27/08/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Cultura indígena.
Brinquedos e brincadeiras.
Professor inicie uma conversa com os alunos sobre as suas brincadeiras preferidas. Após esse momento, apresente imagens de crianças indígenas brincando. É importante nesse momento explicar para os alunos que as nossas brincadeiras faz parte de uma herança cultural; aproveite para exemplificar apresentando as brincadeiras das crianças indígenas. Professor organize uma apresentação de crianças indígenas brincando para os alunos apreciarem.Durante a conversa e apreciação das imagens chame a atenção dos alunos destacando as semelhanças com as suas brincadeiras, os elementos que as crianças indígenas costumam usar para brincar e os lugares aonde as elas brincam.
http://pibmirim.socioambiental.org/como-vivem/brincadeiras
http://criandocriancas.blogspot.com/2008/04/jogos-brinquedos-e-brincadeiras.html
http://www2.uol.com.br/aprendiz/noticias/noticias/id041203_01.shtml
Professor por meio de uma apreciação de vídeo as crianças poderão comparar suas brincadeiras com as das crianças indígenas. Após a exibição do vídeo, explore oralmente os conhecimentos que as crianças possuem sobre as brincadeiras que aparecem no vídeo, com as seguintes perguntas:
Sugestão de vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=BoWMXmfDaZY
Professor organize a leitura de textos e imagens sobre as brincadeiras de origem indígena. Cada grupo recebe um texto para fazer a leitura com as regras de uma brincadeira. As crianças deverão ler as regras das brincadeiras e discutir entre elas, para que possam compreender e respeitar as regras, ao realizar as brincadeiras posteriormente. Em seguida, os componentes do grupo irão apresentar a brincadeira para os demais grupos. Sugestão de cartões:
Jogo de gavião
Todas as crianças, meninos e meninas, formam uma grande fila, cada um agarrando o corpo do colega da frente com as mãos. A brincadeira pode começar com a criança mais alta do grupo, representando o gavião. Este se posta a frente da fila e grita piu. Esse som representa a chamada do Gavião que quer dizer “estou com fome”. O primeiro jogador da fila estende a perna direita depois a esquerda para a frente e pergunta: quer isso? O gavião responde negativamente, repetindo a brincadeira com cada jogador até chegar à última criança. A esta o gavião diz sim e parte para sua perseguição, correndo para qualquer lado da fila. Os demais jogadores tentam impedir que o gavião pegue o último da fila, contorcendo a “corrente” para a esquerda e para direita. Nesse momento os menores acabam caindo no chão, criando um grande alvoroço. Se o gavião conseguir atingir o seu objetivo, volta a seu posto para fazer uma nova tentativa. Quando conseguir pegar a presa, leva-a para um lugar escolhido como seu ninho, prosseguindo o jogo até que o último da fila tenha sido pego.
Fonte: http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=174
SOL E LUA - üacü rü tawemüc’ü
Essa brincadeira também é conhecida em outras localidades com outros nomes como PASSARÁ DE BOMBARÉ.Crianças dispostas em coluna por um, segurando na cintura do que está à frente. Duas outras crianças, representando o SOL E A LUA, fazem uma "ponte", mantendo as mãos dadas acima. Cantando, as crianças passam sob a ponte várias vezes. Numa das vezes o Sol e a Lua prendem o último ou os dois últimos. Perguntam-lhe para que lado querem ir. A criança escolhe e vai colocar-se atrás do Sol ou da Lua. E assim continuam até terminar. Quando todas as crianças passam, têm-se dois partidos. A duplas mantém os braços dados, e todos mantêm-se segurando na cintura do colega da frente. Vão puxar-se, para ver que partido ganhará. Ganhará aquele grupo que conseguir "puxar" o outro. E puxam várias vezes, marcando ponto para quem consegue derrubar ou desarticular o outro partido.Nesse jogo vê-se não somente o uso da força. Surge a questão do poder de decisão, que é colocado em evidência. É dada à criança a opção de escolha do partido ao qual quer pertencer. Além disso é também trabalhada a noção de equipe, de conjunto, pois é todo um partido fazendo força para puxar o outro partido.
CABAS - Maë
As crianças são divididas em dois grupos: um de roçadores e outro que representa as cabas. Essas sentam-se frente à frente numa pequena roda, cada uma segurando na parte de cima da mão do outro, como se fosse o ninho de cabas. Cantam e balançam as mãos para cima e para baixo. Os roçadores fazem movimentos com os braços, como se estivessem roçando sua plantação até chegar próximo ao ninho de caba. Um deles, sem perceber bate no ninho e as cabas saem a voar e a picar os roçadores. É um salve-se quem puder.As cabas ou marimbondos são insetos muito comuns nas matas.
