13/09/2010
Maria de Fátima Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Para realização desta aula é necessário que as crianças tenham alguma noção do que seja artesanato.
Na roda, o professor deve conversar com as crianças sobre o que é artesanato. Deve também ouvir as idéias das crianças e registrar numa folha de papel. Além disso, o professor pode perguntar se elas conhecem alguma peça/objeto artesanal. Em seguida, convidá-las para fazer uma visita a um Centro de Artesanato da cidade, abordando questões, tais como: quem já foi a um centro de artesanato? Como é esse espaço? O que podemos ver nesse local? Quem podemos ver ou encontrar lá? O que as pessoas fazem em um centro de artesanato? O professor deve registrar também os conhecimentos prévios das crianças em relação a um centro de artesanato.
Texto de fundamentação para o professor sobre artesanato:
O professor pode listar com as crianças as tarefas necessárias a uma aula passeio como atividade escolar: escolher o meio de transporte viável, solicitar a autorização dos pais e buscar informações sobre o local a ser visitado - horário de funcionamento, agendamento da visita etc. Em seguida, pode organizar um cronograma com as tarefas e fixá-lo na parede. O cronograma servirá como recurso de organização da aula passeio.
No dia da aula passeio, o professor deve definir, junto com as crianças, as regras fundamentais para a visita: modos de comportamento durante o trajeto e a visita. As crianças devem ser orientadas previamente no sentido de observarem as produções artesanais, diferentes espaços e seus critérios de organização: distribuição espacial das produções artesanais - quiosques, barracas, palcos, ateliês etc. Se possível, o professor e as crianças podem levar máquinas fotográficas e fazerem as imagens que julgarem importantes para o estudo. Tal material deve ser explorado pelo grupo como fonte de informações e mais uma forma de registro.
Visita ao centro de artesanato. Conhecendo e explorando os brinquedos artesanais. Fonte: arquivo da autora
Na volta da visita, o professor construirá com as crianças um texto coletivo, descrevendo a atividade realizada, buscando articular as idéias prévias com as novas informações e as experiências vividas. Esse texto coletivo de produção escrita e imagética feito pelo grupo servirá para compor uma exposição que poderá ser apreciada por outras turmas e pais da escola.
site sobre artesanato:
Com esta aula é possível avaliar se as crianças conseguem identificar uma peça de artesanato; reconhecer o centro de artesanato como espaço de diferentes manifestações da cultura tradicional, como também, o desempenho delas durante a aula passeio; e, ainda, a organização dos saberes ressignificados e apresentados durante a exposição.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!