26/08/2010
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Compreender estas imagens através de objetos do cotidiano: CD’s, blocos lógicos, triângulos (lápis triangular), quadros, etc.
Relacionar a utilização destas figuras no dia-a-dia e na matemática;
Reconhecer as formas geométricas e identificar as diferenças e semelhanças entre elas.
Reconhecimento dos numerais de 1 (um) a 10 (dez).
Problematização
In: http://elisabethfatima.pbworks.com/f/snipshot.jpg
Leve para a sala objetos conhecidos, onde sua forma corresponda às figuras geométricas planas. Por exemplo: cd´s, caixinha de fósforo, lápis triangular, tampas de vasilhas de plástico, etc. Converse com as crianças sobre estes objetos e suas formas. Peça que elas explorem estes materiais, através da seguinte atividade:
Divida as crianças em grupos de 5 (cinco);
Entregue um objeto para cada grupo;
Peça que através deste objeto elas façam um desenho da forma do objeto;
Solicite que cada membro de cada grupo pinte seu desenho com uma cor diferente.
Exponha os trabalhos das crianças na sala e depois faça os seguintes questionamentos:
"Que figuras geométricas foram desenhadas"?
"Porque se chama triângulo, quadrado, retângulo e círculo"?
"Quantos cantos tem o triângulo? E lados"?
Sugestões
Leia para as crianças a história do quadradinho, da autora Alexandra Prasinos Bernal, editora Aliança.
Atividades
Amarelinha
Convide as crianças para brincarem de amarelinha, mas que esta será uma amarelinha diferente, onde elas terão de confeccionar sua própria amarelinha com diferentes figuras geométricas. Inicie a atividade com os seguintes questionamentos:
"Alguém conhece a brincadeira amarelinha"?
"Quais são os números da amarelinha"?
"Como se joga a amarelinha"?
"Qual figura geométrica está presente na amarelinha"?
"Que tal confeccionarmos os retângulos, círculos, triângulos e quadrados da nossa amarelinha"?
Neste momento, destaque as regras da amarelinha:
Cada criança deverá jogar uma pedrinha na casa 1 (um) e segue pulando com um pé só, casa por casa, na ordem numérica, não podendo colocar o pé na casa que tem a pedrinha e nem encostar na risca da amarelinha. Nas casas que ficam lado a lado (1º e 2º traçados), a criança pula colocando ao mesmo tempo um pé em cada casa. Após atingir a última casa (céu), volta da mesma forma. Equilibrando o corpo num único pé, recolhe a pedrinha. Aproveite este momento para explorar a sequência numérica da amarelinha, convide as crianças para recitar os numerais. É importante lembrar que saber a sequência oral, não significa saber contar. Na recitação uma criança pode simplesmente repetir de memória a sequência numérica, sem pensar em quantidade. Assim, à medida que criança for percorrendo a amarelinha incentive-a a fazer a relação quantidade numeral.
Através desse questionamento e explicação das regras da brincadeira será mais fácil direcionar o trabalho, partindo do pressuposto que ele permitirá um contato mais direto com o conhecimento prévio do aluno.
Leve as crianças para um lugar amplo e entregue 12 (doze) folhas de cartolina para cada grupo de doze crianças;
Solicite que elas confeccionem as figuras geométricas;
Pergunte quantas figuras são necessárias para uma amarelinha.
Terminada a confecção convide as duas equipes a montarem a amarelinha, eles deverão escrever os numerais (1 a 12);
Inicie a brincadeira!
Brincando com as figuras planas
Recorte triângulos, círculos, quadrados e retângulos de E.V. A, entregue pelo menos 2 (duas) peças de cada figura para cada criança.
Peça que elas manipulem e observem as peças.
Convide as crianças para construírem objetos com as peças: barcos, bicicletas, casas, etc.
Faça uma exposição com o trabalho do grupo.
Dança das cadeiras com figuras
Convide as crianças para irem para a área externa da escola.
Utilizando um giz, trace no chão do pátio em tamanho grande e em diferentes posições diferentes figuras geométricas: retângulos, triângulos e círculos. É preciso traçar o mesmo de número para o número de crianças do grupo.
Coloque uma música animada e assim que ela começar a tocar, as crianças que estão participando da brincadeira deverão andar em volta das figuras.
Quando a música parar, cada criança deverá entrar em uma das figuras.
Pergunte para cada criança o nome da figura que ela escolheu, explore os lados e os cantos das figuras.
Caso alguém troque o nome da figura, sairá da brincadeira.
Recomece a brincadeira, orientando as crianças a escolherem novas figuras.
A brincadeira termina quando sobrar apenas uma criança.
Terminada a brincadeira, solicite que as crianças registrem este momento através de um lindo desenho.
Nesta atividade a professora avaliará o envolvimento, participação e criatividade das crianças no decorrer das atividades propostas.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/08/2012
Cinco estrelasótimo, dança das cadeiras é muito legal e dar para todos participarem, não fica limitado ao numero de cadeiras.
20/05/2011
Cinco estrelasAmei sua aula, a mesma faz com que a criança trabalhe todo o movimento corporal, correr, abaixar, pular com uma perna só na (brincadeira da amarelinha) e muito mais movimentos. Está de parabéns, continue assim nos dando novos exemplos.
24/04/2011
Cinco estrelasGostei muito de sua aula. A parte do movimento enriquece bastante a experiência das crianças, tornando a aprendizagem mais significativa.