Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os diferentes textos presentes no programa de rádio.

 

17/01/2011

Autor e Coautor(es)
Mariane Patrícia Madeira Lopes
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •    Ouvir e compreender a finalidade e organização de uma programação de rádio.
  •    Ampliar as capacidades de registrar, e revisar o texto escrito.
  •   Realizar leitura com ritmo e entonação.
Duração das atividades
Doze aulas de aproximadamente 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Crianças que, de preferência, já tenham consolidada a compreensão do funcionamento do sistema de escrita alfabético.  

Estratégias e recursos da aula
  • Ouça com as crianças a um programa de rádio de sua região. Escolha algum que tenha programação adequada às crianças. Caso não consiga, pela Internet as crianças podem ouvir  a rádio <http://www.queroumfilhote.com.br/radio.htm>, que possui uma programação dedicada ao público infantil e funciona 24h.    
  • Converse com as crianças sobre o que ouviram e sobre aquilo que já conhecem sobre o rádio. Quais os tipos de mensagens e textos que circulam neste meio de comunicação. Ex: propagandas, reportagens, entrevistas etc.

Diferenciando textos no programa de rádio 

Como são crianças em processo de alfabetização, ajude-as a explorar os tipos de texto presentes na rádio. Proponho a abordagem dos textos conforme a programação da rádio do site <http://www.queroumfilhote.com.br/radio.htm> . 

Propaganda de adoção de filhotes de cachorros.  

  •   É informado a raça do cachorro, a idade e telefone do centro de adoção de animais.
  •   Tem o objetivo de encontrar um lar adotivo para um cachorro abandonado.

Adivinhações   

  •   O famoso “o que é o que é” para você descobrir de acordo com as pistas do texto.

Dicas de prevenção à saúde   

  •   Textos curtos com  o objetivo de trazer informações importantes para sua saúde.

Contação de histórias   

  •   Histórias famosas da nossa literatura em pequenas narrativas gravadas para que possam ser ouvidas.

Músicas

  •   Reprodução de músicas infantis durante toda a programação da rádio.  

 Montando a rádio da turma.

  • O objetivo desta atividade é produzir um texto para a rádio da turma.
  • Providencie um gravador e organize a produção dos textos da rádio da turma. Para isso, será necessário que você organize junto com a turma:

1.    Escolha do tema da rádio.

2.    Escolha do nome da rádio.

3.    Forma de divulgação da rádio para a escola ( durante o recreio; no site da escola, se houver; em CD etc.)

4.    Sorteio dos tipos/gêneros de textos a serem produzidos por cada criança. Ex: propaganda, piada, dica de saúde, adivinhações.   

  •   Quanto à contação de histórias e músicas, sugiro que sejam organizadas por você em sala de aula.

Produção de texto e revisão.

PARA CASA/TAREFA/LIÇÃO DE CASA DE PORTUGUÊS   

ESCREVA COM A AJUDA DE ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA UM PEQUENO TEXTO PARA SER UTILIZADO NA RÁDIO DA NOSSA TURMA. ESCREVA DE ACORDO COM O PAPEL SORTEADO NA SALA DE AULA. ______________________________________________________________________  

 ______________________________________________________________________  

 ______________________________________________________________________  

______________________________________________________________________

  ______________________________________________________________________  

 ______________________________________________________________________  

______________________________________________________________________  

 ______________________________________________________________________

5.    Oriente a criança a corrigir o texto em sala, lendo em voz alta para um colega e pedindo sugestões para melhorá-lo.

6.    Corrija com toda a turma os textos de cada criança.

7.    Organize um momento para gravar o texto de cada um.

8.    Faça também a gravação das histórias a serem lidas pelas crianças. Neste momento, ajude-as a realizar a leitura com  ritmo e entonação.  Existem várias histórias curtas disponíveis no site abaixo que podem ser selecionadas.  <http://criancas.uol.com.br/historias>.  

9.    Quanto à seleção de músicas, decida com as crianças entre gravar canções que todos conhecem ou selecionar músicas em CDs.

Dicas de gravação para o (a) professor (a):

Caso queira utilizar computador para gravar e editar , sugiro o site: http://educando.wordpress.com/comun-educativa/   nele há dicas de gravação e edição e link para baixar programas específicos para este fim. 

Recursos Complementares

Programa de rádio TV Cultura apela Internet: <http://www2.tvcultura.com.br/radiofm/>.   

 *Sugestão de texto para formação do professor BATISTA, Antônio A. G. Org. Capacidades da alfabetização. CEALE/FAE/UFMG. Belo Horizonte. 2005. Coleção Instrumentos da Alfabetização. Vol. 2.

Avaliação

Durante a realização da atividade, observe se a criança:

  •   Ouve com atenção e faz análises e observações quanto à programação de rádio.
  •   Revisa e reelabora o texto com o auxílio do colega aceitando suas sugestões.
  •   Oralmente, expõe sua opinião quanto à organização da atividade, demonstrando compreensão da função e finalidade de uma programação de rádio.
  •  Realiza a leitura dos textos com fluência e entonação aceitando eventuais correções.  
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.