de um Hai-Kai sobre algum elemento da natureza citado por eles. No momento da produção escrita, chame atenção dos alunos para as características desse texto: ele deve ter três versos e falar de algo da natureza, singelo, que não percebemos no dia a dia. Os alunos poderão reservar algumas folhas do caderno para essa tarefa. Não há necessidade de os poemas serem escritos em um único dia.
5.3 Após a elaboração dos Hai-Kais, peça aos aprendizes que voltem aos poemas produzidos. Faça a leitura de cada um para eles. Nesse momento, deverão avaliar a escrita, verificando se utilizaram as expressões desejadas ou se pretendem fazer alguma modificação para expressar melhor o que queriam dizer.
5.4 Proponha às crianças a elaboração um pequeno texto com a definição do que é um Hai-Kai. Assim, as pessoas, além de lerem os poemas, também poderão conhecer um pouco sobre sua origem e suas principais características.
5.5 Sugerimos que você desenvolva intervenções semelhantes às apresentadas na atividade 3 para que os aprendizes continuem a reflexão sobre as relações entre grafemas e fonemas e possam avançar no processo de compreensão do princípio alfabético: cada letra corresponde a um som.
5.4 Ao final, os alunos decidirão como será organizado o folheto. Debata com a turma os seguintes aspectos:
-“ O que colocaremos primeiro: os Hai-Kais ou o texto com a sua definição? Por quê?”
- “Onde escreveremos o nome dos autores dos poemas?”
- “O folheto terá um nome? Qual será?”
Atividade 6: Divulgando Hai Kais
Objetivos: Ler com fluência
Planejar a fala em situações formais
Converse com a turma sobre as estratégias a serem usadas para distribuição e apresentação dos folhetos aos alunos da escola. Sugerimos que os aprendizes sejam divididos em pequenos grupos. A cada dia da semana, um grupo ficará responsável por passar em duas salas da escola, explicar como foi feito o trabalho, ler os Hai Kais produzidos e dizer as características desse tipo de poema. (se possível peça a outro professor da escola ou à coordenação que acompanhe cada grupo. Outra possibilidade é você acompanhar cada grupo em um momento que não estiver responsável pela turma).
Explique à turma que, como irão fazer uma apresentação em público, deverão se preparar para isso. Sugerimos os seguintes procedimentos:
Se possível, grave em vídeo a apresentação de um grupo para a turma assistir. Peça às crianças que avaliem a atuação dos colegas segundo os critérios discutidos em sala. Registre as sugestões que levantarem. Essas sugestões poderão ajudar o próximo grupo em sua apresentação
Para ampliar os conhecimentos sobre o trabalho com a literatura, sugerimos que você leia a apresentação do livro "Como usar a literatura infantil na sala de aula", localizada no site: http://www.livrariacultura.com.br/imagem/capitulo/750105.pdf
Caso se interesse pela leitura do livro, a autora é Maria Alice Faria e a editora: Contexto.
Para avaliar se os aprendizes compreenderam o que são os Hai-Kais e avançaram na apropriação da natureza alfabética do sistema de escrita, sugerimos as seguintes intervenções:
Com essas atividades, você poderá perceber em que aspectos da aprendizagem os alunos avançaram e o que ainda necessita ser mais trabalhado.
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