Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Estratégias para a segmentação de palavras

 

01/09/2010

Autor e Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:

  • Compreenda a função dos espaços em branco entre as palavras.
  • Desenvolva o conceito de palavra escrita.
Duração das atividades
As atividades terão duração de 05 a 06 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa sequência didática têm como objetivo propor intervenções que possibilitem aos aprendizes construírem o conceito de palavra escrita convencional. Temos como objetivo possibilitar que eles avancem no processo de compreensão das diferenças entre as unidades orais (fala) e as gráficas (escrita). Para isso, deverão entender que enquanto na fala não distinguimos os limites entre as palavras, na escrita, esse procedimento é necessário.            

 É preciso pontuar que muitos estudiosos consideram que o aprendizado do conceito de palavra só é consolidado quando o aluno já está alfabetizado (compreende que para cada letra há um som) e vivencia o processo de domínio da ortografia. Entretanto, recomendamos que a reflexão sobre essa convenção gráfica de nosso sistema de escrita seja trabalhada desde o início da alfabetização. Nesse sentido, sugerimos atividades para as diversas etapas desse processo. Indicaremos, em cada uma delas, os conhecimentos prévios necessários de serem trabalhados pelo professor.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Identificando palavras: O que é o que é?

Objetivo: Desenvolver a percepção da existência de segmentação entre as palavras, na escrita.

Esta atividade é indicada para crianças que estão iniciando o processo de compreensão das relações entre a fala e a escrita. Além de refletirem sobre essas relações, elas terão a oportunidade de iniciar a percepção das diferenças entre a segmentação da fala e da escrita.

Proponha aos alunos uma brincadeira. Você fará uma charada e eles arriscarão um palpite. Faça o mesmo com as outras adivinhas. Divida a sala em duplas e distribua as charadas, retiradas dos sites: http://www.qdivertido.com.br/charadas.php 

http://www.arteducacao.pro.br/Cultura/adivinhas.htm  

                                                                                                   ADIVINHAS 

1.O QUE TEM NO MEIO DA RUA? _____________

2.O QUE É O QUE É, CAI EM PÉ E CORRE DEITADO? ______________

3.O QUE É O QUE É, TEM ASA, MAS NÃO VOA? ___________________

4.O QUE É O QUE É, TEM COROA, MAS NÃO É REI? _______________

5.QUANTO MAIS TIRA, MAIS AUMENTA? _______________________

6.O QUE É O QUE É, ANDA DEITADO E DORME EM PÉ? _________

7.O QUE É O QUE É, TEM CINCO DEDOS, MAS NÃO TEM UNHA? _________________               

RESPOSTAS:

CHUVA     

LETRA U

ABACAXI

BURACO

LUVA

BULE  

1.1  Escreva as adivinhas no quadro. Leia-os para as crianças, apontando cada palavras lida. Nesse momento, chame atenção para o fato de que, enquanto na fala, emendamos as palavras, na escrita, elas são separadas por um espaço em branco. Ao final da leitura de cada adivinha, peça os aprendizes que encontrem a resposta adequada na tabela, a recortem e a colem no espaço indicado.

1.2   Volte à primeira adivinha. Conte, junto com os alunos, o número de palavras na frase e peça que escrevam esse número ao lado de cada adivinha.

1.3   Em seguida, solicite aos aprendizes que marquem os espaços em branco entre as palavras com um pequeno traço colorido. Explique novamente que, apesar de falarmos as palavras de forma “emendada”, na escrita, devemos separá-las com um espaço em branco.

 1.4  Proponha às crianças o seguinte desafio: Você lerá uma palavra de cada adivinha e elas terão que circular a palavra lida. Enfatize que deverão circular toda a palavra e não somente uma parte dela. Para isso, peça que prestem atenção na letra inicial e final de cada palavra ditada (solicite aos alunos que identifiquem essa informação) e percebam que cada uma delas está entre dois espaços em branco.

1.5  Divida a sala em duplas. Entregue a cada aluno uma folha em branco. Eles deverão escolher a adivinha que mais gostaram e recortar, de jornais e revistas, letras para montá-la, logo no início da folha. Para isso, irão consultar as adivinhas registrados no quadro. Antes de iniciar a atividade, chame a atenção das crianças para o espaçamento necessário entre cada palavra. Mostre a elas que algumas palavras são formadas por apenas uma letra e outras por mais de uma. Tome uma adivinha como exemplo e peça aos alunos que contem quantas letras têm em cada palavra e os espaços entre elas.