GAVIÃO E GALINHA - O’ta i inyu.
Uma criança mais forte é escolhida para ser o gavião, ave forte e comedora de pintinhos. Outra criança representa a galinha, que fica de braços abertos, tendo atrás de si todos os seus pintinhos. O gavião corre para tentar comer um dos pintos, mas só pode pegar o último. A galinha tenta evitar dando voltas e mais voltas, impedindo que o gavião pegue seu pintinho. O gavião só pode pegar o pinto pelo lado. Não pode tocar por cima. Quando ele consegue, come o pintinho, ou seja, a criança fica de fora da brincadeira. Algumas vezes a criança passa a ser também gavião.Essa é uma brincadeira comum entre as crianças. Quase todos conhecem. Em outra localidade pode até mudar de nome, mas sempre há a figura do gavião como aquela fera que vem para comer os pequenos animais que não podem se defender.
MELANCIA - Woratchia
Crianças representam as melancias, ficando agachadas, em posição grupada, com a cabeça baixa, espalhadas pelo terreno. Existe o dono da plantação de melancias, que fica cuidando, com dois cachorros. Existe outro grupo, que representa os ladrões.Os ladrões vêm devagar, e experimentam as melancias para saber quais estão no ponto de colheita, batendo com os dedos na cabeça das crianças. Quando encontram uma melancia boa, enfiam-lhe um saco, e saem correndo com ela. É aí que o cachorro corre atrás do ladrão para evitar o roubo.
VIDA
Jogo de bola semelhante à "queimada". Dois partidos, em seus campos. Uma criança lança a bola e tenta acertar em alguém do outro partido. Se conseguir acertar e a bola cair no solo, a criança "queimada" sai do jogo.
CURUPIRA
Uma criança fica com os olhos vendados. A outra vem e faz com que aquela dê três voltas girando. Depois, ela pergunta: "que que tu perdeu"? E ela responde "perdi uma agulha; perdi um terçado; E todas as crianças fazem suas perguntas. Quando chega a vez da última criança, esta pergunta-lhe o que o Curupira quer comer. Quando o curupira tira a venda e vê que não tem a comida que ele pediu, sai correndo atrás das crianças e todos saem em disparada para não serem apanhados. Quem for apanhado passa a ser presa do curupira ou vai desempenhar o seu papel.
Disponível em: http://www.motricidade.com/index.php?option=com_content&view=article&id=135:brincadeiras-e-jogos-da-crianca-indigena-da-amazonia-algumas-brincadeiras-da-crianca-tikuna&catid=48:docencia&Itemid=90 acesso em 26 de agosto de 2010.
JOGO DA ONÇA
Este jogo é jogado no chão, com o tabuleiro traçado na areia. No lugar de peças, os índios utilizam pedras. Uma pedra representa a onça e outras 14, bem parecidas, representam os cachorros. Ele é jogado por dois jogadores. Um deles atua como onça, com o objetivo de capturar os cachorros do adversário. A captura é feita como no jogo de damas. O jogador que atua com os cachorros tem o objetivo de encurralar a onça e deixá-la sem possibilidade de movimentação.
Disponível em: http://criancas.uol.com.br/novidades/ult2367u73.jhtm. Acesso em 26 de agostro de 2010.
Professor aproveite para apresentar as crianças a diversidade dos brinquedos que os povos indígenas usam. Comente com a turma que as crianças indígenas usam materiais da natureza para confeccionar seus brinquedos. Proponha a confecção de brinquedos indígenas usando material natural ou reciclável. Um brinquedo que é bastante comum no universo das crianças é a peteca, proponha a confecção de uma peteca e a pesquisa de informações sobre como se brinca de peteca. As crianças irão ler as informações e destacar as variações da brincadeira da peteca. Em outro momento organize um campeonato de peteca com os alunos.
http://sercriancahoje.blogspot.com/2007_09_01_archive.html
Material para confecção da Peteca: Para confeccionar a peteca escolha alguns materiais de fácil acesso em sua escola/cidade. Pode-se usar folha de jornal, papel celofone de cores diversas, tecido, barbante, fita, penas coloridas, folhas secas grandes, areia, pedras pequenas, sementes, canudos, EVA etc. Após a escolha do material inicie a confecção da peteca. Recorte em cículo o papel ou tecido ou outro material para fazer a parte debaixo, coloque no meio areia ou pedra ou outro e encaixe as penas ou outro material em pé. Depois, segure a parte de cima e prenda com barbante ou outro.
