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“Os opostos e a matemática para crianças: grande/pequeno, macio/duro, grosso/ fino, largo/ estreito, etc.”.

 

26/08/2010

Autor e Coautor(es)
Thalita Carlos Moreno Tomé Peres
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer os opostos;

Identificar direções e sentidos diferentes;        

Estimular a exploração matemática através de uma aproximação intencional e direcionada ao mundo das formas e das quantidades.

Duração das atividades
3 aulas de 1 hora cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há a necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Problematização

Leve para sala sacos com a mesma medida de arroz, feijão e açúcar;  

Providencie também uma balança;   

Inicialmente, mostre as embalagens dos produtos e faça os seguintes questionamentos:   

"O que pesa: mais um quilo de arroz ou dois quilos de açúcar"?   

"O que é mais leve: um quilo de feijão ou meio quilo de arroz"?   

Mostre a balança para as crianças e comente sobre as partes que a compõem (mostrador digital, pratos, ponteiros, etc);   

Pese alguns objetos para que as crianças percebam o funcionamento da balança e distingam objetos mais leves e mais pesados;   

Destaque que o leve é o oposto de pesado;   

Peça que as crianças digam outros opostos que elas conheçam.   

Liste estes opostos e confeccione uma porta- texto com a lista.

Sugestão

Leia o livro: “Grande ou Pequena”, da autora Beatriz Meirelles, editora Scipione. Faça a leitura do livro e mostre as figuras aos alunos. Organize as crianças em uma roda e conte a história, possibilitando que todos vejam as ilustrações.

Atividades

Na problematização listamos os opostos sugeridos pelas crianças, explore-os um a um por meio de brincadeiras. Para esta aula, propomos 4 brincadeiras e atividades que exploram os opostos, são elas: "Morto Vivo" (dentro/ fora), "Comparando o tamanho dos pés e mãos" (maior/menor), "De olhos vendados" (grosso/fino, liso/áspero) e "Organizando Potes" (maior/menor, explorando também a seriação matemática). Portanto, inicie as brincadeiras retomando a listagem feita no momento da problematização, leia esta listagem, explore os conceitos dos opostos e inicie as brincadeiras!

Morto Vivo

Para introduzir os conceitos de dentro e fora realize a brincadeira Morto/Vivo com as crianças. Esta atividade pode ser realizada ao ar livre. Faça uma circunferência com giz no pátio da escola. Depois brinque com os alunos, dando ordens como: “Quem está com o cabelo preso, pra dentro”! “Quem não está, pra fora”. E, assim por diante, invente outras ordens. As próprias crianças poderão ser os juízes, observando se alguém se enganou com a ordem, aqueles que se enganarem sairão da brincadeira.

Comparando o tamanho dos pés e mãos

Providenciar uma folha de papel Kraft grande;   

Proponha às crianças a descobrirem quem da sala tem a mão ou os pés do mesmo tamanho que a deles.   

Converse com as crianças como elas poderão fazer para descobrir isso;   

Deixe-os levantar as hipóteses (geralmente às crianças falam que podem colocar uma mão na outra e verificar qual é maior e qual é menor, o mesmo poderão fazer com os pés);   

Em seguida, solicite que se sentem em roda e contem quem tem a mão ou o pé do mesmo tamanho.  

Peça para eles carimbarem pés e mãos no papel Kraft para comprovarem se estão certos ou errados;   

De olhos vendados

Leve para a sala um baú com diferentes objetos (para cada objeto providencie seu oposto). Por exemplo: Lápis (duro)/ Massinha (macia), botões/ Cd´s (possuem a mesma forma, porém são de tamanhos opostos, etc.

Providencie uma venda para os olhos das crianças;   

Convide-as a participarem de um Desafio;   

Forme um semicírculo, coloque o baú fechado no centro do semicírculo;   

Inicie a brincadeira, convidando uma criança para ficar de olhos vendados e retirar um objeto do baú.

A criança deverá retirar um objeto de lá, tentar descobrir o que é, descrevendo suas características, apenas no final dirá o nome deste objeto.

Organizando Potes

Entregue para cada dupla de crianças um conjunto de potes. Deixe-os brincar livremente por um tempo. Depois solicite que elas organizem os potes da maneira que quiserem. Faça uma roda para cada dupla explicar sua organização. Depois proponha uma forma de organizar, colocando os potes do maior para o menor, e problematize:

"Qual é o maior pote?"

"E o menor?"

Porque colocamos este pote aqui? Ele não pode ficar em outro lugar?

Deixe os potes organizados e proponha um registro através de um lindo desenho sobre esta brincadeira.

Registro

Elabore um texto coletivo sobre o que as crianças aprenderam nestas atividades, seja apenas o escriba, deixe que as crianças façam a narração, digite-o e faça uma cópia para cada aluno.  

Recursos Complementares
Avaliação

Neste sentido a avaliação desta aula deverá ser feita de forma paulatina, observando as crianças individualmente e registrando as dificuldades de cada uma delas e em que momento estas dificuldades surgiram. Após esta observação, criar estratégias que visam superar estas dificuldades.

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