17/01/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Crianças que, de preferência, já tenham consolidada a compreensão do funcionamento do sistema de escrita alfabético.
Diferenciando textos no programa de rádio
Como são crianças em processo de alfabetização, ajude-as a explorar os tipos de texto presentes na rádio. Proponho a abordagem dos textos conforme a programação da rádio do site <http://www.queroumfilhote.com.br/radio.htm> .
Propaganda de adoção de filhotes de cachorros.
Adivinhações
Dicas de prevenção à saúde
Contação de histórias
Músicas
Montando a rádio da turma.
1. Escolha do tema da rádio.
2. Escolha do nome da rádio.
3. Forma de divulgação da rádio para a escola ( durante o recreio; no site da escola, se houver; em CD etc.)
4. Sorteio dos tipos/gêneros de textos a serem produzidos por cada criança. Ex: propaganda, piada, dica de saúde, adivinhações.
Produção de texto e revisão.
PARA CASA/TAREFA/LIÇÃO DE CASA DE PORTUGUÊS
ESCREVA COM A AJUDA DE ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA UM PEQUENO TEXTO PARA SER UTILIZADO NA RÁDIO DA NOSSA TURMA. ESCREVA DE ACORDO COM O PAPEL SORTEADO NA SALA DE AULA. ______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
5. Oriente a criança a corrigir o texto em sala, lendo em voz alta para um colega e pedindo sugestões para melhorá-lo.
6. Corrija com toda a turma os textos de cada criança.
7. Organize um momento para gravar o texto de cada um.
8. Faça também a gravação das histórias a serem lidas pelas crianças. Neste momento, ajude-as a realizar a leitura com ritmo e entonação. Existem várias histórias curtas disponíveis no site abaixo que podem ser selecionadas. <http://criancas.uol.com.br/historias>.
9. Quanto à seleção de músicas, decida com as crianças entre gravar canções que todos conhecem ou selecionar músicas em CDs.
Dicas de gravação para o (a) professor (a):
Caso queira utilizar computador para gravar e editar , sugiro o site: http://educando.wordpress.com/comun-educativa/ nele há dicas de gravação e edição e link para baixar programas específicos para este fim.
Programa de rádio TV Cultura apela Internet: <http://www2.tvcultura.com.br/radiofm/>.
*Sugestão de texto para formação do professor BATISTA, Antônio A. G. Org. Capacidades da alfabetização. CEALE/FAE/UFMG. Belo Horizonte. 2005. Coleção Instrumentos da Alfabetização. Vol. 2.
Durante a realização da atividade, observe se a criança:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!