Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Tim, Tim, Tim: Quem bate aí? – Conhecendo os diferentes tipos de moradia

 

26/08/2010

Autor e Coautor(es)
Vanessa de Cássia Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer e explorar os diferentes tipos de moradia;

- Construir a noção de ambiente;

- Conhecer as diferentes realidades de moradia da população brasileira;

- Explorar sentimentos de respeito, igualdade e justiça.

Duração das atividades
6 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A partir do trabalho com os diferentes tipos de moradia, as crianças têm a oportunidade de conhecer várias culturas sem sair do lugar. E ainda, percebendo as diversas realidades de moradia da população brasileira, cria-se um ambiente propício para a compreensão dos sentimentos de respeito, igualdade e justiça.

Estratégias e recursos da aula

1° Momento: Promover uma contação de história “Os três porquinhos”. A partir deste clássico da Literatura Infantil destacar as diferentes moradias dos personagens. E então, abrir a discussão para o grupo falar de como são suas moradias.  Os relatos das crianças devem ser anotados e a partir deles, elencar os tipos de moradia. Para registrar este momento, pode ser elaborado um gráfico a fim de visualizar qual é o tipo de moradia predominante na turma e qual é o tipo de moradia que menos aparece. As crianças podem ir completando cada quadradinho com pedacinhos de EVA.  

2° Momento: Realizar uma atividade para ser realizada em casa: as crianças juntamente com as famílias deverão construir uma pequena maquete para representar sua moradia. Para esta atividade, sugere-se a utilização de caixas descartáveis (sapato, fósforo, creme dental, etc.) Antecedendo este momento, é interessante observar se próximo à escola existe alguma construção. E caso possível, desde que respeitadas as normas de segurança, as crianças podem visitar o espaço.   

3° Momento: Apresentação das maquetes. Para organizar a apresentação dos trabalhos, organizar o grupo a partir de uma classificação: as crianças se agrupam conforme os tipos de moradia. Durante a apresentação identificar algumas semelhanças, como: presença de jardim, árvores; as formas do telhado; as cores das residências.  Evitar comparações do tipo “minha casa é maior, ou mais bonita”. É interessante ainda, explorar a nomenclatura dos cômodos.   

4° Momento: Explorar a música “ Pintor de Jundiaí”. A partir desta canção é possível trabalhar algumas noções topográficas: lá em cima, lá embaixo. E principalmente conhecer os diferentes ambientes da casa. Instigar as crianças a relatarem as ações cotidianas que ocorrem nos diferentes espaços de sua moradia ( brincar, dormir, comer, conversar, assistir televisão, ler, correr, tomar banho, escovar os dentes, etc). Para registrar esse momento, as crianças podem ilustrar a canção com desenho, ou massa de modelar. Pode ser realizada ainda, uma sondagem junto às famílias das crianças a fim de saber se existem profissionais como: pedreiro, arquiteto, engenheiro civil, pintor, decorador.  Sendo estas profissões diretamente ligadas a construção e organização de moradias, seria bem interessante que as crianças pudessem conversar com algum desses profissionais.       

5° Momento: Numa roda de conversa, instigar as crianças a pensarem na seguinte questão: todas as pessoas têm uma moradia? Durante a conversa, destacar quais são os ambientes que as pessoas que não têm moradia ocupam para se abrigar. Ouvir do grupo o que acham sobre esta situação. Em seguida, propor às crianças que procurem em revistas figuras de pessoas desabrigadas, recortem e colem. As figuras serão apresentadas ao grupo, de maneira que cada criança possa falar de seus sentimentos em relação á situação e propor soluções para o problema. A partir da fala das crianças, elaborar um texto coletivo.   

6° Momento: Propor uma pesquisa: as crianças deverão procurar na internet, livros, revistas ou outros tipos de materiais, moradias diferentes, características de outras regiões e/ ou outros períodos da história. Os materiais devem ser levados para a sala e lá, com auxílio de mapas, globo terrestre, localizar as regiões nas quais as diferentes moradias têm origem. É importante neste momento, que as crianças tenham acesso à informações referentes à funcionalidade das moradias, associando à questões climáticas, culturais.  Para encerrar este trabalho, as crianças podem montar uma linha do tempo, apresentando as diferentes moradias que descobriram, a começar pelas cavernas.  O grupo pode escolher um ou dois  tipo(s) de moradia e então, com material reciclável, podem montar um cantinho de brincadeira com o formato da moradia escolhida. Todo o conhecimento produzido termina em uma divertida brincadeira.

Recursos   

- Livro de história “ Os três Porquinhos” Clássicos Infantis;

- Música “ O pintor de Jundiaí” do livro Quem canta seus males espanta;

- Som;

- Papelão e outros materiais recicláveis;

- Massa de modelar ou lápis de cor

- EVA.

Recursos Complementares

Outra música que pode ser utilizada para trabalhar o conteúdo da aula é “A casa” de Vinícius de Moraes.   

Acessando o endereço a seguir, você pode buscar a música “ Pintor de Jundiaí”  http://www.4shared.com/file/OwcZ8Opo/Quem_Canta_Seus_Males_Espanta.htm 

Acessando este endereço você pode conferir a história dos Três Porquinhos. http://www.youtube.com/watch?v=QAKbheZlXK4 

Avaliação

- A criança demonstrou interesse pelo assunto trabalhado;

- A criança foi capaz de compreender o gráfico;

- A criança foi capaz de falar da sua moradia, estabelecendo relações espaciais;

- A criança foi capaz de falar da sua moradia, descrevendo características da mesma;

- A criança foi capaz de estabelecer relações de semelhanças e diferenças entre os diferentes tipos de moradia estudados;

- A criança expressou sentimentos acerca das situações de injustiça social que vivem as pessoas sem moradia.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.