13/10/2010
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos |
Ensino Fundamental Inicial | História | Localidade |
1º MOMENTO:
A aula terá início com uma apresentação geral dos aspectos da cultura africana a partir de imagens, destacando o tipo humano que encontramos no continente africano. Na aula o professor buscará desenvolver uma ideia de como é a África a partir da leitura de imagens em que aparecem pessoas com uma caracterização determinada. O professor pode tomar como referência as imagens que seguem:
Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/recortesdeviagem/files/2010/06/africa.jpg
Fonte: http://kr.blanco.zip.net/images/africa9.jpg
2º MOMENTO:
Depois, o (a) professor (a) poderá continuar a aula propondo uma aula de culinária, na qual terão a oportunidade de experimentar um dos sabores que o povo africano adota no seu cotidiano. Desse modo, sugerimos que uma primeira culinária a ser desenvolvida junto com as crianças é o cuscuz por ser o prato mais comum na culinária africana. Lembramos aos professores que é importantíssimo contextualizar a realização da atividade de transformação de alimentos comum a cada lugar em particular.
O (a) professor (a) poderá construir junto às crianças um bilhete solicitando da família das crianças, se for possível, os ingredientes necessários para fazer o cuscuz africano na escola. O brilhete deverá ser enviado no dia anteior a atividade. Sugerimos também, a possibilidade de convidar alguém da família ou da própria instituição para desenvolver a atividade da culinária.
No momento seguinte, o professor fará a conferência dos ingredientes necessários à experimentação da receita. Todos os envolvidos devem estar com as mãos devidamente higienizadas, cabelos presos e com todo o material necessário disponível. O professor já deve conhecer de cor a receita e segue anunciando o passo a passo, para que as crianças realizem. Lembrando que é preciso muita atenção, pois mais tarde cada criança registrará este momento em uma atividade, como mostramos logo abaixo:
Fonte: NEI/UFRN
Fonte: NEI/UFRN
3º MOMENTO:
Após fazer uma viagem por alguns aspectos culturais africanos (vestuário, culinária, costumes), o professor possibilitar às crianças vivências comuns nas duas realidades culturais - Brasil e África, através de uma oficina de brincadeiras, ou uma oficina de construção de instrumentos de percussão, por exemplo. Para tanto, o professor iniciará com leitura de imagens ou vídeos sobre esta a temática escolhida para que crianças façam o contraponto com a realidade vivenciada por eles, questionando: o que você faz (nas brincadeiras) que se assemelham ao que vemos na imagem? questionando: o que você pode visualizar nesta (s) imagen (s)? o que você faz que se assemelha ao que vemos na imagem? Para concluir este momento o professor poderá organizar uma exposição de fotos das brincadeiras e/ou atividades de lazer da comunidade onde moram ou ainda convidar alguma pessoa de origem africana para vir à escola ensinar uma brincadeiro, brinquedo ou jogo para a turma. - o intercambia, transita entre as duas realidades em que nos aproximamos, o que temos em comum.
4º MOMENTO:
De posse de tais informações a respeito do que caracteriza o continente africano e o nosso país - Brasil, o professor construirá junto com as crianças um mapa e/quadro comparativo em que vai inserir o que é comum às duas culturas, ou seja, o que intercambia, transita entre as duas realidades. O mapa poderá ser construído a partir de recorte e colagem de imagens, formando uma espécie de mosaico.
Ao final desta aula o professor deverá observar se as crianças conseguem:
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29/08/2012
Cinco estrelasbem completo..ajudou bastante minha filha!!