21/10/2010
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
1º MOMENTO:
O (a) professor (a) dará início a aula na roda de conversa apresentando para as crianças diversas possibilidades de gêneros no universo da literatura, situando os diferentes gêneros textuais que podemos encontrar, como: contos, fábulas, contos de fadas, poesias, entre outros. Este momento poderá ser ilustrado através de uma visita à biblioteca da escola, casa seja possível, ou organizando uma seleção de títulos e colocando em uma caixa/cesta para que as crianças possam ter acesso - manusear, ver, ler, desfrutar do que o livro pode oferecer.
2º MOMENTO:
A aula poderá ter contiuidade com a apresentação de alguns títulos da literatura infantil em que a temática da cultura afro/africana se faz presente, por ser uma grande fonte de informação a respeito de uma cultura que o brasileiro pouco conhece e que está muito presente na nossa vida. O (a) professor (a) pode iniciar contando uma história que encanta todos de primeira "Menina Bonita do Laço de Fita" de Ana Maria Machado. Após a contação de história, sugerimos que o (a) professor (a) faça alguns questionamentos para a turma, como: por que o coelho não coneguiu ficar preto? o que a menina do laço de fita tinha/fazia, para ser tão preta e tão linda?
3º MOMENTO:
Num outro momento, as crianças terão oportunidade de conhecer melhor o que cada título tem a oferecer para eles, destacando quais os elementos da cultura africana estão presentes em nossos dias, bem como saberão de aspectos da cultura africana que jamais haviam ouvido falar. a cada obra, a possibilidade de conhecer um novo mundo se apresenta. O(a) professor (a) encaminhará sua ação no sentido de que as crianças possam sentir-se parte do processo de produção de todo o conhecimento presente nos livros lidos.
Fonte: NEI/UFRN
4º MOMENTO:
Destacamos que o(a) professor (a) precisará registrar o que as crianças aprenderam com sínteses coletivas e individuais. Como sugestão, apresentamos um texto coletivo produzido com as crianças.
A LEITURA DOS LIVROS DA ÁFRICA FOI MUITO LEGAL PORQUE A GENTE APRENDEU COISAS QUE NÃO SABIA. A GENTE FOI ESTUDANDO E DESCOBRINDO COISAS NOVAS SOBRE O JEITO DE SER LÁ DA ÁFRICA E COMO ESSE JEITO DA ÁFRICA É DIFERENTE DO NOSSO MODO DE VIDA BRASILEIRO.E O MAIS IMPORTANTE: QUE AQUI NO BRASIL TAMBÉM TEM MUITAS COISAS DO MODO DE VIDA AFRICANO.
TEXTO COLETIVO PRODUZIDO PELAS CRIANÇAS DO 1º ANO DO Ensino Fundamental - NEI/UFRN |
O (a) professor (a) poderá organizar outras formas de síntese do trabalho com a literatura, como por exemplo:
Sugerimos uma visita ao Portal do MEC, no seguinte link:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5842&catid=222
Sugerimos visitar também:
http://www.prof2000.pt/users/hjco/alternativas01/Pag00008.htm
Ao final do trabalho realizado é fundamental que possamos observar nas crianças a capacidade de:
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
25/07/2013
Cinco estrelasGostei muito da aula! ótima!
27/04/2012
Cinco estrelasExcelentes sugestões de leitura infantil!