Durante a tarefa, você também passará nas carteiras, chamando atenção para esse aspecto. Leia junto com os alunos cada palavra e peça que comparem a sua escrita com a adivinha registrada no quadro. Incentive-os a perceberem a segmentação entre essas palavras. Em seguida, peça que ilustrem a charada e colem os trabalhos no mural.

Atividade 2: Remontando adivinhas

Objetivo: Montar adivinhas, percebendo a segmentação entre as palavras na escrita.                                

Esta atividade é indicada para crianças que já iniciaram  a percepção das relações entre a fala e a escrita e reconhecem as unidades fonológicas da língua, como sílabas e terminações de palavras. Caso haja alunos que ainda não trabalham com esse conhecimento, peça que formem duplas com colegas que poderão lhes auxiliar.

Proponha às crianças o seguinte desafio: preparar uma atividade para o colega resolver. Para isso, sugerimos as intervenções:

2.1 Divida a sala em duplas. Peça para cada uma estar de posse das adivinhas trabalhadas na atividade 1. Entregue, então, fichas em branco e um envelope. Cada dupla ficará responsável por escrever uma adivinha, sendo que, em cada ficha, deverá ser redigida apenas uma palavra. (Você pode definir qual adivinha cada dupla escreverá).

Chame atenção das crianças para os seguintes aspectos: elas deverão escrever com as letras grandes e legíveis, pois outros colegas usarão as fichas para fazer a atividade e precisarão entender o que está escrito. Ao final, é só colocar as fichas no envelope. (Cada dupla poderá escrever mais de uma adivinha. Para isso, entregue aumente o números de envelopes e fichas)

2.2 Em seguida, recolha os envelopes e os redistribua, aleatoriamente. Cada dupla deverá montar a adivinha no caderno, observando o espaçamento que deverá ser dado entre as palavras. Estimule os alunos a tentarem ler as palavras e identificar qual é a adivinha do envelope. Se necessário, poderão consultar as adivinhas escritas no quadro.

Chame atenção para o fato de que, na língua escrita, as frases são formadas por palavras, que devem ser escritas em uma ordem e separadas por espaços em branco.

2.3 Em outro momento, faça a correção coletiva da tarefa. Explique à turma que, para esta atividade, todos deverão estar dispostos a contribuir para a aprendizagem um do outro. Os alunos deverão trocar de caderno entre si e fazer a correção da tarefa feita pelo colega. Para isso, poderão consultar as adivinhas escritas no quadro. Caso alguma palavra não esteja segmentada de forma correta, peça ao aprendiz que a marque com lápis.

Ao final, deverá mostrar ao colega onde ele se enganou e pedir que reescreva, logo abaixo, a palavra separada.   

Atividade 3: Detetive: Quais palavras estão escritas juntas? 

Objetivo: Perceber que as palavras, na linguagem escrita, são separadas por um espaço em branco.             

Esta atividade é indicada para crianças que já iniciaram a percepção de que os grafemas representam os sons da fala. Divida a sala em duplas e entregue as adivinhas, com algumas palavras escritas de forma emendada. Cada dupla terá o desafio de reescrever a frase, separando todas as palavras com um espaço em branco. Durante a atividade, estimule os aprendizes a refletirem sobre as diferenças entre a fala e a escrita. Abaixo, um modelo:

ADIVINHAS

1        OQUE   TEM   NOMEIO   DA   RUA

 __________________________________________________________________

2        OQUE   É   OQUE   É,   CAI   EMPÉ E CORRE DEITADO

____________________________________________________________________

3        O   QUE   É   OQUE   É,   TEMASA,   MAS   NÃOVOA

____________________________________________________________________

4        O   QUE   ÉOQUEÉ,   TEM   COROA,   MAS   NÃOÉREI

_____________________________________________________________________

5        QUANTO   MAISTIRA,   MAIS   AUMENTA

______________________________________________________________________

6        OQUE   É   O   QUE   É,   ANDA   DEITADOE   DORMEEMPÉ

_______________________________________________________________________

7        O   QUE   É   O   QUE   É,   TEMCINCO   DEDOS,   MAS   NÃO   TEMUNHA

 ________________________________________________________________________

Atividade 4: Ditado

Objetivos:Identificar como os alunos percebem a segmentação de palavras na escrita.

              Refletir sobre as relações entre as unidades gráficas e as unidades orais: palavras, sílabas e letras/sons.

4.1 Ditado diagnóstico. Peça aos alunos para escreverem em uma folha duas frases, ditadas por você. Recolha o trabalho e analise qual a relação que os aprendizes estão estabelecendo entre as unidades orais e gráficas.  Com base nesse diagnóstico, você poderá identificar quais alunos já iniciaram o processo de compreensão das diferenças entre o modo como falamos e a forma como grafamos as palavras. Caso você perceba que esse conhecimento ainda não foi construído pela turma, sugerimos que sejam desenvolvidas as atividades propostas nessa sequência didática a partir de outros textos, como tirinhas em quadrinho, piadas etc.

