26/08/2010
SUZANA MARIA DE BRITO, CIBELE LUCENA DE ALMEIDA, DENISE BARBOSA DE OLIVEIRA
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Objetivos: As crianças na faixa etária de quatro anos de idade poderão com esta aula: §
Para participar destas aulas os alunos não necessitam ter conhecimentos prévios sobre o tema.
ATIVIDADE 1 – Motivando as crianças para conhecer as raças de cachorro
1° momento – Para suscitar o interesse da turma pelo tema, sugerimos que o professor leve para a roda da história alguns livros da coleção casinha & companhia da Editora FTD.
Fonte: www.ftd.com.br
Durante a apresentação dos livros o professor pode fazer o seguinte comentário:
|
Após essa conversa o professor faz uma votação para contar duas histórias da coleção.
2° momento – Durante a contação da história o professor vai destacando as características físicas e de comportamento das diferentes raças de cachorro e, também, chamando a atenção das crianças para as funções que este animal vai assumindo em sua relação com os humanos (companhia, pastoreio, guarda, trabalho).
3° momento – Após a contação da história o professor realiza alguns questionamentos para investigar quais os conhecimentos das crianças sobre o cachorro:
|
ATIVIDADE 2 – Observando o cachorro de um colega
Antes dessa aula, o professor faz contato com os pais das crianças que têm cachorro para saber da possibilidade deste vir fazer uma visita a turma.
1° momento – O professor conversa com a turma sobre a vinda do cachorro de um dos colegas à sala e propõe a elaboração de algumas perguntas sobre o animal, para serem feitas aos pais:
|
2° momento – Após a conversa com os pais, o professor solicita às crianças que observem o animal.
Fonte: Acervo do NEI, 2010
Durante a observação o professor pode fazer alguns questionamentos:
|
3° momento – Após a turma se despedir dos pais e do cachorro, o professor propõe a escrita de um texto narrando a visita do cachorro e descrevendo como ele era. Concluído o texto as crianças registram a visita por meio de desenho para ilustrá-lo.
ATIVIDADE 3 - Conversando com uma veterinária para conhecer a anatomia externa do cachorro
Antes dessa aula, o professor faz contato com um veterinário ou veterinária para conversar com as crianças sobre a anatomia do cachorro.
1° momento – Chegado o dia da conversa com a veterinária, o professor apresenta a profissional para as crianças e, em seguida, faculta-lhe a palavra para proceder a conversa.
Fonte: Acervo do NEI
2° momento – Após a conversa o professor agradece a profissional e, prossegue a aula afixando um papel na lousa para registrar o que o grupo aprendeu, como mostra o exemplo abaixo:
O QUE APRENDEMOS SOBRE CACHORRO NA CONVERSA COM A VETERINÁRIA
|
3° momento – O professor solicita que as crianças registrem por intermédio do desenho e escrita o que elas aprenderam sobre o cachorro.
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA – NEI/CAP/UFRN DATA: _____/_____/______ TURMA 3B NOME: ________________________________________________
ATIVIDADE DE SALA
HOJE A MÃE DE FILIPE DANTAS VEIO CONVERSAR COM A GENTE SOBRE A ANATOMIA DO CACHORRO. REGISTRE POR MEIO DO DESENHO E DA ESCRITA O QUE VOCÊ APRENDEU.
____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ |
ATIVIDADE 4 – Classificar os cachorros em grupos de acordo com as suas funções na sociedade
1° momento – O professor traz para roda da conversa os livros da coleção casinha e companhia ou outro material trabalhado durante o estudo e retoma as funções de cada raça de cachorro.
2° momento – O professor afixa na lousa ou parede a tabela abaixo para preencher com a ajuda das crianças:
No momento de escrever os nomes das raças o professor solicita a participação das crianças para ajudar a pensar nas letras. É interessante relacionar a letra ao nome de alguma criança da sala ou de outras palavras significativas para as crianças, da seguinte forma: Olha só, esse cachorro aqui é o Dobermann. O nome dele começa com a mesma letra do nome de Daniel. Quem sabe me dizer que letra é? À medida que escreve o nome da raça o professor vai questionando a função que o cachorro desempenha e marca na tabela com um X ou colorindo. Nesse momento o professor vai pontuando para as crianças que uma raça de cachorro pode desempenhar várias funções.
3° momento – Concluído o preenchimento da tabela o professor organiza grupos de trabalho (dupla ou trios) para produzir ilustração das raças e colar na tabela. Para esta atividade, o professor disponibiliza imagens das raças trabalhadas para as crianças usarem como modelo na produção das ilustrações. Á medida que os grupos forem concluindo os desenhos o professor vai recortando e colando na tabela.
ATIVIDADE 5 – Assistindo vídeos sobre a higiene dos cachorros
1° momento – Como sugestão, o professor inicia a aula exibindo para a turma alguns vídeos do site www.viladoscaes.com.br. Nestes vídeos profissionais falam acerca de alguns hábitos de higiene do cachorro necessários para prevenir algumas doenças.
2° momento – Após assistirem aos vídeos o professor realiza alguns questionamentos para sistematizar o que foi aprendido:
|
3° momento – O professor propõe a turma produzirem um mural sobre a saúde e higiene dos cachorros. Para isso organiza a turma em grupos e distribui imagens relacionadas ao tema para as crianças escreverem o que elas representam.
Fonte: www.google.com.br
À medida que os grupos forem concluindo a atividade o professor solicita que leiam o que escreveram e pede licença as crianças para escrever, abaixo de suas escritas, do jeito que adulto escreve. Em seguida expõe o material.
Neste site é possível encontrar as imagens da atividade 5. Para isso é só digitar na caixa de pesquisa a frase higiene do cachorro.
Neste site o professor poderá acessar a imagem relacionada a coleção Casinha e companhia.
Neste site o professor poderá acessar os vídeos indicados na atividade 5 é só clicar no link nossos vídeos. Sugerimos os seguintes títulos:
A avaliação será realizada durante o decorrer das atividades, observando se as crianças:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!