25/08/2010
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber ler e interpretar informações.
Inicialmente o professor reúne o grupo de alunos para conversar sobre as manifestações culturais que se destacam no período junino. O mote para essa conversa poderá ser a apresentação do vídeo: “São João do Nordeste”. Este vídeo apresenta de forma clara e rápida as várias manifestações que se apresentam nas festas juninas na região nordeste, desde as danças, brincadeiras, como também a culinária.
Imagem do vídeo São João do Nordeste.
O vídeo encontra-se no seguinte link: http://www.youtube.com/watch?v=GcwKEGzpy-E
Na discussão sobre as manifestações juninas, o professor poderá dar uma ênfase à culinária desse período. Após a apresentação o professor lança a proposta para a turma de realizar uma pesquisa com as famílias sobre quais as receitas da culinária junina que mais se destacam em cada um dos lares.
Nesse momento o professor solicita que cada um dos alunos apresente as receitas que trouxeram. Depois dessa apresentação é lançada uma proposta para o grupo de se construir um livro de receitas da culinária junina.
O professor sugere então uma votação para a escolha das receitas para compor o livro para que não fique muito extenso, nem tampouco repetitivo. Depois da escolha das receitas o professor sugere a montagem de um cronograma para a execução de cada uma das receitas escolhidas. Sugerimos de 4 a 6 receitas.
Damos como exemplo: pipoca, cocada, arroz doce, bolo de milho, milho cozido e canjiquinha.
No momento da execução dessas culinárias é importante que o professor apresente a receita, leia para o grupo, depois a execute com a turma. O professor deverá destacar nesse momento a importância do texto da receita, as medidas utilizadas (quilo ou litro), apresentando-as e lançando desafios para a turma do tipo: Se em uma receita de bolo de milho pede ½ litro de leite, em duas receitas quanto de leite precisaríamos?
O momento da culinária poderá ser apresentado por um convidado (mãe, avó de algum aluno da turma), pelo professor ou pelos alunos. A receita poderá ser lida antes da execução da mesma, como também à medida que a culinária esteja sendo realizada. É importante que essa leitura seja feita por um aluno.
Após o preparo, o professor (ou um aluno) escreve em uma cartolina e todas as crianças registram essas escritas em seus cadernos de receitas. É importante solicitar o registro dos desenhos de cada um desses momentos.
Ao final da execução dessas atividades o professor poderá promover o lançamento desse caderno com uma degustação dessas culinárias.
Observação: Os cadernos (ou livros) de receitas poderão ser previamente elaborados pelos professores, apresentando os espaços para que as crianças escrevam cada uma das receitas.
Orientamos o sguinte link para pesquisar receitas da culinária junina.
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
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