Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Produção de textos pessoais e interpessoais: o registro do diário da turma.

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Mariane Patrícia Madeira Lopes
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •    Produzir diário escolar;
  •    Ampliar a capacidade de registro, revisão de texto e leitura;
  •    Trabalhar aspectos da socialização como o trabalho em grupo, respeito e cuidado mútuo;
Duração das atividades
Quatro aulas de aproximadamente 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Crianças que, de preferência, já tenham consolidada a compreensão do funcionamento do sistema de escrita alfabético.  

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – O diário como fonte de consulta e registro.

  •   Mostre à turma o vídeo de abertura de “Star Trekc”. Utilize o link: <http://www.youtube.com/watch?v=kJ40PDl2vAM>. Durante a abertura do seriado, o capitão narra o registro do diário de viagem.
  •   Peça às crianças que ouçam e argumentem o que compreenderam sobre o vídeo.
  •   Explique a elas que, neste seriado, em todos os episódios, o capitão da nave faz um registro oral do que aconteceu naquele dia: que planeta o grupo visitou, quais seres de outro planeta conheceram etc.   

Atividade 2 – O registro diário da turma.

  •   Comece com uma conversa sobre a atividade anterior abordando o diário como registro de viajem. Se possível, utilize um gravador para registrar esta conversa inicial que, posteriormente, pode ser adicionada ao diário.
  •   Oriente a turma a imaginar cada dia na sala de aula como uma aventura, uma descoberta, e todos os fatos importantes do dia deverão ser registrados em um diário.
  •   Utilize um caderno ou livro de atas como diário onde, a cada dia, uma criança fará o registro do que ocorreu durante a aula.
  •   Aproveite este momento para incentivar a criatividade das crianças, que poderão fazer o registro utilizando recursos de alguns gêneros textuais e ou recursos diferenciados, tais como crônicas, quadrinhos, colagens, notícias, comerciais etc.
  •   Organize a forma que será feita a escolha da criança que fará o registro do dia ( ordem alfabética, sorteio).
  •   Oriente sobre a importância do rascunho para que o diário fique bonito, limpo, organizado e com a grafia correta das palavras. A criança deverá fazer,  no caderno, o rascunho do texto que escreverá definitivo no diário.

RASCUNHO

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________   

Oriente os alunos a, primeiro, fazer um rascunho com letra bonita e dentro dos espaços da linha para fazer o registro na folha do diário (sugiro que seja em papel A4 colorido). _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________  

 No início de cada aula, faça oralmente a correção do texto no quadro/lousa junto com as crianças.

Neste dia, a criança deverá levar o texto corrigido para casa e fazer o registro no diário.

Atividade 3 – Avaliação    

  •   Fazer um momento de reflexão com a turma sobre o diário, ao final do ano letivo.
  •  Orientar as crianças para realizarem a leitura do diário em pequenos grupos, fazendo observações e anotações.   

*Propor a produção de um texto reflexivo sobre o que observaram no diário.       

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS 

DEPOIS DE OBSERVAR O DIÁRIO CONSTRUÍDO PELA NOSSA TURMA, FAÇA AGORA UMA BELA REDAÇÃO SOBRE TODAS AS AVENTURAS QUE ACONTECERAM COM A NOSSA TURMA DURANTE O ANO. LEMBRE-SE DE PRIMEIRO FAZER UM RASCUNHO!  

 _________________________________________________________________________  

_________________________________________________________________________  

_________________________________________________________________________  

_________________________________________________________________________  

_________________________________________________________________________  

_________________________________________________________________________  

 _________________________________________________________________________  

 _________________________________________________________________________  

 _________________________________________________________________________   

·         Fonte da imagem: <www.plenarinho.gov.br>. 

Recursos Complementares

Sugestão de filmes infantis que abordam o tema diário:

  •   A história sem fim. EUA, 1984.
  •   Diário da Barbie. EUA, 2006, Animação.
  •   O diário da Princesa. EUA 2006.

Avaliação

Durante o registro no diário, observar se a criança:

  •   Produz com criatividade e coerência a proposta de registro das ideias no diário.
  •   Revisa e aceita a sugestão de colegas e professor (a) sobre o texto que produziu.
  •   Participa das interações de correção do texto dos colegas escutando com atenção e compreensão,  expondo opiniões nos debates com os colegas e com o (a) professor (a).

Durante a atividade de avaliação, observar se a criança:

  •   Planeja a escrita do texto considerando o tema central.
  •   Produz o texto de acordo com a proposta.
  •   Revisa o próprio texto.
  •   Dispõe, ordena e organiza o próprio texto de acordo com as convenções gráficas apropriadas.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.