Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Equilibrem-se!

 

02/12/2010

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nessa aula de equilibrismo na corda bamba pretendemos: ofertar situações para o aprendizado do equilíbrio na “corda bamba”, além de trabalhar as noções de centro de gravidade e suas variáveis.

Duração das atividades
2 aulas de 50 min./total: 100min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há.

Estratégias e recursos da aula

Espaços. Espaço aberto ou sala com material adequado.   

Materiais. Cordas, bancos suecos, cabo de aço e suporte para esse cabo.   

Atividade 1. Equilibrando na corda. (20’)

Nessa parte da aula, o professor deve estender várias cordas no chão e dividir os alunos de acordo com o número de cordas disponíveis. Peça aos alunos para caminharem lentamente sobre a corda, mantendo o corpo ereto, como se se equilibrassem na corda. Esse é um exercício simples e bem aceito pelos alunos por não exigir que enfrentem o medo de cair. Entretanto, é muito útil para treinarmos o equilíbrio com as crianças pequenas.  

Atividade 2. equilibrando na superfície larga (20’)

Sobre o banco sueco, deixe a superfície mais larga para cima e peça que os alunos atravessem o banco lentamente, com os braços abertos ao lado do corpo, evitando olhar para baixo, mas para frente (na direção do final do banco). Faça isso muitas vezes com as crianças pedindo que atravessem também de costas.   

fig. 1 - banco sueco (fonte: http://www.rabrinquedos.com.br/prods/banco-sueco.jpg (acesso em 19/10/2010)

Atividade 3. Equilibrando na superfície estreita (30’)

Faça a mesma atividade anterior, porém, vire o banco sueco de maneira que a superfície estreita fique para cima (fig.1). Dessa maneira, o equilíbrio fica dificultado pela diminuição da superfície de contato com os pés. É importante orientar as crianças para que olhem sempre para frente e não para o chão. Ao olhar para o chão elas inclinam o quadril para trás, desequilibrando-se.   

Atividade 4. Andando na corda bamba (30’)

Agora, podemos caminhar na corda (cabo de aço) colocada no suporte, a uma altura máxima de 50 cm do chão, para evitar que as crianças se machuquem. Uma boa opção é colocar colchões debaixo da corda bamba. Um de cada vez deve tentar atravessar a corda e, sempre que caírem, tentarem novamente de onde caíram. Oriente-os a se concentrar nos movimentos e tentar, ao máximo, manter o equilíbrio.

fig. 2 - fonte: http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAALTvZjKKXd6WE36DBYwiAjjA03EpzC24Za7V47rSZSqfu9xPm5wPrSEd0hLf9Mbvl0JVZzn-iRowN6_dYVveiDMAm1T1UEhrSAdTbP85ul-BTSHPK4OkqHBQ.jpg  (acesso em 19/10/2010)

Recursos Complementares

www.cordabamba.com (acesso em 19/10/2010)

http://www.encontro.circo.org.br/ (acesso em 19/10/2010)

Avaliação

Como todo processo avaliativo em Educação Física, acreditamos que o professor deva considerar o desenvolvimento de cada aluno durante todo o processo de aprendizagem. Além disso, é importante considerar o envolvimento de cada um, o respeito às limitações do outro, a capacidade e o empenho no trabalho em grupos, em ajudar o outro,  etc. Outro aspecto importante da avaliação é conversar abertamente com as crianças, perguntando-as sobre suas impressões em relação às aulas, ao ritmo, às atividades. O que aprenderam de novo? O que ainda querem aprender? Há algo que gostariam de fazer novamente? O que modificariam nas aulas? O que já conheciam e que foi repetido para eles?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.