Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Uma viagem pela literatura infantil

 

21/10/2010

Autor e Coautor(es)
EDNA MARIA DA SILVA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer títulos da literatura infantil que abordam a temática da cultura africana;
  • Reconhecer os elementos característicos da cultura africana em cada história;
  • Familiarizar-se com uma linguagem escrita mais formal.
Duração das atividades
4 aulas com duração de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • É importante que o (a) professor (a) preocupe-se em trabalhar os elementos que constituem uma história e, portanto, um livro. Uma história tem sempre um início, meio e fim com um ou mais personagens em um determinado lugar; todo livro tem um (a) autor (a) ou vários; tem um ano e um local em que foi produzido.
Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:

O (a) professor (a) dará início a aula na roda de conversa apresentando para as crianças diversas possibilidades de gêneros no universo da literatura, situando os diferentes gêneros textuais que podemos encontrar, como: contos, fábulas, contos de fadas, poesias, entre outros. Este momento poderá ser ilustrado através de uma visita à biblioteca da escola, casa seja possível, ou organizando uma seleção de títulos e colocando em uma caixa/cesta para que as crianças possam ter acesso - manusear, ver, ler, desfrutar do que o livro pode oferecer.

2º MOMENTO:

A aula poderá ter contiuidade com a apresentação de alguns títulos da literatura infantil em que a temática da cultura afro/africana se faz presente, por ser uma grande fonte de informação a respeito de uma cultura que o brasileiro pouco conhece e que está muito presente na nossa vida. O (a)  professor (a) pode iniciar contando uma história que encanta todos de primeira "Menina Bonita do Laço de Fita" de Ana Maria Machado. Após a contação de história, sugerimos que o (a) professor (a) faça alguns questionamentos para a turma, como: por que o coelho não coneguiu ficar preto? o que a menina do laço de fita tinha/fazia, para ser tão preta e tão linda?

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_6oCh-D-3gjE/S9mZFtNTz3I/AAAAAAAAEdQ/cJX8fxYsrZ0/s1600/livro_moca_bonita.jpg   

3º MOMENTO:

 Num outro momento, as crianças terão oportunidade de conhecer melhor o que cada título tem a oferecer para eles, destacando quais os elementos da cultura africana estão presentes em nossos dias, bem como saberão de aspectos da cultura africana que jamais haviam ouvido falar. a cada obra, a possibilidade de conhecer um novo mundo se apresenta. O(a) professor (a) encaminhará sua ação no sentido de que as crianças possam sentir-se parte do processo de produção de todo o conhecimento presente nos livros lidos.

 

    Fonte: NEI/UFRN

4º MOMENTO:

 Destacamos que o(a) professor (a) precisará registrar o que as crianças aprenderam com sínteses coletivas e individuais. Como sugestão, apresentamos um texto coletivo produzido com as crianças.

A LEITURA DOS LIVROS DA ÁFRICA  FOI MUITO LEGAL PORQUE A GENTE APRENDEU COISAS QUE NÃO SABIA. A GENTE FOI ESTUDANDO E DESCOBRINDO COISAS NOVAS SOBRE O JEITO DE SER LÁ DA ÁFRICA E COMO ESSE JEITO DA ÁFRICA É DIFERENTE DO NOSSO MODO DE VIDA BRASILEIRO.E O MAIS IMPORTANTE: QUE AQUI NO BRASIL TAMBÉM TEM MUITAS COISAS DO MODO DE VIDA AFRICANO.

TEXTO COLETIVO PRODUZIDO PELAS CRIANÇAS DO 1º ANO DO Ensino Fundamental - NEI/UFRN

O (a) professor (a) poderá organizar outras formas de síntese do trabalho com a literatura, como por exemplo:

  • Sugerir que as crianças recriem as hisrórias e construam 'novos' livros ilustrados e novas formas de contar a história - caixa de história, avental, dramatização da história.
Recursos Complementares
Avaliação

Ao final do trabalho realizado é fundamental que possamos observar nas crianças a capacidade de:

  • Nomear  algumas obras da literatura infantil que falam da cultura africana.
  • Reconhecer os elementos característicos da cultura africana em cada história.
  • Destacar aspectos da formalização da linguagem escrita e oral apresentada nos livros.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.