25/08/2010
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Dança: Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Dança: Dançar |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Dança: Apreciar e dançar |
Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:
Para a apreciação dessa aula o professor poderá iniciar levantando na turma se eles já conhecem a dança do pau de fitas, quais são os elementos que se apresentam nessa dança, como se realizam os passos etc.
Orientamos em um primeiro momento o professor proporcionar uma conversa inicial sobre a temática. Depois dessa conversa o professor poderá apresentar, através de vídeos extraídos da internet, essa manifestação.
Sugerimos os seguintes links:
1º vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=JKUIm-2cN7o&p=64AA039D73138985&playnext=1&index=35
2º vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=UJlFB8ZuFE4&feature=related
Depois dessa apreciação o professor poderá abrir um debate sobre os vídeos apresentados, instigando o grupo de crianças à perceber: o que foi comum aos vídeos, quais elementos estiveram presentes e quais passos foram apresentados, dentre outras observações.
O professor poderá solicitar também um registro escrito desse momento.
Também sugerimos que o mesmo solicite uma pesquisa sobre a temática, logo após a apresentação dos vídeos. Esse momento será importante para que a turma contextualize a manifestação apresentada (A dança do pau de fitas). Caso não seja possível, o professor traz para o grupo de crianças um texto contextualizando essa dança.
Sugerimos o seguinte link para pesquisa sobre o tema. http://pt.wikipedia.org/wiki/Pau_de_fita
Propomos que o professor lance para a turma a possibilidade de ensaiar essa dança. Em um primeiro momento sugerimos que ele apresente à turma sugestões de músicas (percebemos que a dança do Pau de Fitas é mais caracterizada nos estados do sul), podendo ser as músicas tradicionais dessa dança ou músicas de sua região.
Depois da escolha da música o professor traz um mastro com fitas presas (da quantidades de alunos da turma), sugerimos que esse mastro seja fixado em uma lata grande com cimento, para assim ficar firme e não correr o risco de virar. O mastro poderá ser um cano de PVC.
Nesse momento, as crianças poderão sugerir movimentos, que serão vivenciados, experimentados por todos. De acordo com a idade do grupo de crianças os movimentos deverão ser mais simples ou mais complexos. Neste momento da construção da coreografia não deve haver a intenção de construir uma trança com as fitas entorno do mastro.
Depois dessas vivências a turma poderá selecionar alguns passos para compor a coreografia final.
Imagem de uma apresentação realizada por uma turma de 2º ano na região Nordeste.
Como forma de finalizar essa temática o professor apresenta a possibilidade de realização de uma de uma releitura da obra “Pau de fitas” do desenhista e pintor Mausé.
Em um primeiro momento, o professor apresenta a obra em óleo “Pau de fitas” de Mausé, orientando que cada criança observe-a, percebendo detalhes, formas, cores, posição entre outros elementos. Depois dessa apreciação o professor poderá falar um pouco sobre a obra e sugerir que a turma construa uma releitura da mesma. Como sugestão, ao invés de tinta guache, as crianças poderão utilizar colagem, ou pintura à vela.
Sugerimos para pesquisar um pouco mais sobre o autor da obra de arte “Pau de fitas” o site: http://mauro-artedailha.blogspot.com/ .
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!