01/12/2010
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber contar.
Imagens do material dourado e do cuisenaire
Sugerimos que o professor proporcione, em um primeiro momento com a turma, a apresentação do material dourado e do cuisenaire, permitindo que as crianças o manuseiem, percebam as diferenças entre as peças, empilhe-as e monte objetos, etc.
Depois dessa etapa o professor poderá sugerir que as crianças nomeiem as peças, podendo esses nomes serem adotados e, com o decorrer do tempo, serem substituídos pelos seus verdadeiros nomes (cubo, barra, placa e bloco).
Acreditamos que essa forma de abordagem, a criança cria sua própria linguagem, suas notações para compreender e representar soluções, estratégias para resolver problemas com materiais concretos, desenvolve formas para expressar seu pensamento e suas formas de raciocínio.
Depois desse momento o professor poderá sugerir que os alunos montem peças a partir de sua orientação, mas pensem, antecipadamente,qual a quantidade de peças que irá utilizar.
Ex.:
Montar uma barra com cubos.
Montar uma placa com barras.
Continuar a montagem de um muro utilizando associações de barras diferentes.
Nesse momento o professor poderá apresentar o material fazendo com que as crianças cheguem aos valores reais das peças de cada material (dourado ou cuisenaire).
Neste caso apresentaremos uma sequência de atividades para o material dourado que poderá ser organizada também com o material cuisenaire.
Cubo= 1000 Placa=100 Barra=10 Cubinho=1
Também se pode trabalhar as trocas. Para isso sugerimos o jogo do “10 não pode”.
No jogo do “10 não pode” o professor reúne grupos de 2 a 4 crianças. Com dados, as crianças retiram o número de peças (cubinhos) conforme o número dos dados. Como 10 não pode, cada vez que tiver 10 peças iguais, tem que trocar pela imediatamente maior.
Com esse jogo o professor estará proporcionando as trocas, os agrupamentos além de estar estimulando o cálculo mental.
É importante que nesse momento cada criança registre os resultados obtidos pelos jogadores de seus grupos. Se possível esse resultado através do desenho.
Essas anotações poderão ser posteriormente utilizadas pelo professor em outras atividades, tal como a de interpretar os dados registrados por um determinado aluno.
No espaço do laboratório de informática o professor poderá sugerir um jogo com o material dourado.
Sugerimos o link abaixo no qual apresenta um jogo com o material dourado. Nesse jogo é sugerido um número e esse precisa ser representado usando o material dourado.
Site sugerido: http://nlvm.usu.edu/es/nav/frames_asid_152_g_1_t_1.html?from=topic_t_1.html
Obs.: Ele está em espanhol, porém é de fácil acesso.
Esse plano de aula sugere a introdução do acesso às crianças a esses materiais, é importante que oralmente o professor vá questionando o grupo sobre a diferença entre um e o outro material.
Sugerimos como material de apoio para o professor o seguinte livro:
COLL, Cesár e TEBEROSKY, Ana. Aprendendo Matemática. São Paulo: Editora Ática, 2000.
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!