Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


POESIA É PARA SER SENTIDA

 

28/10/2010

Autor e Coautor(es)
Glória Maria de Oliveira
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Helen da Silva Escansett, Miriam Abduche, Simone Alencastre Rodrigues

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ampliar seu conhecimento acerca deste gênero;
  • Estimular o prazer proporcionado pela leitura, principalmente de um texto poético;
  •  Ter a oportunidade de refletir sobre a escrita desse gênero textual;
  •  Ampliar seu repertório de textos memorizados;
  •  Expressar seus sentimentos através das palavras;
  •  Desenvolver a expressão oral.
Duração das atividades
Quatro aulas com duração de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter habilidade de leitura e escrita.

Estratégias e recursos da aula

A professora iniciará a aula colocando para a classe ouvir o poema “Ou Isto ou Aquilo” de Cecília Meirelles, musicado por Luis Pedro Fonseca e cantado por Lena d’Água, apresentado no site aguaparacriancas.blogspot.com

Após a audição perguntará a classe se eles já tinham ouvido esse texto, do que se trata, do que entenderam e de que mais gostaram.

Então a professora lerá para eles a mesma poesia que está no livro “Ou Isto ou Aquilo” de Cecília Meirelles, Após a leitura realizada em forma de poema falado, irá mostrar para turma como ela é escrita, destacando a forma e as linhas ( versos). Irá seguidamente perguntar se eles já tinham visto em algum livro, jornal ou revista aquela forma de escrever.

Dará oportunidade para que cada aluno se coloque e verbalize suas impressões acerca de suas perguntas.

Aceitará as diversas hipóteses que os alunos, provavelmente, apresentarão como argumentos para as suas interpretações.

Depois das apresentações dos alunos, a professora perguntará se alguém já ouviu uma poesia e o que uma poesia.   

Acredita-se que os alunos irão definir que esse  texto lido e ouvido é uma poesia.

A professora retornará  e perguntará:   

Quem já ouviu essa poesia?

Quem já ouviu outra poesia?

Quem sabe recitar uma  poesia?

Aproveitará,  então, esse momento para demonstrar  de que  a leitura de uma poesia chama-se recitar.

Então, dessa forma,  a professora convidará os alunos a trabalharem com poesias. Iniciarão com os poemas dessa ilustre poetisa, Cecília Meirelles.

Atividade 2

A professora lerá  a biografia de Meirelles para a classe, abrirá um momento de discussão do tempo em que ela viveu, com o objetivo também de trabalhar temporalidade.

Trará argumentos para que os alunos discutam quem nasceu antes deles e quem eles conhecem que pode ser considerado muito velho, mais velho que a Cecília Meirelles.  

Retorna a poesia e procurará discutir com os alunos se eles gostam desse gênero literário, que envolve uma outra estrutura de escrita.

A professora e os alunos deverão ler mais o livro de Meirelles e,  de acordo, com o nível de envolvimento e  entendimentos dos poemas do livro debater com a turma como uma poesia escrita a tantos anos consegue parecer que ela está “viva”, presente até os dias atuais.

Atividade 3

Ao término dessa aula a professora lerá mais alguns  poemas do livro, escolhidos de forma aleatória.

Combinará com os alunos que eles   deverão se organizar em duplas, escolher uma poesia, ensaiar bastante e depois  recitar em um momento que se chamará “Recitando Cecília Meirelles” as poesias escolhidas do livro Ou Isto ou Aquilo.

A professora reservará, diariamente, em suas aulas, um espaço onde os alunos tenham a oportunidade de recitarem para a classe os poemas escolhidos do livro.

A fim de ampliar o repertório de poesias, a professora manterá em sala outros livros de poesias, que serão livremente manuseados pelos alunos.

A professora combinará com os alunos que será feito um varal das poesias do livro “Ou Isto ou Aquilo”, então cada aluno será responsável pela cópia de uma poesia do livro.

A professora distribuirá um pedaço de morim, aproximadamente, 50 cm do tecido para cada criança e neste tecido, elas escreverão a poesia, prestando atenção à estrutura do texto poético e  à distribuição no espaço, depois capricharão em belas  ilustrações..

Ao lado de cada poesia copiada do livro será, também,colocada uma poesia de cada aluno.   

Atividade 4

Cecília Meirelles – vista pelos alunos

Outra possibilidade de escrita será a reescrita da biografia de Cecília Meirelles pelos alunos, assim como um desenho retratando a poetisa.  

Esse material também estará à disposição no varal poético e será apresentado aos familiares e demais alunos da escola no dia da apresentação “Recitando Cecília Meirelles”.

Os alunos e a professora  confeccionarão os  convites para o evento, com elaboração pessoal dos alunos, para que, assim, eles possam ter identidade no seu texto visual.

Recursos Complementares

OU ISTO OU AQUILO de Cecília Meirelles, Editora Nova Fronteira.   

NOME DE GENTE, CAVALGANDO O ARCO-IRIS,  Pedro Bandeira   

LÉ COM CRÉ, José Paulo Paes, EDITORA ÁTICA   

O JOGO DAS PALAVRAS MÁGICAS, Elias José, Ilustrações de  Nelson Cruz  PAULINAS     

VEJAM COMO EU SEI ESCREVER, José Paulo Paes, Ilustrações de Alex EDITORA ÁTICA   

DE LETRA EM LETRA, Bartolomeu Campos de Queiroz, MODERNA   

A POESIA É UMA PULGA, Sylvia Orthof, SARAIVA   

QUAL É QUE É, Lalau e Laurabeatriz, CORTEZ EDITORA   

QUEM É QUEM, Lalau e Laurabeatriz. COMPANHIA DAS LETRINHAS   

A ARCA DE NÓE, Autor: Vinicius de Moraes, Ilustrações de  Nelson Cruz. COMPANHIA DAS LETRINHAS   

OLHA O BICHO, Poemas de José Paulo Paes, Ilustrações de Rubens Matuck EDITORA ÁTICA   

FORA DA GAIOLA e outras poesias, Lalau e Laurabeatriz, COMPANHIA DAS LETRINHAS   

QUAL É QUE É, Lalau e Laurabeatriz, CORTEZ EDITORA   

SITE:  aguaparacriancas.blogspot.com/  

Avaliação

No desenvolver das atividades a professora estará atenta aos sentimentos manifestados pelas crianças ao ouvirem as poesias, e de como eles  se expressaram  através das palavras, ou desenhos, as que se mostram mais reservadas não se expondo frente ao grupo e as mais falantes.

Observar frente à leitura das poesias as que memorizaram com mais facilidade, as que necessitaram de um tempo maior.

Outro olhar avaliativo será o destinado a verificar como ficou o ambiente na sala nesses momentos dedicados à leitura das poesias.

Avaliar se e a  partir desse trabalho manifestaram interesse em buscar os livros poéticos para própria  leitura.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Rita de Fátima Bernardes Palhares, E.M.Dr.José Ribeiro de Carvalho , Minas Gerais - disse:
    ritabpalhares@gmail.com

    24/02/2011

    Quatro estrelas

    ADOREI!!! Embora não trabalhe com alfabetização acho que POESIA NÃO TEM IDADE e posso muito bem aproveitar e adaptar, principalmente com alunos que não conhecem ou não gostam de ler.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.