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Cenários na fotografia

 

26/08/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Maria Cunha Aguiar Maia
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar cenários em fotografias
  • Montar fotografias sobrepondo a figura principal ao cenário         
  • Montar painéis com as produções das crianças
Duração das atividades
Quatro momentos de 50 minutos em média.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula fará mais sentido para as crianças se elas estiverem trabalhando a fotografia como tema de estudo

Estratégias e recursos da aula

1º Momento:

  A professora deve levar para sala as fotografias utilizadas na aula anterior “Fotografia: que recurso é este?” e explorar junto com as crianças, os cenários presentes nelas. Para isto, a professora solicita a uma criança ou grupo de crianças que escolha uma foto e para analisarem juntos. Neste momento a professora pode fazer perguntas do tipo: o que vocês vêem nesta fotografia? Incentivando as crianças a observarem o que existe nela além da imagem em primeiro plano. À medida que as crianças forem mencionando o que vêem na fotografia, a professora vai lançando mão de outras fotografias para assegurar-se de que as crianças conseguem identificar os cenários em que estão inseridas as pessoas, animais, prédios etc.   

2º Momento:

  Para realização desta aula a professora deve levar para sala de aula, recortes variados de revistas, contendo imagens de paisagens, pessoas, animais, frutas, meios de transportes, objetos em geral. Na roda conversar com as crianças e combinarem o uso que podem dar juntos, ao material. O objetivo é fazer montagens, sobrepondo imagens em primeiro plano sobre cenários diversos. A coerência destes cenários será dada de acordo com a lógica das crianças. Elas poderão sobrepor, por exemplo, uma pessoa de bicicleta, caminhando nas nuvens ou sobre o mar. O importante é deixar a imaginação das crianças fluir. Depois do trabalho pronto, as crianças sentam na roda e apresentam seus trabalhos ao grande grupo, explicando os significados e sentidos que tem para elas. Depois a professora propõe que cada criança crie um título para seu trabalho, escreva numa folha de ofício e juntos montam um mural coletivo com as produções da turma.  

 

Montagens feitas pelas crianças. Fonte: arquivo da autora

3º Momento:

Para realização desta aula a professora deve pedir antecipadamente que as crianças tragam fotografias para sala de aula. No bilhete enviado aos pais deve estar bem claro que as fotografias devem ser de paisagens e de pessoas da família e que estas irão ser recortadas e montadas, resultando em outras fotografias, para evitar problemas posteriores com as famílias. Se a família preferir pode mandar a fotocópia das fotografias. No momento da realização da aula, as crianças lançam mão das fotos e, com a mediação da professora, vão recortando imagens e paisagens e montando uma outra fotografia, sobrepondo os elementos de forma que a foto tenha uma figura de fundo (cenário) e imagens em primeiro plano. Com esta aula as crianças desenvolvem noções de perspectiva. As fotografias modificadas e re(montadas) comporão uma bela exposição da turma.  

4º Momento: 

A professora deve incentivar as crianças a convidarem os pais e outras turmas da escola para visitar a exposição. Coletivamente, o grupo deve elaborar um convite no qual constarão data e horário da exposição, que será enviado aos pais e entregue às turmas convidadas. A professora deve combinar com as crianças, os grupos que vão receber os visitantes e os que vão explicar o processo de produção de todo material exposto.  

Recursos Complementares

Site sobre monyagem de fotografias:

http://www.montafoto.com/ 

Avaliação

Com esta aula é possível avaliar se as crianças conseguem identificar cenários em fotografias; montar fotografias sobrepondo a figura principal ao cenário e montar painéis com suas próprias produções.

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