Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A DANÇA DO PAU DE FITAS: reelaborando essa manifestação cultural.

 

25/08/2010

Autor e Coautor(es)
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Artes Dança: Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos
Ensino Fundamental Inicial Artes Dança: Dançar
Ensino Fundamental Inicial Artes Dança: Apreciar e dançar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:

  • Conhecer a história da manifestação cultural da dança do Pau de Fitas;
  • Reelaborar coletivamente os passos da Dança do Pau de Fitas;
  • Elaborar uma coreografia a partir de uma releitura sobre a dança Pau de Fitas. 
Duração das atividades
7 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a apreciação dessa aula o professor poderá iniciar levantando na turma se eles já conhecem a dança do pau de fitas, quais são os elementos que se apresentam nessa dança, como se realizam os passos etc.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO 

Orientamos em um primeiro momento o professor proporcionar uma conversa inicial sobre a temática. Depois dessa conversa o professor poderá apresentar, através de vídeos extraídos da internet, essa manifestação.

Sugerimos os seguintes links:

1º vídeo:  http://www.youtube.com/watch?v=JKUIm-2cN7o&p=64AA039D73138985&playnext=1&index=35

 

2º vídeo:  http://www.youtube.com/watch?v=UJlFB8ZuFE4&feature=related 

Depois dessa apreciação o professor poderá abrir um debate sobre os vídeos apresentados, instigando o grupo de crianças à perceber: o que foi comum aos vídeos, quais elementos estiveram presentes e quais passos foram apresentados, dentre outras observações.

O professor poderá solicitar também um registro escrito desse momento.       

2º MOMENTO

Também sugerimos que o mesmo solicite uma pesquisa sobre a temática, logo após a apresentação dos vídeos. Esse momento será importante para que a turma contextualize a manifestação apresentada (A dança do pau de fitas). Caso não seja possível, o professor traz para o grupo de crianças um texto contextualizando essa dança.

Sugerimos o seguinte link para pesquisa sobre o tema. http://pt.wikipedia.org/wiki/Pau_de_fita 

3º MOMENTO 

Propomos que o professor lance para a turma a possibilidade de ensaiar essa dança. Em um primeiro momento sugerimos que ele apresente à turma sugestões de músicas (percebemos que a dança do Pau de Fitas é mais caracterizada nos estados do sul), podendo ser as músicas tradicionais dessa dança ou músicas de sua região.

Depois da escolha da música o professor traz um mastro com fitas presas (da quantidades de alunos da turma), sugerimos que esse mastro seja fixado em uma lata grande com cimento, para assim ficar firme e não correr o risco de virar. O mastro poderá ser um cano de PVC.

Nesse momento, as crianças poderão sugerir movimentos, que serão vivenciados, experimentados por todos. De acordo com a idade do grupo de crianças os movimentos deverão ser mais simples ou mais complexos. Neste momento da construção da coreografia não deve haver a intenção de construir uma trança com as fitas entorno do mastro.

Depois dessas vivências a turma poderá selecionar alguns passos para compor a coreografia final.

Imagem de uma apresentação realizada por uma turma de 2º ano na região Nordeste.

4º MOMENTO 

Como forma de finalizar essa temática o professor apresenta a possibilidade de realização  de uma de uma releitura da obra “Pau de fitas” do desenhista e pintor Mausé.

"Pau de fitas", Mausé

Em um primeiro momento, o professor apresenta a obra em óleo  “Pau de fitas” de Mausé, orientando que cada criança observe-a,  percebendo detalhes, formas, cores, posição entre outros elementos. Depois dessa apreciação o professor poderá falar um pouco sobre a obra e sugerir que a turma construa uma releitura da mesma. Como sugestão, ao invés de tinta guache, as crianças poderão utilizar colagem, ou pintura à vela.

Recursos Complementares

Sugerimos para pesquisar um pouco mais sobre o autor da obra de arte “Pau de fitas” o site: http://mauro-artedailha.blogspot.com/ . 

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:  

  • Participaram das discussões em sala das observações realizadas sobre a dança do pau de fitas;
  • Participaram da construção da dança do pau de fitas; ·         
  • Participaram da dança do pau de fitas; ·         
  • Realizaram a releitura da obra “Pau de fitas”.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.