Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Um pouco da cultura africana em nossos dias: o coco de roda

 

13/10/2010

Autor e Coautor(es)
EDNA MARIA DA SILVA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Dança: Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos
Ensino Fundamental Inicial Artes Dança: Apreciar e dançar
Ensino Fundamental Inicial Artes Dança: Dançar
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar o coco de roda como uma dança tipicamente potiguar (Rio Grande do Norte/Brasil) com origem africana;
  • Nomear os elementos constitutivos do coco de roda (vestuário, passos, músicas, instrumentos);
  • Experienciar a criação de uma coreografia para ser apresentada para toda a escola.

Duração das atividades
3 aulas com duração de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • É fundamental que para o sucesso da aula o (a) professor (a) consiga articular os três momentos inseparáveis: a constextualização dos aspectos sócio-históricos, as formas de se dançar ( como se dança) e o dançar propriamente dito. Esses três aspectos precisam estar bem articulados para que as crianças se apropriem e dancem compreendendo por que, para que e onde estão dançando.
Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:

A  aula terá início com uma roda de conversa a respeito do que as crianças sabem sobre a dança a ser estudada - o coco de roda. Sugerimos que o (a) professor (a) tome alguns questionamentos como referência para registrar o conhecimento prévio das crianças, dentre os quais, destacamos: o que é coco de roda? alguém já viu/conhece esta dança? por que será que tem este nome?

Após este levantamento inicial, o (a) professor (a) fará  algumas afirmações delineando o coco de roda como uma dança tipicamente nordestina com origem na cultura africana, pois todos os seus elementos lembram as manifestações culturais do povo da África, dentre os quais destacamos: a umbigada (passo que um participante toca a barriga de um outro na altura do umbigo), os deslizes com os pés pelo chão  remexendo todo o tronco com ênfase nos braços para os homens e no balanço das saias pelas mulheres, o tipo de vestimenta usada - pouca roupa e bem leve, etc. Em seguida, sugerimos a organização das ideias discutidas na roda num formato de texto coletivo.

2º MOMENTO:

O (a) professor (a) dará continuidade a aula, propondo uma roda de música, na qual as crianças possam ouvir diversos cocos cantados por diferentes artistas e apreciar o que está presente na musicalidade do coco de roda: instrumentos, batidas, enredo. Ao final da roda escolhe-se a música que o grupo demonstrou mais interesse para que possa aprofundar a discussão e conhecer um pouco mais sobre o coco de roda. Se possível pode-se convidar o (a) artista que interpreta ou compôs a música para que consiga articular melhor os elementos desse ritmo musical, além de possibilitar a experiência de estar lado a lado com um artista que detém daquele conhecimento específico. Na oportunidade pode ser realizada uma entrevista com o (a) artista que poderá ser devidamente registrada.

Apresentamos como sugestão/ilustração a  música que mais chamou a atenção das crianças de um 1º ano do Ensino Fundamental e o texto coletivo produzido depois da entrevista a artista.  A música selecionada foi "Sem ganzá não é coco" , de Chico César interpretada por Kristal - uma cantora da cultura local (Natal/RN).

SEM GANZÁ NÃO É COCO

COCO SEM GANZÁ NÃO É COCO

NAMORO SEM BEIJAR NÃO É AMOR

MORENA DA PENHA DEMORE MAIS VENHA

EU DEMORO MAIS EU VOU

QUERO GANZÁ, QUERO GANZÁ, QUERO GANZÁ

MORENA TEM PENA, TEM PENA NO MEU COCAR

[...] NO COCO TEM QUE TER GANZÁ E PANDEIRO

E IR NO COCO DE EMBOLADA

NA PANCADA DO GANZÁ

VEM NO COCO, COQUEIRO  VEM NO COCO, COCAR

VEM NO COCO, COQUEIRO  VEM NO COCO, COCAR

KRISTAL NA NOSSA SALA

NA AULA DE HOJE, APRENDEMOS COM KRISTAL QUE CADA LUGAR PODE TER UM COCO DIFERENTE, COM ALGUNS INSTRUMENTOS A MAIS OU A MENOS E PASSA A TER UM RITMO, UMA BATIDA DIFERENTE. VIMOS TAMBÉM QUE PARA DANÇAR O COCO É NECESSÁRIO FICAR MUITO ATENTO AO RITMO E O CORPO TEM QUE ACOMPANHAR SEU PENSAMENTO DO MOVIMENTO. A BATIDA DO COCO DE KRISTAL É BEM ACELERADA E NOS DEIXA BEM EUFÓRICOS...

KRISTAL DISSE QUE OS INSTRUMENTOS USADOS NO COCO SÃO, BASICAMENTE, GANZÁ, PANDEIRO E TAMBOR. MAS QUE ELA UTILIZA OUTROS INSTRUMENTOS NA SUA MÚSICA. ELA DISSE TAMBÉM QUE A GENTE DANÇA MUITO BEM E QUE VAMOS DAR UM SHOW.

3º MOMENTO:

Nesse momento o (a) professor (a) dará inicio a experimentação dos movimentos necessários para se dançar o coco de roda e vai construindo junto com as crianças nomes para os passos que vão surgindo à medida que vivenciam a dança com música, como podemos ver na listagem e registros gráficos das crianças, logo abaixo:

  1. Barrigadas
  2. giradas
  3. rodadas
  4. roda de coco
  5. pisa no coco
  6. rebolada
  7. roda menina
  8. roda menino

 FONTE: NEI/UFRN

 FONTE: NEI/UFRN   

  FONTE: NEI/UFRN                                                                                                                                 

 

Logo após nomear os passos individualmente, é chegado o momento do (a) professor (a) pensar juntamente com as crianças como ficará a coreografia, ou seja, uma sequência de passos num ritmo específico - a  música selecionada pela turma. Não se deve esquecer que o desejo, interesse, forma de compreender a música e, por conseguinte, a dança, contribui bastante na construção de uma coreografia que as crianças saibam realizar sem a marcação do adulto o tempo inteiro, bem como, de uma leveza e expressão do lúdico - forma de expressão típica do universo infantil.

4º MOMENTO:

Depois de tanto trabalho é hora de apresentar o que produziram para a escola. Vejam só quanta alegria!

   FONTE: NEI/UFRN

 FONTE: NEI/UFRN  

 FONTE: NEI/UFRN

 FONTE: NEI/UFRN 

  FONTE: NEI/UFRN                                                                                                                                   

    FONTE: NEI/UFRN                                                                                                                            

Recursos Complementares

Sugerimos o acesso aos links abaixo relacionados por apresentarem informações importantes ao professor na organização desta proposta de aula. Nos referidos links o professor poderá conhecer um pouco da história do coco de roda, em que lugares do país se apresenta como expressão da cultura daquele povo, entre outros aspectos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Coco_(dan%C3%A7a)

http://www.viagemdeferias.com/recife/cultura/coco-de-roda.php 

http://www.youtube.com/watch?v=c2rMFNQsePg 

http://www.youtube.com/watch?v=PVmuAa-xADY&feature=related 

http://www.youtube.com/watch?v=f1l5ZHklv5Y&feature=related    

Avaliação

Ao final do trabalho é importante observar que as crianças possam:

  • falar a respeito do coco de roda, destacando-o como uma dança tipicamente potiguar com origem na cultura africana.
  • destacar os elementos constitutivos da dança enquanto expressão de uma arte como: vestuário, passos característicos, músicas e instrumentos.
  • participar do processo de criação e apresentação de uma coreografia.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.