14/10/2010
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem oral |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Estratégias:
Recursos:
Aula 1
Atividade 1
Como atividade inicial, o professor entrega a cada aluno uma folha sulfite e giz de cera ou tinta. Pede que os alunos, durante a execução da música “Aquarela”, de Toquinho, tentem desenhar o que a canção diz.
Letra da música Aquarela: http://letras.terra.com.br/toquinho/49095/
Ao final da atividade, o professor estipula alguns minutos para os alunos socializarem a produção a partir da canção. Em seguida, ele exibe aos alunos o vídeo da canção “Aquarela”.
http://www.youtube.com/watch?v=IG1ZU56tsdo
Numa roda de conversa, o professor permite que os alunos se coloquem em relação à experiência que tiveram (emoções, medos, sensações) e comparem seus desenhos entre si e com o vídeo mostrado.
Atividade 2
Depois da roda de conversa, o professor leva o retrato de Toquinho, compositor da música “Aquarela”, todo recortado em forma de peças de um quebra-cabeça. Divide os alunos em cinco grupos, sendo o objetivo de cada grupo montar o quebra-cabeça do retrato de Toquinho o mais rápido possível.
Importante: professor, para facilitar, imprima o retrato de Toquinho, cole-o num papelão e recorte partes como num quebra-cabeça.
http://www.carlomolfese.it/SpetProd/fino_1975_file/toquinho.jpg
Depois de o quebra-cabeça montado, o professor dirá aos alunos que Toquinho é o compositor da canção a qual eles acabaram de reproduzir no papel por meio de desenhos e que eles aprenderão um pouco mais sobre a vida do compositor. Antes de investigar a biografia de Toquinho, o professor demandará dos alunos a construção de hipóteses sobre a vida do compositor a partir apenas da escuta de “Aquarela” e de sua imagem no quebra-cabeça. Os alunos farão anotações das hipóteses levantadas, por exemplo: “Toquinho era do signo de gêmeos”; “Toquinho além de compor, adorava dançar”; “Seu apelido é Toquinho devido ao seu tamanho pequeno” etc.
Aula 2
Atividade 1
Esta aula deverá acontecer no laboratório de informática onde os alunos, trabalhando em duplas, deverão pesquisar a vida de Toquinho e verificar se as hipóteses que levantaram na aula passada sobre o compositor se confirmam ou não.
Sobre biografia de Toquinho completa, visite o endereço: http://www.toquinho.com.br/pagina.php?cod_menu=5&sub=114
Depois de checadas todas as hipóteses, os alunos escreverão, resumidamente, um e-mail para o colega recontando a biografia de Toquinho e relatando as hipóteses confirmadas e as refutadas.
Importante: professor, nesse momento, mais do que dar importância somente ao trato da linguagem, é imprescindível verificar a capacidade de o aluno organizar as ideias cronologicamente conforme a necessidade de uma biografia.
Atividade 2
Os alunos, ainda por meio da internet, pesquisarão sobre canções de Toquinho, elegendo as 5 melhores na opinião de cada dupla. Anotarão as preferências e anonimamente entregarão o papel à professora que se incumbirá de, depois da aula, contabilizar as músicas mais citadas por todos da sala.
Para ver a discografia de Toquinho, basta acessar: http://www.toquinho.com.br/pagina.php?cod_menu=8&sub=12
Aula 3
Atividade
Nesta aula, feita a eleição das cinco canções preferidas da turma, se achar necessário, o professor as exibirá em vídeo, caso existam na internet (é necessário pesquisar em sites de busca ou no www.youtube.com), ou em áudio apenas. A tarefa dos alunos é se organizarem para construírem imagens que representem a canção escutada. Não é necessário que terminem os desenhos e representações no prazo da música. O professor pode estipular com os alunos um prazo máximo para cada canção (cerca de 7 minutos). Ao final da atividade, o professor organizará uma exposição de imagens nos corredores ou biblioteca da escola sobre as canções de Toquinho na e para a perspectiva das crianças.
O professor poderá solicitar a elaboração de um texto coletivo que explique o motivo do trabalho com as canções do compositor: representar as emoções e os sentidos que as letras despertam nas crianças.
http://4.bp.blogspot.com/_Je74ZszI9ug/R7XBPgN6QTI/AAAAAAAAAA0/k3-1hBsIHw0/s320/post%2Btoquinho.jpg
Para leitura do professor:
PÁDUA, Mônica Pedrosa de. Imagens de brasilidade nas canções de câmara de lorenzo fernandez: uma abordagem semiológica das articulações entre música e poesia. Tese de Doutorado, Belo Horizonte, 2009. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/1843/ECAP-7VKFXG/1/tese_monica_pedrosa_sem_partituras.pdf
Sobreposição de imagens representativas da materialidade da cultura. Disponível em: http://www.ppge.ufpr.br/teses/D06_souza3.pdf
Website oficial do Toquinho: http://www.toquinho.com.br/epocas.php?cod_menu=12&sub=50
A avaliação nesta proposta de trabalho, embora aconteça ao longo do processo, fica bastante evidenciada em três momentos: i) quando os alunos levantam hipóteses sobre a vida de Toquinho e depois checam-nas; ii) ao longo da escrita de um e-mail para um colega relatando resumidamente a vida do compositor e iii) quando produzem imagens representativas das músicas escutadas em sala.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/02/2011
Cinco estrelasparabens achei excelente o trabalho bjs