Outra sugestão de confecção de petecas:
Fonte: http://gavetinhadeatividades.blogspot.com/2010_07_01_archive.html
http://www.funai.gov.br/indios/jogos/novas_modalidades.htm
http://criandocriancas.blogspot.com/2008/04/jogos-brinquedos-e-brincadeiras.html
http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=173
http://redescobrindoasbrincadeirasderua.blogspot.com/2008/09/peteca.html
http://www2.tvcultura.com.br/reportereco/materia.asp?materiaid=148
DICAS DE LIVROS
O Jogo da Onca e Outras Brincadeiras Indigenas. Antonio Barreto, Mauricio de Araujo Lima. PANDA BOOKS.
Coisas de Índio. Daniel Munduruku.Callis.
Observar se os alunos:
Valorizam as brincadeiras de origem indígena.
Compreendem e respeitam as regras das brincadeiras.
Ler e interpreta imagens.
Quatro estrelas 23 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
28/08/2015
Cinco estrelasMuito bom! Jamais imaginei que as brincadeiras que fazia quando criança, tivesse origem indígena! queimada, peteca... Ajuda muito na socialização, conceito de espaço, direção, limite e lateralidade
11/08/2015
Cinco estrelasMuito informativo, até reconheci algumas brincadeiras que brincava com minha avó, deveríamos sempre valorizar nossos antepassados indígenas e suas contribuições na educação infantil
08/12/2014
Quatro estrelasGostei bastante...trabalho como psicóloga na atenção básica em área indígena e tenho buscado possibilidades de trabalho, de apoio. Mesmo tendo eles como fonte, é preciso criar, propor... Obrigada
13/11/2014
Cinco estrelasMuito bom vou fazer como trabalho de escola
06/11/2014
Cinco estrelasGOSTEI MUITO, PRINCIPALMENTE PELA PARTE VISUAL, OU SEJA, HÁ MUITAS ILUSTRAÇÕES. TAMBÉM O TEOR É MUITO RELEVANTE.
19/06/2014
Quatro estrelasmuito bom essa pagina..
01/04/2014
Cinco estrelasEspetacular ler brincadeiras antigas que hoje estão um pouco esquecidas, e, nota-se que a maioria das brincadeiras já eram feitas da maneira deles(indios). Para mim foi de muita serventia.
04/07/2013
Cinco estrelasEu adorei serviu de inspiração para o meu trabalho em grupo da escola da aula de Educação Física esta dando muitas atividades sobre os indios
21/04/2013
Cinco estrelasGostei bastante, dá até pra adaptar para crianças do EMF, e acrescento: Como há muita diversidade das culturas indigenas, seria muito interessante colocar de qual tribo pertence a brincadeira, e assim alguma coisa marcante daquela tribo tipo os Kamaiurás brincam de puxar a mandioca, pois a mesma é a base de toda sua alimentação, levariam uma mandioca, desenhariam ou até a pintura no corpo ou no papel dos kamaiurás, pois utilizam a tinta preta do jenipapo fruta natural da região.
18/04/2013
Cinco estrelasisso e muito bom jente
16/04/2013
Quatro estrelasSuperinteressante
14/03/2013
Cinco estrelasMuito bom, vou aproveitar bem estas aulas.
10/03/2013
Quatro estrelasadorei o material foi muito util para meu trabalho
04/03/2013
Três estrelasmuito bom o conteudo e bom
20/08/2012
Cinco estrelasperfeita
20/08/2012
Três estrelasEu achei ótimo a minha prof passou isso e achei interessante,divertido. Mas as crianças falaram que foi + ou-
10/05/2012
Cinco estrelasboas sugestoões para pesquisa, bastante aplicabilidade, grau de motivação e ludicidade, respeito á cultura indígena.
22/04/2012
Quatro estrelasBem explicativa e organizada....Gostei Milla
16/04/2012
Três estrelasadorei a ideia da peteca de eva as cores são chamativas e despertam o interesse das crianças
13/04/2012
Cinco estrelasachei muito legal usarei na minha sala
03/04/2012
Cinco estrelasbom achei muito interessante porque e muito raro ver uma pessoa se interessar sobre acultura indigena no mundo atual de hoje.
06/04/2011
Cinco estrelasamei todas essas brincadeiras
07/10/2010
Cinco estrelasGostei muito , vai me ajudar bastante como professora de arte, e é muito bom conhecer nossas origens