02/12/2010
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Nessa aula de equilibrismo na corda bamba pretendemos: ofertar situações para o aprendizado do equilíbrio na “corda bamba”, além de trabalhar as noções de centro de gravidade e suas variáveis.
Não há.
Espaços. Espaço aberto ou sala com material adequado.
Materiais. Cordas, bancos suecos, cabo de aço e suporte para esse cabo.
Nessa parte da aula, o professor deve estender várias cordas no chão e dividir os alunos de acordo com o número de cordas disponíveis. Peça aos alunos para caminharem lentamente sobre a corda, mantendo o corpo ereto, como se se equilibrassem na corda. Esse é um exercício simples e bem aceito pelos alunos por não exigir que enfrentem o medo de cair. Entretanto, é muito útil para treinarmos o equilíbrio com as crianças pequenas.
Sobre o banco sueco, deixe a superfície mais larga para cima e peça que os alunos atravessem o banco lentamente, com os braços abertos ao lado do corpo, evitando olhar para baixo, mas para frente (na direção do final do banco). Faça isso muitas vezes com as crianças pedindo que atravessem também de costas.
fig. 1 - banco sueco (fonte: http://www.rabrinquedos.com.br/prods/banco-sueco.jpg (acesso em 19/10/2010)
Faça a mesma atividade anterior, porém, vire o banco sueco de maneira que a superfície estreita fique para cima (fig.1). Dessa maneira, o equilíbrio fica dificultado pela diminuição da superfície de contato com os pés. É importante orientar as crianças para que olhem sempre para frente e não para o chão. Ao olhar para o chão elas inclinam o quadril para trás, desequilibrando-se.
Agora, podemos caminhar na corda (cabo de aço) colocada no suporte, a uma altura máxima de 50 cm do chão, para evitar que as crianças se machuquem. Uma boa opção é colocar colchões debaixo da corda bamba. Um de cada vez deve tentar atravessar a corda e, sempre que caírem, tentarem novamente de onde caíram. Oriente-os a se concentrar nos movimentos e tentar, ao máximo, manter o equilíbrio.
fig. 2 - fonte: http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAALTvZjKKXd6WE36DBYwiAjjA03EpzC24Za7V47rSZSqfu9xPm5wPrSEd0hLf9Mbvl0JVZzn-iRowN6_dYVveiDMAm1T1UEhrSAdTbP85ul-BTSHPK4OkqHBQ.jpg (acesso em 19/10/2010)
Como todo processo avaliativo em Educação Física, acreditamos que o professor deva considerar o desenvolvimento de cada aluno durante todo o processo de aprendizagem. Além disso, é importante considerar o envolvimento de cada um, o respeito às limitações do outro, a capacidade e o empenho no trabalho em grupos, em ajudar o outro, etc. Outro aspecto importante da avaliação é conversar abertamente com as crianças, perguntando-as sobre suas impressões em relação às aulas, ao ritmo, às atividades. O que aprenderam de novo? O que ainda querem aprender? Há algo que gostariam de fazer novamente? O que modificariam nas aulas? O que já conheciam e que foi repetido para eles?
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