Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Do cão de guarda ao cão de companhia: conhecendo as raças de cachorro nas narrativas literárias

 

26/08/2010

Autor e Coautor(es)
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

SUZANA MARIA DE BRITO, CIBELE LUCENA DE ALMEIDA, DENISE BARBOSA DE OLIVEIRA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Objetivos: As crianças na faixa etária de quatro anos de idade poderão com esta aula:   §

  •   Reconhecer algumas características físicas externas do cachorro.
  •   Classificar as raças de cães de acordo com o seu uso e a sua função na sociedade.
  •   Adquirir atitudes necessárias à saúde do cachorro (prevenção e preservação).
  •   Desenvolver hábitos de segurança e prevenção de doenças na relação humano/cachorro.  
Duração das atividades
As atividades propostas a seguir serão desenvolvidas em cinco aulas com duração de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para participar destas aulas os alunos não necessitam ter conhecimentos prévios sobre o tema.

Estratégias e recursos da aula

 ATIVIDADE 1 – Motivando as crianças para conhecer as raças de cachorro

1° momento – Para suscitar o interesse da turma pelo tema, sugerimos que o professor leve para a roda da história alguns livros da coleção casinha & companhia da Editora FTD.

 

Fonte: www.ftd.com.br 

Durante a apresentação dos livros o professor pode fazer o seguinte comentário:

  •  Pessoal hoje eu trouxe para a nossa roda da história os livros da coleção casinha e companhia. Por que será que a coleção tem esse nome?
  • O que tem na ilustração das capas?
  • Olhando para a ilustração dá para pensar sobre o que vai falar as histórias dessa coleção?

Após essa conversa o professor faz uma votação para contar duas histórias da coleção.

 2° momento – Durante a contação da história o professor vai destacando as características físicas e de comportamento das diferentes raças de cachorro e, também, chamando a atenção das crianças para as funções que este animal vai assumindo em sua relação com os humanos (companhia, pastoreio, guarda, trabalho).

3° momento – Após a contação da história o professor realiza alguns questionamentos para investigar quais os conhecimentos das crianças sobre o cachorro:

  • Os cachorros que ouvimos as histórias são todos iguais?
  • No que eles são diferentes?
  • No que eles se parecem?
  •  Como é corpo deles?
  • O que será que eles comem?
  • Eles são todos do mesmo tamanho?

ATIVIDADE 2 – Observando o cachorro de um colega

Antes dessa aula, o professor faz contato com os pais das crianças que têm cachorro para saber da possibilidade deste vir fazer uma visita a turma.

1° momento – O professor conversa com a turma sobre a vinda do cachorro de um dos colegas à sala e propõe a elaboração de algumas perguntas sobre o animal, para serem feitas aos pais:

  • Qual o nome do cachorro?
  •  Quem escolheu esse nome e por quê?
  • Com que idade o cachorro veio morar com a família?
  • A qual raça ele pertence?
  • Por que escolheram essa raça?
  • Como ele é? (comportamento do animal)
  •  O que ele gosta de comer?
  • Ele já ficou doente?
  •  Como cuidaram dele? Ele toma banho?

2° momento – Após a conversa com os pais, o professor solicita às crianças que observem o animal.

  

Fonte: Acervo do NEI, 2010 

Durante a observação o professor pode fazer alguns questionamentos:

  • Pessoal o que tem no corpo do cachorro?
  •  Ele é grande ou pequeno?
  • Qual a cor dele?
  • O pelo dele é curto ou ele é peludo?

3° momento – Após a turma se despedir dos pais e do cachorro, o professor propõe a escrita de um texto narrando a visita do cachorro e descrevendo como ele era. Concluído o texto as crianças registram a visita por meio de desenho para ilustrá-lo.

ATIVIDADE 3 - Conversando com uma veterinária para conhecer a anatomia externa do cachorro

Antes dessa aula, o professor faz contato com um veterinário ou veterinária para conversar com as crianças sobre a anatomia do cachorro.

 1° momento – Chegado o dia da conversa com a veterinária, o professor apresenta a profissional para as crianças e, em seguida, faculta-lhe a palavra para proceder a conversa.

Fonte: Acervo do NEI

2° momento – Após a conversa o professor agradece a profissional e, prossegue a aula afixando um papel na lousa para registrar o que o grupo aprendeu, como mostra o exemplo abaixo:

O QUE APRENDEMOS SOBRE CACHORRO NA CONVERSA COM A VETERINÁRIA

  • O CACHORRO TEM JOELHO, COTOVELO E MUNHECA COMO A GENTE.
  • AGENTE CHAMA DE RABO, MAS O NOME CERTO É CAUDA.
  • A ORELHA DO CACHORRO PODE SER GRANDE, PEQUENA, PARA CIMA OU PARA BAIXO, DEPENDE DA RAÇA.
  • QUANDO O LEITE DA CACHORRA É POUCO ELA COME OS FILHOTES FRAQUINHOS.
  • O CACHORRO SÓ TOMA BANHO UMA VEZ POR SEMANA. QUANDO TOMA MUITO BANHO PODE FICAR COM UMA DOENÇA NA PELE CHAMADA DERMATITE

3° momento – O professor solicita que as crianças registrem por intermédio do desenho e escrita o que elas aprenderam sobre o cachorro.

