Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O CENTRO DE ARTESANATO

 

13/09/2010

Autor e Coautor(es)
Naire Jane Capistrano
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Visitar um Centro de Artesanato da cidade
  • Conversar acerca da visita a ser realizada: o que esperam ver? Quem elas esperam encontrar?
  • Construir um texto coletivo sobre a visita ao Centro de Artesanato.
Duração das atividades
Quatro momentos de aproximadamente 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula é necessário que as crianças tenham alguma noção do que seja artesanato.

Estratégias e recursos da aula

1° Momento:

Na roda, o professor deve conversar com as crianças sobre o que é artesanato. Deve também ouvir as idéias das crianças e registrar numa folha de papel. Além disso, o professor pode perguntar se elas conhecem alguma peça/objeto artesanal. Em seguida, convidá-las para fazer uma visita a um Centro de Artesanato da cidade, abordando questões, tais como: quem já foi a um centro de artesanato? Como é esse espaço? O que podemos ver nesse local? Quem podemos ver ou encontrar lá? O que as pessoas fazem em um centro de artesanato? O professor deve registrar também os conhecimentos prévios das crianças em relação a um centro de artesanato.  

Texto de fundamentação para o professor sobre artesanato:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Artesanato

2° Momento:  

O professor pode listar com as crianças as tarefas necessárias a uma aula passeio como atividade escolar: escolher o meio de transporte viável, solicitar a autorização dos pais e buscar informações sobre o local a ser visitado - horário de funcionamento, agendamento da visita etc. Em seguida, pode organizar um cronograma com as tarefas e fixá-lo na parede. O cronograma servirá como recurso de organização da aula passeio. 

 3° Momento:

No dia da aula passeio,  o professor deve definir, junto com as crianças, as regras fundamentais para a visita: modos de comportamento durante o trajeto e a visita. As crianças devem ser orientadas previamente no sentido de observarem as produções artesanais, diferentes espaços e seus critérios de organização: distribuição espacial das produções artesanais - quiosques, barracas, palcos, ateliês etc. Se possível, o professor e as crianças podem levar máquinas fotográficas e fazerem as imagens que julgarem importantes para o estudo. Tal material deve ser explorado pelo grupo como fonte de informações e mais uma forma de registro.

Visita ao centro de artesanato. Conhecendo e explorando os brinquedos artesanais. Fonte: arquivo da autora

4° Momento:

Na volta da visita, o professor construirá com as crianças um texto coletivo, descrevendo a atividade realizada, buscando articular as idéias prévias com as novas informações e as experiências vividas. Esse texto coletivo de produção escrita e imagética feito pelo grupo servirá para compor uma exposição que poderá ser apreciada por outras turmas e pais da escola.

Recursos Complementares
Avaliação

Com esta aula é possível avaliar se as crianças conseguem identificar uma peça de artesanato; reconhecer o centro de  artesanato como espaço de diferentes manifestações da cultura tradicional, como também, o desempenho delas durante a aula passeio; e, ainda, a organização dos saberes ressignificados e apresentados durante a exposição.  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.