06/09/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
1ª ATIVIDADE
contexto do tema
A professora(o) deve aproveitar o contexto, caso seja periódo de inverno para ler reportagens da imprensa escrita sobre as inundações provocadas pela chuva.Problematize na roda:
vídeo
http://www.cienciamao.usp.br/tudo/busca.php?key=ciclo%20da%20agua
Registre as falas das crianças durante a conversa na roda. Para responder as perquntas assista o video sobre o ciclo da água. Após a exibição perqunte se elas descobriram como se forma a chuva. Solicite que registrem atráves do desenho e da escrita o que aprenderam.
Fonte: Nossa arte, nossos contos.NEI/UFRN.
2ª ATIVIDADE
música
Traga para a sala de aula a música "chove, chuva de Jorge Bem Jó. Depois de escutar pelo pelo duas vezes, perqunte:
Chove Chuva
Jorge Ben Jor
Chove Chuva Chove sem parar...(2x)
Pois eu vou fazer uma prece Prá Deus, nosso Senhor Prá chuva parar De molhar o meu divino amor...
Que é muito lindo É mais que o infinito É puro e belo Inocente como a flôr...
Por favor, chuva ruim Não molhe mais O meu amor assim...(2x)
Chove Chuva Chove sem parar...(2x)
Sacundim, sacundém Imboró, congá
Dombim, dombém Agouê, obá
Sacundim, sacundém Imboró, congá
Dombim, dombém Agouê Agouê,
oh! oh! oh! obá Agouê, oh! oh! oh! obá Agouê, oh! oh! oh! obá...
Fonte :http://letras.terra.com.br/jorge-ben-jor/46643/
Relacione a conversa sobre a música com as noticias lidas de jornais sobre inundações provocadas pela chuva. Proponha um texto coletivo sobre a origem da chuva. Depois sugira um registro individual sobre o que cada um aprendeu sobre o tema.
Fonte: Nossa arte, nossos contos.NEI/UFRN.2000.
3ª ATIVIDADE
manchete de jornais
Combine em pequenos grupos a escrita de manchetes para as reportagens lidas na sala. Chame atenção para os titulos das reportagens.Para esta atividade selecione com antecedência várias notícias ou solicite que as crianças tragam de casa com ajuda de um adulto.Escolha um local apropriado na escola para que outras pessoas possam ler as noticias com as manchetes criadas pelas crianças.
Chuva, devastação, enchente, inundação.
Fotos e vídeos da tragédia em Alagoas e Pernambuco. Reportagens do Globo Rural e do Fantástico da Rede Globo. 28 de junho de 2010, 0:42
Uma semana de chuvas, 51 mortes e vários municípios destruídos nos estados de Alagoas e Pernambuco. Enchentes nos rios Mundaú, Paraíba e Una deixaram um rastro de destruição em 95 cidades nordestinas: Branquinha (AL), Santana do Mundaú (AL), União dos Palmares (AL), Rio Largo (AL), Quipapá (PE), Palmares (PE), Belém de Maria (PE), Agrestina (PE), são alguns exemplos de cidades castigadas pelas chuvas no nordeste na 2ª quinzena de junho de 2010. E a previsão do tempo é de mais chuvas na região.
Em Pernambuco, o rastro da tragédia passou por 67 municípios, sendo que nove estão em calamidade pública e 30 em estado de emergência. 26.966 desabrigados, 55.643 desalojados e 18 mortes em Pernambuco.
Em Alagoas, 28 municípios sofrem com a tragédia da chuva. Mais de 180 mil pessoas foram afetadas. 76 desaparecidos, 34 mortos.
Fonte: http://blogdovaldikim.com.br/?p=15228
4ª ATIVIDADE
Leitura de texto e artes
fonte: http://astropt.org/blog/2009/02/17/nuvens-vem-do-espaco/
Para ajudar as crianças a pensar sobre como se forma as nuvens e a relação com a chuva, traga imagens, gravuras, fotografias de nuvens e apresente para elas na roda. Desperte a curiosidade perquntando:
Leia o texto sobre a formação das nuvens. Proponha uma pintura a vela para representar as formas das nuvens quando vai chover.
Fonte:http://meteorologia.tripod.com/nuvens.html
Material necessário:
Como fazer:
Colocar a vela acessa grudada em uma tampa de leite ou em depósito de plático redondo e raso. As crianças derretem levemente o lápis céra sobre o papel para formar as nuvens.Exponha a produção no mural da sala para volorizar o trabalho das crianças.
Assista ao vídeo sobre as enchentes.
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/09/2013
Cinco estrelasMuito bom, estou iniciando na educação infantil e ajudou a elaborar as aulas. Um gde abraço a todos
16/07/2012
Quatro estrelasgostei muito
12/06/2012
Três estrelasGostei mas se os meus alunos perguntarem como ocorre a chuva o que eu falo?
09/04/2012
Quatro estrelasÓtima seqùência.
19/05/2011
Quatro estrelasauxilia bastante o nosso trabalho