 4.2 Ditado interativo. Esta atividade é sugerida para turmas em que a maioria das crianças que já iniciaram a compreensão do princípio alfabético: para cada letra, um som. Considerando que os alunos já conhecem as adivinhas, sugerimos a realização de um ditado que focalize a segmentação de palavras. Entregue a cada aprendiz uma folha com a marcação de um traço para cada palavra que compõe a frase da charada. Dite as adivinhas e debata com os alunos as relações entre a fala e a escrita.

Eles deverão perceber que enquanto na linguagem oral, falamos muitas palavras “emendadas”, na linguagem escrita, as escrevemos de forma separada. Nesse sentido, o ditado não tem como objetivo verificar se os aprendizes estão fazendo a segmentação correta entre as palavras e sim, possibilitar que eles reflitam sobre essa convenção da língua.   

Atividade 5: E você, conhece uma adivinha?

Objetivo: Refletir sobre as relações entre a fala e a escrita.                   

Perceber que as palavras, na linguagem escrita, são separadas por um espaço em branco. Estimule os alunos a levarem para sala de aula adivinhas e charadas. Para isso, poderão fazer uma pesquisa com outros colegas, professores e familiares. A medida que as adivinhas chegarem em sala, peça ao aprendiz que desafie os colegas a matarem a charada. Após a brincadeira, sugerimos duas possibilidades de intervenção:

5.1 Transcreva cada sílaba da adivinha em uma ficha de cartolina e distribua, aleatoriamente, aos aprendizes. Eles deverão montar a adivinha no mural, observando os seguintes aspectos: as palavras podem ser formadas por uma ou mais sílabas;  elas são escritas de acordo com as convenções gráficas do nosso sistema e separadas por um espaço em branco. Além disso, para que a frase possa ser lida e entendida por todos, as palavras devem estar dispostas em uma determinada ordem.

5.2 Transcreva cada letra da adivinha em uma ficha e as distribua, aleatoriamente. Os aprendizes deverão formá-la no quadro, observando as convenções gráficas do nosso sistema de escrita. Você poderá ditar cada palavra da adivinha e perguntar quem está com as letras que a compõe. Em outro momento, dite duas palavras de uma só vez e peça aos aprendizes que as formem. Eles terão o desafio de perceber a existência de cada uma e formá-las com um espaço em branco entre elas.

Recursos Complementares

Para aprofundar mais sobre o conceito de palavra escrita e como ele se desenvolve, sugerimos a leitura do texto “PALAVRA”, encontrado no site:

http://www.ceale.fae.ufmg.br/nomade/midia/docs/66/phpzT5V4N.pdf 

Avaliação

Para avaliar se os alunos avançaram no processo de compreensão do conceito de palavra, sugerimos que você faça um ditado de duas frases.

Com esta intervenção, será possível verificar:

  • Quais alunos avançaram nessa percepção, quais já a dominam e quais, ainda,  não a construíram.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
  • Quatro estrelas 2/5 - 40%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Ana Paula, Particular , São Paulo - disse:
    anapaula0030@terra.com.br

    18/04/2012

    Quatro estrelas

    Olá adorei as suas explicações e atividades, vou adaptar para a minha realidade e utilizar. Obrigado!


  • Maria Helena, E.M.Pe Manoel Moreira de Abreu , Minas Gerais - disse:
    lelenacarvalho@bol.com.br

    06/03/2012

    Cinco estrelas

    Adorei esta sugestão!Estava mesmo precisando!


  • cecilia helena de matos machado, EEE Fundamental FREI CANECA , Rondônia - disse:
    ceciliahelena3m@hotmail.com

    12/05/2011

    Cinco estrelas

    Era o que precisava para ajudar os professores alfabetizadores. Sou coordenadora pedagógica, e é comum nesta fase (alfabetização) os alunos apresentarem em suas produções problemas com a segmentação.


  • Rosana, E.B.M. Anisio Teixeira , Santa Catarina - disse:
    rosanahaitmann@yahoo.com.br

    17/10/2010

    Quatro estrelas

    Achei a aula muito bem elaborada e vou colocar em prática com minha turma do Eja. Grata


  • katiane, SME de General Sampaio , Ceará - disse:
    jukamaciel@ymail.com

    14/10/2010

    Cinco estrelas

    A aula é excepcional. Me ajudará muito.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.