13/10/2010
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Artes | Dança: Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Dança: Apreciar e dançar |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Dança: Dançar |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
1º MOMENTO:
A aula terá início com uma roda de conversa a respeito do que as crianças sabem sobre a dança a ser estudada - o coco de roda. Sugerimos que o (a) professor (a) tome alguns questionamentos como referência para registrar o conhecimento prévio das crianças, dentre os quais, destacamos: o que é coco de roda? alguém já viu/conhece esta dança? por que será que tem este nome?
Após este levantamento inicial, o (a) professor (a) fará algumas afirmações delineando o coco de roda como uma dança tipicamente nordestina com origem na cultura africana, pois todos os seus elementos lembram as manifestações culturais do povo da África, dentre os quais destacamos: a umbigada (passo que um participante toca a barriga de um outro na altura do umbigo), os deslizes com os pés pelo chão remexendo todo o tronco com ênfase nos braços para os homens e no balanço das saias pelas mulheres, o tipo de vestimenta usada - pouca roupa e bem leve, etc. Em seguida, sugerimos a organização das ideias discutidas na roda num formato de texto coletivo.
2º MOMENTO:
O (a) professor (a) dará continuidade a aula, propondo uma roda de música, na qual as crianças possam ouvir diversos cocos cantados por diferentes artistas e apreciar o que está presente na musicalidade do coco de roda: instrumentos, batidas, enredo. Ao final da roda escolhe-se a música que o grupo demonstrou mais interesse para que possa aprofundar a discussão e conhecer um pouco mais sobre o coco de roda. Se possível pode-se convidar o (a) artista que interpreta ou compôs a música para que consiga articular melhor os elementos desse ritmo musical, além de possibilitar a experiência de estar lado a lado com um artista que detém daquele conhecimento específico. Na oportunidade pode ser realizada uma entrevista com o (a) artista que poderá ser devidamente registrada.
Apresentamos como sugestão/ilustração a música que mais chamou a atenção das crianças de um 1º ano do Ensino Fundamental e o texto coletivo produzido depois da entrevista a artista. A música selecionada foi "Sem ganzá não é coco" , de Chico César interpretada por Kristal - uma cantora da cultura local (Natal/RN).
SEM GANZÁ NÃO É COCO
COCO SEM GANZÁ NÃO É COCO NAMORO SEM BEIJAR NÃO É AMOR MORENA DA PENHA DEMORE MAIS VENHA EU DEMORO MAIS EU VOU QUERO GANZÁ, QUERO GANZÁ, QUERO GANZÁ MORENA TEM PENA, TEM PENA NO MEU COCAR [...] NO COCO TEM QUE TER GANZÁ E PANDEIRO E IR NO COCO DE EMBOLADA NA PANCADA DO GANZÁ VEM NO COCO, COQUEIRO VEM NO COCO, COCAR VEM NO COCO, COQUEIRO VEM NO COCO, COCAR |
KRISTAL NA NOSSA SALA
NA AULA DE HOJE, APRENDEMOS COM KRISTAL QUE CADA LUGAR PODE TER UM COCO DIFERENTE, COM ALGUNS INSTRUMENTOS A MAIS OU A MENOS E PASSA A TER UM RITMO, UMA BATIDA DIFERENTE. VIMOS TAMBÉM QUE PARA DANÇAR O COCO É NECESSÁRIO FICAR MUITO ATENTO AO RITMO E O CORPO TEM QUE ACOMPANHAR SEU PENSAMENTO DO MOVIMENTO. A BATIDA DO COCO DE KRISTAL É BEM ACELERADA E NOS DEIXA BEM EUFÓRICOS... KRISTAL DISSE QUE OS INSTRUMENTOS USADOS NO COCO SÃO, BASICAMENTE, GANZÁ, PANDEIRO E TAMBOR. MAS QUE ELA UTILIZA OUTROS INSTRUMENTOS NA SUA MÚSICA. ELA DISSE TAMBÉM QUE A GENTE DANÇA MUITO BEM E QUE VAMOS DAR UM SHOW.
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3º MOMENTO:
Nesse momento o (a) professor (a) dará inicio a experimentação dos movimentos necessários para se dançar o coco de roda e vai construindo junto com as crianças nomes para os passos que vão surgindo à medida que vivenciam a dança com música, como podemos ver na listagem e registros gráficos das crianças, logo abaixo:
FONTE: NEI/UFRN
FONTE: NEI/UFRN
FONTE: NEI/UFRN
Logo após nomear os passos individualmente, é chegado o momento do (a) professor (a) pensar juntamente com as crianças como ficará a coreografia, ou seja, uma sequência de passos num ritmo específico - a música selecionada pela turma. Não se deve esquecer que o desejo, interesse, forma de compreender a música e, por conseguinte, a dança, contribui bastante na construção de uma coreografia que as crianças saibam realizar sem a marcação do adulto o tempo inteiro, bem como, de uma leveza e expressão do lúdico - forma de expressão típica do universo infantil.
4º MOMENTO:
Depois de tanto trabalho é hora de apresentar o que produziram para a escola. Vejam só quanta alegria!
FONTE: NEI/UFRN
FONTE: NEI/UFRN
FONTE: NEI/UFRN
FONTE: NEI/UFRN
FONTE: NEI/UFRN
FONTE: NEI/UFRN
Sugerimos o acesso aos links abaixo relacionados por apresentarem informações importantes ao professor na organização desta proposta de aula. Nos referidos links o professor poderá conhecer um pouco da história do coco de roda, em que lugares do país se apresenta como expressão da cultura daquele povo, entre outros aspectos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Coco_(dan%C3%A7a)
http://www.viagemdeferias.com/recife/cultura/coco-de-roda.php
http://www.youtube.com/watch?v=c2rMFNQsePg
Ao final do trabalho é importante observar que as crianças possam:
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