Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Um incentivo à criatividade: o trabalho com o gênero canção

 

14/10/2010

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem oral
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Estudar a biografia de Toquinho.
  • Refletir sobre as composições de Toquinho criando imagens para as letras.
  • Criar um mural sobre as imagens representativas das canções de Toquinho.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Linguagem não verbal.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Atividades em duplas;
  • pesquisa;
  • desenho/expressão imagética.   

Recursos:

  • hipermídia com internet; papel, giz de cera e tinta.               

Aula 1

Atividade 1   

Como atividade inicial, o professor entrega a cada aluno uma folha sulfite e giz de cera ou tinta. Pede que os alunos, durante a execução da música “Aquarela”, de Toquinho, tentem desenhar o que a canção diz.   

Letra da música Aquarela: http://letras.terra.com.br/toquinho/49095/    

Ao final da atividade, o professor estipula alguns minutos para os alunos socializarem a produção a partir da canção. Em seguida, ele exibe aos alunos o vídeo da canção “Aquarela”.

http://www.youtube.com/watch?v=IG1ZU56tsdo

Numa roda de conversa, o professor permite que os alunos se coloquem em relação à experiência que tiveram (emoções, medos, sensações) e comparem seus desenhos entre si e com o vídeo mostrado.     

Atividade 2   

Depois da roda de conversa, o professor leva o retrato de Toquinho, compositor da música “Aquarela”, todo recortado em forma de peças de um quebra-cabeça. Divide os alunos em cinco grupos, sendo o objetivo de cada grupo montar o quebra-cabeça do retrato de Toquinho o mais rápido possível.

Importante: professor, para facilitar, imprima o retrato de Toquinho, cole-o num papelão e recorte partes como num quebra-cabeça.

http://www.carlomolfese.it/SpetProd/fino_1975_file/toquinho.jpg    

Depois de o quebra-cabeça montado, o professor dirá aos alunos que Toquinho é o compositor da canção a qual eles acabaram de reproduzir no papel por meio de desenhos e que eles aprenderão um pouco mais sobre a vida do compositor. Antes de investigar a biografia de Toquinho, o professor demandará dos alunos a construção de hipóteses sobre a vida do compositor a partir apenas da escuta de “Aquarela” e de sua imagem no quebra-cabeça. Os alunos farão anotações das hipóteses levantadas, por exemplo: “Toquinho era do signo de gêmeos”; “Toquinho além de compor, adorava dançar”; “Seu apelido é Toquinho devido ao seu tamanho pequeno” etc.   

Aula 2

Atividade 1   

Esta aula deverá acontecer no laboratório de informática onde os alunos, trabalhando em duplas, deverão pesquisar a vida de Toquinho e verificar se as hipóteses que levantaram na aula passada sobre o compositor se confirmam ou não.

Sobre biografia de Toquinho completa, visite o endereço: http://www.toquinho.com.br/pagina.php?cod_menu=5&sub=114   

Depois de checadas todas as hipóteses, os alunos escreverão, resumidamente, um e-mail para o colega recontando a biografia de Toquinho e relatando as hipóteses confirmadas e as refutadas.

Importante: professor, nesse momento, mais do que dar importância somente ao trato da linguagem, é imprescindível verificar a capacidade de o aluno organizar as ideias cronologicamente conforme a necessidade de uma biografia.  

Atividade 2   

Os alunos, ainda por meio da internet, pesquisarão sobre canções de Toquinho, elegendo as 5 melhores na opinião de cada dupla. Anotarão as preferências e anonimamente entregarão o papel à professora que se incumbirá de, depois da aula, contabilizar as músicas mais citadas por todos da sala.

Para ver a discografia de Toquinho, basta acessar: http://www.toquinho.com.br/pagina.php?cod_menu=8&sub=12     

Aula 3

Atividade   

Nesta aula, feita a eleição das cinco canções preferidas da turma, se achar necessário, o professor as exibirá em vídeo, caso existam na internet (é necessário pesquisar em sites de busca ou no www.youtube.com), ou em áudio apenas. A tarefa dos alunos é se organizarem para construírem imagens que representem a canção escutada. Não é necessário que terminem os desenhos e representações no prazo da música. O professor pode estipular com os alunos um prazo máximo para cada canção (cerca de 7 minutos). Ao final da atividade, o professor organizará uma exposição de imagens nos corredores ou biblioteca da escola sobre as canções de Toquinho na e para a perspectiva das crianças.

O professor poderá solicitar a elaboração de um texto coletivo que explique o motivo do trabalho com as canções do compositor: representar as emoções e os sentidos que as letras despertam nas crianças.          

http://imagem05.vilamulher.terra.com.br/interacao/original/55/o-que-dizem-os-desenhos-das-criancas-55-253.jpg    

http://4.bp.blogspot.com/_Je74ZszI9ug/R7XBPgN6QTI/AAAAAAAAAA0/k3-1hBsIHw0/s320/post%2Btoquinho.jpg

 

http://cr.i.uol.com.br/novidades/toquinho.jpg 

Recursos Complementares

Para leitura do professor:   

PÁDUA, Mônica Pedrosa de. Imagens de brasilidade nas canções de câmara de lorenzo fernandez: uma abordagem semiológica das articulações entre música e poesia. Tese de Doutorado, Belo Horizonte, 2009. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/1843/ECAP-7VKFXG/1/tese_monica_pedrosa_sem_partituras.pdf    

Sobreposição de imagens representativas da materialidade da cultura. Disponível em: http://www.ppge.ufpr.br/teses/D06_souza3.pdf    

Website oficial do Toquinho:  http://www.toquinho.com.br/epocas.php?cod_menu=12&sub=50       

Avaliação

A avaliação nesta proposta de trabalho, embora aconteça ao longo do processo, fica bastante evidenciada em três momentos: i) quando os alunos levantam hipóteses sobre a vida de Toquinho e depois checam-nas; ii) ao longo da escrita de um e-mail para um colega relatando resumidamente a vida do compositor e iii) quando produzem imagens representativas das músicas escutadas em sala.  

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.