Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MITOS E LENDAS

 

25/08/2010

Autor e Coautor(es)
Naire Jane Capistrano
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Pesquisar, na Biblioteca da escola, mitos e lendas da tradição popular 
  • Ouvir uma lenda da tradição popular brasileira
  • Representar a lenda ouvida, através da linguagem plástica.  
Duração das atividades
4 momentos de aproximadamente 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realiização desta aula as crianças deverão ter tido acesso anteriormente a algumas lendas e mitos.

Estratégias e recursos da aula

1° Momento:

A professora deve começar esta aula perguntando as crianças se elas sabem o que são lendas e mitos. Ouvir as crianças e fazer a mediação necessária para uma melhor compreensão destes textos. Em seguida a professora deve contar uma lenda que julgue ser do interesse das crianças e depois propor uma discussão sobre seu enredo, personagens etc. A professora deve solicitar que as crianças registrem a lenda ouvida, através de desenho e escrita.

Algumas lendas brasileiras:

Fonte: http://www.arteducacao.pro.br/Cultura/lendas.htm  

2° Momento:

Instigar a curiosidade e o interesse das crianças em relação a outros mitos e lendas que elas conhecem. Em seguida, sugerir uma visita à biblioteca para pesquisar e conhecer livros que narrem mitos e lendas.

3° Momento:

Escolher um dos livros. Tal escolha poderá ser feita assistematicamente ou por eleição. Contar a nova história escolhida e apreciá-la.

Fonte: arquivo da autora

Alguns livros que tratam de lendas e mitos:

http://img1.mlstatic.com/jm/img?s=MLB&f=111328084_9303.jpg&v=O

 http://osmelhoreslivrosqueli.zip.net/images/LGLGLG2.jpg   

http://i.s8.com.br/images/books/cover/img7/21616707_4.jpg  

4° Momento:

A professora encaminhará a produção de fantoches com os personagens da história. Para confecção dos fantoches, a professora deve providenciar o material necessário e levar para sala. Todo processo de criação e produção dos fantoches deve ser, cuidadosamente acompanhado pela professora. Depois de prontos os fantoches, as crianças deverão ser encorajadas a fazer uma apresentação/contação da lenda para outra turma, usando o recurso dos fantoches.

Como confeccionar fantoches de vara:

fonte: http://ligiagrangeiro.blogspot.com/2008/03/blog-post_3014.html  

Recursos Complementares

Para saber mais sobre lendas e mitos:

http://sitededicas.uol.com.br/cfolc.htm 

Avaliação

Com esta aula é possível avaliar o nível de interesse das crianças em relação a lendas e mitos, a capacidade de assimilação de textos e personagens, bem como o desempenho das crianças na confecção dos fantoches.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.