Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Um passeio pelo continente africano: conhecendo alguns aspectos de sua cultura

 

13/10/2010

Autor e Coautor(es)
EDNA MARIA DA SILVA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer alguns aspectos da cultura africana: vestuário, culinária, língua/idioma,formas de organização da sociedade;
  • Enumerar semelhanças e/ou diferenças entre os costumes da cultura africana e a brasileira;
  • Vivenciar a realização de culinária de pratos da culinária africana.
Duração das atividades
3 aulas com duração de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Para o desenvolvimento desta aula é importante que o grupo já tenha trabalhado com outras formas de organização social como, por exemplo, a do Brasil ou de tribo(s) indígena(s) ou de comunidades quilombolas, entre outras. - Na aula o professor buscará desenvolver uma (a) ideia de como é a África a partir da leitura de imagens em que apareçam pessoas com elementos que as caracterizem suas funções, atividades, moradia entre outros.
Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:

A aula terá início com uma apresentação geral dos aspectos da cultura africana a partir de imagens, destacando o tipo humano que encontramos no continente africano. Na aula o professor buscará desenvolver uma ideia de como é a África a partir da leitura de imagens em que aparecem pessoas com uma caracterização determinada. O professor pode tomar como referência as imagens que seguem:

Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/recortesdeviagem/files/2010/06/africa.jpg  

Fonte: http://kr.blanco.zip.net/images/africa9.jpg  

Fonte: http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQfuiKSLDgTge5C7ADK8DYpBFgINQlfG8qGMKlsf75hcQx_fh0&t=1&usg=__obVvW_yN99OmctGeg9CUGS0wgFM=  

2º MOMENTO:

Depois, o (a) professor (a) poderá continuar a aula propondo uma aula de culinária, na qual terão a oportunidade de experimentar um dos sabores que o povo africano adota no seu cotidiano. Desse modo, sugerimos que uma primeira culinária a ser desenvolvida junto com as crianças é o cuscuz por ser o prato mais comum na culinária africana. Lembramos aos professores que é importantíssimo contextualizar a realização da atividade de transformação de alimentos comum a cada lugar em particular.

O (a) professor (a) poderá construir junto às crianças um bilhete solicitando da família das crianças, se for possível, os ingredientes necessários para fazer o cuscuz africano na escola. O brilhete deverá ser enviado no dia anteior a atividade. Sugerimos também, a possibilidade de convidar alguém da família ou da própria instituição  para desenvolver a atividade da culinária.

No momento seguinte, o professor fará a conferência dos ingredientes necessários à experimentação da receita. Todos os envolvidos devem estar com as mãos devidamente higienizadas, cabelos presos e com todo o material necessário disponível. O professor já deve conhecer de cor a receita e segue anunciando o passo a passo, para que as crianças realizem. Lembrando que é preciso muita atenção, pois mais tarde cada criança registrará este momento em uma atividade, como mostramos logo abaixo:

Fonte: NEI/UFRN

Fonte: NEI/UFRN                                                                                                        

3º MOMENTO:

Após fazer uma viagem por alguns aspectos culturais africanos (vestuário, culinária, costumes), o professor possibilitar às crianças vivências comuns nas duas realidades culturais - Brasil e África, através de uma oficina de brincadeiras, ou uma oficina de construção de instrumentos de percussão, por exemplo. Para tanto, o professor iniciará com leitura de imagens ou vídeos sobre esta a temática escolhida para que crianças façam o contraponto com a realidade vivenciada por eles, questionando: o que você faz (nas brincadeiras) que se assemelham ao que vemos na imagem?  questionando: o que você pode visualizar nesta (s) imagen (s)? o que você faz que se assemelha ao que vemos na imagem? Para concluir este momento o professor poderá organizar uma exposição de fotos das brincadeiras e/ou atividades de lazer da comunidade onde moram ou ainda convidar alguma pessoa de origem africana para vir à escola ensinar uma brincadeiro, brinquedo ou jogo para a turma. - o intercambia, transita entre as duas realidades em que nos aproximamos, o que temos em comum.

4º MOMENTO:

De posse de tais informações a respeito do que caracteriza o continente africano e o nosso país - Brasil, o professor construirá junto com as crianças um mapa e/quadro comparativo em que vai inserir o que é comum às duas culturas, ou seja, o que intercambia, transita entre as duas realidades. O mapa poderá ser construído a partir de recorte e colagem de imagens, formando uma espécie de mosaico.

Recursos Complementares

Sugerimos consultar o seguintes link:

http://www.brasilescola.com/cultura/cultura-africana.htm 

Avaliação

Ao final desta aula o professor deverá observar se as crianças conseguem:

  • Reconhecer  alguns aspectos da cultura africana: vestuário, culinária, língua/idioma,formas de organização da sociedade.
  • Enumerar semelhanças e/ou diferenças entre os costumes da cultura africana e a brasileira.
  • Participar da realização de culinária de prato da culinária africana.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.