13/09/2010
Maria de Fátima Araújo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Para realização desta aula é necessário que o professor envolva as famílias no sentido de partilhar com o grupo, os saberes relacionados às tradições culturais.
O professor deve iniciar esta aula, assistindo com as crianças, vídeo(s) sobre brincadeiras tradicionais. Em seguida, conversar com as crianças sobre as brincadeiras propostas no(s) vídeo(s) - se são conhecidas, se já foram vivenciadas pelas crianças, quais as suaas regras, se são brincadeiras individuais ou coletivas etc- e listar em um painel os nomes dessas brincadeiras.Para ilustrar o painel, o professor deve solicitar que as crianças representem, através de desenhos, as brincadeiras apreciadas.
Vídeos sugeridos:
http://www.youtube.com/watch?v=po1Pc2nHsZE&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=j2YjscqWqOw&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=cSifik1YvFQ&feature=related
O professor deve convidar um familiar de uma das crianças para ensinar ao grupo uma brincadeira de sua infãncia. Organizados na roda, o convidado deverá informar o nome da brincadeira e explicar como se brinca. Em seguida, junto ao professor, o convidado deve propor a vivência da brincadeira ao grupo. A atividade deverá ser realizada muitas vezes, em um processo de desconstrução e construção de novas regras. É preciso atentar para o encantamento do “de novo” e respeitá-lo.
Ensinando como se brinca amarelinha. Fonte: arquivos da autora
Crianças brincando e reinventando o jogo da amarelinha. Fonte: arquivos da autora
Ao final da brincadeira, os participantes, em uma roda de conversa, falarão sobre a atividade, relatando os sentimentos vividos e as impressões do jogo. O professor poderá propor a construção de um texto como registro da brincadeira. As ilustrações poderão ser feitas, através de desenho, usando materiais como: papel camurça/lixa e giz de cera.
Site sobre brincadeiras populares:
Com esta aula é possível avaliar o envolvimento da família através do repertório de jogos e brincadeiras da tradição apresentado pelas crianças, bem como a aprendizagem das crianças em relação aos jogos e brincadeiras ensinados ao grupo e como este consegue partilhar, em uma roda de conversa, os sentimentos vividos e as impressões do jogo.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
09/08/2013
Quatro estrelasGOSTEI DAS INFORMAÇÕES,FOI DE GRANDE AUXILIO EM MINHAS AULAS
20/09/2010
Cinco estrelasOlá Naire! Gostei muito da sua idéia para trabalhar com as crianças as brincadeiras tradicionais, acho que desta forma é possível resgatá-las, já que foram sendo deixadas de lado com a chegada da tecnologia, pois hoje, muitas crianças passam a maior parte do tempo em frente a jogos eletrônicos. É muito interessante também a idéia de fazer os pais transmitirem seus conhecimentos sobre as brincadeiras, pois faz com que sejam mais participativos no desenvolvimento de seus filhos. Parabéns!