12/01/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Crianças que, de preferência, já tenham consolidada a compreensão do funcionamento do sistema de escrita alfabético.
Atividade 1 – O diário como fonte de consulta e registro.
Atividade 2 – O registro diário da turma.
RASCUNHO
_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________
Oriente os alunos a, primeiro, fazer um rascunho com letra bonita e dentro dos espaços da linha para fazer o registro na folha do diário (sugiro que seja em papel A4 colorido). _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________
No início de cada aula, faça oralmente a correção do texto no quadro/lousa junto com as crianças.
Neste dia, a criança deverá levar o texto corrigido para casa e fazer o registro no diário.
Atividade 3 – Avaliação
*Propor a produção de um texto reflexivo sobre o que observaram no diário.
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
DEPOIS DE OBSERVAR O DIÁRIO CONSTRUÍDO PELA NOSSA TURMA, FAÇA AGORA UMA BELA REDAÇÃO SOBRE TODAS AS AVENTURAS QUE ACONTECERAM COM A NOSSA TURMA DURANTE O ANO. LEMBRE-SE DE PRIMEIRO FAZER UM RASCUNHO!
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
· Fonte da imagem: <www.plenarinho.gov.br>.
Sugestão de filmes infantis que abordam o tema diário:
Durante o registro no diário, observar se a criança:
Durante a atividade de avaliação, observar se a criança:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!