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA – NEI/CAP/UFRN DATA: _____/_____/______                 TURMA 3B

NOME: ________________________________________________

   ATIVIDADE DE SALA

HOJE A MÃE DE FILIPE DANTAS VEIO CONVERSAR COM A GENTE SOBRE A ANATOMIA DO CACHORRO. REGISTRE POR MEIO DO DESENHO E DA ESCRITA O QUE VOCÊ APRENDEU. 

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

ATIVIDADE 4 – Classificar os cachorros em grupos de acordo com as suas funções na sociedade

 1° momento – O professor traz para roda da conversa os livros da coleção casinha e companhia ou outro material trabalhado durante o estudo e retoma as funções de cada raça de cachorro.

2° momento – O professor afixa na lousa ou parede a tabela abaixo para preencher com a ajuda das crianças:

No momento de escrever os nomes das raças o professor solicita a participação das crianças para ajudar a pensar nas letras. É interessante relacionar a letra ao nome de alguma criança da sala ou de outras palavras significativas para as crianças, da seguinte forma: Olha só, esse cachorro aqui é o Dobermann. O nome dele começa com a mesma letra do nome de Daniel. Quem sabe me dizer que letra é? À medida que escreve o nome da raça o professor vai questionando a função que o cachorro desempenha e marca na tabela com um X ou colorindo. Nesse momento o professor vai pontuando para as crianças que uma raça de cachorro pode desempenhar várias funções.

 3° momento – Concluído o preenchimento da tabela o professor organiza grupos de trabalho (dupla ou trios) para produzir ilustração das raças e colar na tabela. Para esta atividade, o professor disponibiliza imagens das raças trabalhadas para as crianças usarem como modelo na produção das ilustrações. Á medida que os grupos forem concluindo os desenhos o professor vai recortando e colando na tabela.

ATIVIDADE 5 – Assistindo vídeos sobre a higiene dos cachorros

1° momento – Como sugestão, o professor  inicia a aula exibindo para a turma alguns vídeos do site www.viladoscaes.com.br. Nestes vídeos profissionais falam acerca de alguns hábitos de higiene do cachorro necessários para prevenir algumas doenças.

2° momento – Após assistirem aos vídeos o professor realiza alguns questionamentos para sistematizar o que foi aprendido:

  • Por que o cachorro tem que tomar banho e ser tosado?
  • O que acontece se os cachorros não começarem a escovar os dentes ainda bebe?
  • Que doenças os cachorros podem adquirir pela falta de escovação?
  • O que o dono do cachorro deve fazer para ele não adquirir pulgas e carrapatos?
  •  Quais as doenças que as pulgas e os carrapatos podem causar nos cachorros?

3° momento – O professor propõe a turma produzirem um mural sobre a saúde e higiene dos cachorros. Para isso organiza a turma em grupos e distribui imagens relacionadas  ao tema para as crianças escreverem o que elas representam. 

Fonte: www.google.com.br  

À medida que os grupos forem concluindo a atividade o professor solicita que leiam o que escreveram e pede licença as crianças para escrever, abaixo de suas escritas, do jeito que adulto escreve. Em seguida expõe o material.                                                 

Recursos Complementares

www.google.com.br

Neste site é possível encontrar as imagens da atividade 5. Para isso é só digitar na caixa de pesquisa a frase higiene do cachorro.

www.ftd.com.br

Neste site o professor poderá acessar a imagem relacionada a coleção Casinha e companhia.

www.viladoscaes.com.br

Neste site o professor poderá acessar os vídeos indicados na atividade 5 é só clicar no link nossos vídeos. Sugerimos os seguintes títulos:

  • Dica Banho e Tosa
  • Professor Flavio Valerio
  • Saúde Bucal
  •  Dica Pulgas e Carrapatos

Avaliação

A avaliação será realizada durante o decorrer das atividades, observando se as crianças:   

  •   Reconheceram algumas características físicas externas do cachorro.
  •   Classificaram as raças de cães de acordo com o seu uso e a sua função na sociedade.
  •   Adquiriram atitudes necessárias à saúde do cachorro (prevenção e preservação).
  •   Desenvolveram hábitos de segurança e prevenção de doenças na relação humano/cachorro.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.